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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31567
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLira, Vinícius De Ferreira Lopes-
dc.date.accessioned2024-08-22T20:26:04Z-
dc.date.available2024-05-06-
dc.date.available2024-08-22T20:26:04Z-
dc.date.issued2024-04-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31567-
dc.description.abstractThe term "Intellectual Property" covers a field of Brazilian Law that aims to legally protect creations resulting from human intellect, arising through a creative process. This process not only justifies, but also guides the format of this legal protection, which covers artistic, scientific and technological creations, each with a protective status and specific rules. The brand, specifically, is considered by Brazilian Law as a visually distinctive sign that identifies the origin and distinguishes products and services, this is what is denoted by the Industrial Property Law No. 9,279/96, with emphasis on article 122, which deals with brands. However, with the evolution towards a communication society, companies have adopted unconventional ways to differentiate their products and services, such as sound, olfactory and taste brands, unrelated to the visual aspect. Current legislation does not provide for the registration of these types of brands, which creates a problem in protecting these assets. This work arises in light of the incongruity between doctrine, law and contemporary times regarding the protection of these unconventional brands, essential for industry and commerce. With the Industrial Property Law completing 27 years, it is necessary to update the dynamics of intellectual property protection, including new distinctive signs used by the market, such as multi-sensory brands. Thus, the objective of this work is to analyze how the Brazilian Legal System can understand and assimilate multisensory brands, reformulating its intellectual property protection dynamics.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gutemberg Monteiro (gutembergufpb@yahoo.com) on 2024-08-22T20:26:04Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 920 bytes, checksum: 728dfda2fa81b274c619d08d1dfc1a03 (MD5) VFLL06052024.pdf: 868340 bytes, checksum: e9e6740611ddec681b429a118d05ef8d (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
dc.subjectpropriedade intelectualpt_BR
dc.subjectproteção jurídicapt_BR
dc.subjectMarcas multissensoriaispt_BR
dc.subjectsinal visualpt_BR
dc.subjectmarcapt_BR
dc.subjectintelectual propertypt_BR
dc.subjectlegal protpt_BR
dc.subjectMultisenspry brandspt_BR
dc.subjectVissuelly signpt_BR
dc.subjectbrandpt_BR
dc.titleConvergências e divergências da possibilidade de proteção jurídica das marcas multissensoriais pela dinâmiica da propriedade intelectualpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Soares, Matheus Victor Sousa-
dc.description.resumoO termo "Propriedade Intelectual" abrange um campo do Direito Brasileiro que visa proteger legalmente as criações resultantes do intelecto humano, surgidas por meio de um processo criativo. Esse processo não apenas justifica, mas também orienta o formato dessa proteção jurídica, que abrange criações artísticas, científicas e tecnológicas, cada uma com um status protetivo e regras específicas. A marca, especificamente, é considerada pelo Direito Brasileiro como um sinal visualmente distintivo que identifica a origem e distingue produtos e serviços, é o que se denota da Lei de Propriedade Industrial de nº 9.279/96, com ênfase no artigo 122, que trata das marcas. No entanto, com a evolução para uma sociedade da comunicação, empresas têm adotado formas não convencionais para diferenciar seus produtos e serviços, como marcas sonoras, olfativas e gustativas, alheias ao aspecto visual. A legislação atual não prevê o registro desses tipos de marcas, o que gera um problema na proteção desses ativos. Este trabalho surge diante da incongruência entre a doutrina, a lei e a contemporaneidade no que se refere à proteção dessas marcas não convencionais, essenciais para a indústria e o comércio. Com a Lei de Propriedade Industrial completando 27 anos, é necessário atualizar a dinâmica de proteção à propriedade intelectual, incluindo os novos sinais distintivos utilizados pelo mercado, como marcas multissensoriais. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar como o Ordenamento Jurídico Brasileiro pode compreender e assimilar as marcas multissensoriais, reformulando sua dinâmica de proteção à propriedade intelectual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Jurídicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Direito - Santa Rita

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