Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31572
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDantas, Iris Ramalho-
dc.date.accessioned2024-08-23T16:16:35Z-
dc.date.available2024-08-23T16:16:35Z-
dc.date.issued2024-06-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31572-
dc.description.abstractThe general aim of this research was to investigate the difficulties faced by English language teachers in the teaching-learning process in public schools. The specific objectives were: I) listing students' learning difficulties from the teacher's perspective; II) describing the resources used in the classroom III) to discuss the prospects for teaching English in public schools. This study establishes a dialog with Oliveira (2014), Conserva and Silva (2016) and Schlindwein and Sorte (2018), which help to build a synthesis of methods and approaches to the English language teaching-learning process. It also presents the concepts of Marques e Viana (2007), Ribeiro and Motter (2016) and Lima (2021), who discuss the use of technology in English language teaching and interdisciplinarity. It thus demonstrates how the immersion of technology, a holistic view of the English language and interdisciplinarity can change the teaching of the language within public educational institutions in Brazil. This study used a qualitative and descriptive approach to data processing, applying an open questionnaire via Google Forms, with two English language teachers as collaborators. The results showed that the difficulties faced by teachers ranged from concerns about mastering basic skills, such as reading English and fluency itself, to broader systemic issues, such as class overcrowding, lack of student motivation and limited working hours.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2024-08-23T16:16:23Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) IrisRamalhoDantas__TERMO.pdf: 169219 bytes, checksum: b211fb21cbe3b49b5d0b0d04b446e5a5 (MD5) IrisRamalhoDantas__ARTIGO.pdf: 315361 bytes, checksum: b2cad60336132522558e3d1e72961af6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2024-08-23T16:16:35Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) IrisRamalhoDantas__TERMO.pdf: 169219 bytes, checksum: b211fb21cbe3b49b5d0b0d04b446e5a5 (MD5) IrisRamalhoDantas__ARTIGO.pdf: 315361 bytes, checksum: b2cad60336132522558e3d1e72961af6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-23T16:16:35Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) IrisRamalhoDantas__TERMO.pdf: 169219 bytes, checksum: b211fb21cbe3b49b5d0b0d04b446e5a5 (MD5) IrisRamalhoDantas__ARTIGO.pdf: 315361 bytes, checksum: b2cad60336132522558e3d1e72961af6 (MD5) Previous issue date: 2024-06-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscola Públicapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectLíngua Inglesapt_BR
dc.titleEnsino de língua inglesa na escola pública: desafios e possibilidades a partir das percepções dos docentes.pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve o objetivo geral de investigar as dificuldades que professores de língua inglesa enfrentam no ensino e na aprendizagem dos alunos no contexto das escolas públicas. Os objetivos específicos foram: I) elencar as dificuldades de aprendizagem dos alunos na visão do professor; II) descrever os recursos utilizados em sala de aula; III) discutir as perspectivas para o ensino de língua inglesa na escola pública. O artigo dialoga com Oliveira (2014), Conserva e Silva (2016) e Schlindwein e Sorte (2018), que ajudam a construir uma síntese dos métodos e abordagens para o ensino e aprendizagem de língua inglesa. Além disso, apresenta os conceitos de Marques e Viana (2007), Ribeiro e Motter (2016) e Lima (2021), que discutem o uso da tecnologia no ensino de língua inglesa e a interdisciplinaridade. Assim, demonstra-se como a imersão da tecnologia, a visão holística da língua inglesa e a interdisciplinaridade podem modificar o ensino da língua dentro das instituições públicas de ensino no Brasil. O estudo utilizou uma abordagem qualitativa e descritiva para o tratamento de dados, aplicando um questionário aberto por meio do Google Forms, tendo como colaboradores da pesquisa dois professores de língua inglesa. Os resultados mostraram que as dificuldades enfrentadas pelos professores variam desde preocupações com o domínio de habilidades básicas, como a leitura em inglês e a própria fluência, até questões sistêmicas mais amplas, como superlotação de turmas, falta de motivação dos alunos e carga horária limitadapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IrisRamalhoDantas__TERMO.pdfTERMO165,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia
IrisRamalhoDantas__ARTIGO.pdfARTIGO307,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons