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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31583
Tipo: TCC
Título: Tutorial para desenvolvimento de jogos eletrônicos 3D na Unity
Autor(es): Angelo, Glauber Ferreira
Primeiro Orientador: Motta, Gustavo Henrique Matos Bezerra
Resumo: A história dos jogos eletrônicos apresenta-se inicialmente na fabricação dos jogos de videogame por William Higinbotham’s que desenvolveu na tela do seu osciloscópio o primeiro jogo chamado tênis para dois. Até pouco tempo atrás desenvolver jogos não era fácil, sendo preciso ter uma equipe de especialistas para realizar o desafio, e torcer para que o jogo passasse por todas as etapas de avaliações das empresas de jogos para que o jogo fosse lançado. Atualmente existem motores gráficos prontos, como o Unity, que economizam tempo de desenvolvimento, pois contam com alguns recursos prontos como atualização de tela e sistema de colisão. Ao passo que as grandes empresas de jogos tendem a manter a forma de trabalha com os jogos, as empresas independentes podem arriscar e ousar fazer o que nenhuma grande empresa de jogos fez antes. Sendo assim, os jogos independentes podem abusar da criatividade e inovação para ganhar espaço no mercado, preenchendo lacunas deixadas pelas grandes desenvolvedoras de jogos. O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é criar um jogo desde o inicio da criação até o final do processo do desenvolvimento do jogo, introduzindo conceitos básicos de jogos, seu histórico, conhecimento sobre Unity e a documento de design de jogo e UML que tem como finalidade registra cada informação do jogo tornando dessa forma mais simples sua implementação. É esperado que com este conhecimento o leitor possa ter conhecimento geral do processo de desenvolvimento e tenha a habilidade necessária para desenvolver seus jogos. O resultado atingido utilizando a Unity foi significativo sendo possível desenvolver um jogo. Ao entrar no jogo é possível controlar um personagem que pode explorar o mapa do jogo, luta contra inimigos e realizar teletransporte entre cenários.
Abstract: The history of electronic games is initially presented in the manufacture of video games by William Higinbotham's who developed the first game called tennis for two on the screen of his oscilloscope. Until recently, developing games was not easy, requiring a team of specialists to carry out the challenge, and hoping that the game would go through all the estimation stages of the game companies for the game to be released. Currently, there are ready-made graphics engines, such as Unity, which save development time, as they have some ready-made features such as screen updating and the collision system. Whereas big game companies tend to stick to one way of working with games, independent companies can take risks and dare to do what no big game company has done before. Therefore, independent games can abuse creativity and innovation to gain space in the market, filling gaps left by large game developers. The objective of this work to complete the course is to create a game from the beginning of the creation until the end of the game development process, presenting basic concepts of games, its history, knowledge about Unity and a document of game design and UML that has with the purpose of registering each game's information, thus making its implementation simpler. It is expected that with this knowledge the reader can have a general knowledge of the development process and have the necessary skills to develop their games. The result achieved using Unity was significant and it was possible to develop a game. Upon entering the game, it is possible to control a character who can explore the game map, fight enemies and teleport between scenarios.
Palavras-chave: GDD
Unity
Jogos
UML
CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Computação Científica
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31583
Data do documento: 15-Fev-2023
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CI

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