Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31584
Tipo: | Tese |
Título: | Contribuições teóricas e práticas da arquitetura da Informação para a gestão e avaliação de repositórios institucionais |
Autor(es): | Campos, Arthur Ferreira |
Primeiro Orientador: | Sousa, Marckson Roberto Ferreira de |
Resumo: | Os Repositórios Institucionais são ambientes informacionais digitais estruturados para a salvaguarda e disponibilização da produção científica de uma instituição. São regidos por uma Política de Informação que deve estruturar o Comitê Gestor responsável, os materiais informacionais que devem ser depositados, a Arquitetura da Informação do ambiente, a organização dos materiais, entre outros fatores. Atribuem comunicação em rede e carecem, muitas vezes, de uma estruturação que saliente contexto, conteúdo e usuário. Esta pesquisa estuda os Repositórios Institucionais como ambientes favoráveis à Ciência Aberta, dentro da categorização sociológica de sociedade em rede. A comunicação e o compartilhamento de informação e conhecimento pelo sujeito na sociedade em rede é gerado por meio de dispositivos tecnológicos e do acesso à internet e, no âmbito do conhecimento científico, a comunicação em rede atinge os cientistas e a sociedade em geral. Para isso, os Repositórios Institucionais contribuem para externalizar a produção científica dos pesquisadores de uma instituição e contribuem na formalização de uma rede de pesquisa e compartilhamento em nível nacional e internacional, sob a ótica do acesso aberto. Para atingir a um público vasto, a disposição de informação nesses ambientes deve ser compreensível, facilitando os sujeitos na navegação, acesso e uso dos materiais científicos presentes, além de unir gestão, conteúdos informacionais e usuários de forma eficaz. Face a isso, torna-se necessário os subsídios da Arquitetura da Informação que, sendo uma disciplina que compreende o desenho, o projeto, a estrutura de ambientes digitais, pode auxiliar no acesso e uso de conhecimento científico pelo sujeito num Repositório Institucional. O objetivo geral do estudo é investigar como os aspectos teóricos e práticos da Arquitetura da Informação podem contribuir para a gestão e a avaliação de repositórios institucionais na perspectiva das dimensões contexto, conteúdo e usuários. Metodologicamente, é uma pesquisa de abordagem qualitativa que se configura nas dimensões epistemológica, política, teórica, técnica, ética e morfológica. Utiliza a pesquisa documental para analisar as Políticas de Informação dos Repositórios Institucionais das Universidades Federais brasileiras e das universidades portuguesas, com a finalidade de averiguar se esses documentos consideram a Arquitetura da Informação no projeto e manutenção desses repositórios. Realiza uma análise de conteúdo na literatura nacional e internacional que visa encontrar núcleos de sentido e estabelecer categorias que relacionem os Repositórios Institucionais e a Arquitetura da Informação. Com esses insumos, resulta em diretrizes norteadoras para a gestão desses ambientes informacionais digitais, com enfoque nas dimensões contexto, conteúdo e usuário da Arquitetura da Informação e cria uma ferramenta destinada à sua avaliação. Considera que, com as diretrizes criadas, é possível nortear a tomada de decisão no âmbito do Comitê Gestor, da Política de Informação e das dimensões contexto, conteúdo e usuário da Arquitetura da Informação; e, com a ferramenta, o referido Comitê pode ter um instrumento prático que contribui para uma melhor estruturação da informação, dos ícones, da organização da interface, da interrelação com a identidade institucional, da disposição do conteúdo e, principalmente, na melhoria da interação entre a comunidade usuária e o Repositório Institucional. |
Abstract: | Institutional Repositories are digital information environments structured to safeguard
and make available an institution's scientific production. They are governed by an
Information Policy that must structure the responsible Management Committee, the
informational materials that must be deposited, the Information Architecture of the
environment, the organization of materials, among other factors. They attribute
network communication and often lack a structure that highlights context, content, and
user. This research studies Institutional Repositories as favorable environments for
Open Science, within the sociological categorization of network society.
Communication and sharing of information and knowledge by the subject in the
network society is generated through technological devices and access to the internet
and, within the scope of scientific knowledge, network communication affects scientists
and society in general. To this end, Institutional Repositories contribute to externalizing
the scientific production of researchers at an institution and contribute to the
formalization of a research and sharing network at national and international level, from
the perspective of open access. To reach a wide audience, the provision of information
in these environments must be understandable, making it easier for individuals to
navigate, access and use the scientific materials present, in addition to effectively
uniting management, informational content and users. In view of this, it is necessary to
have input from Information Architecture which, being a discipline that comprises the
design, project, and structure of digital environments, can assist in the access and use
of scientific knowledge by the subject in an Institutional Repository. The general
objective of the study is to investigate how the theoretical and practical aspects of
Information Architecture can contribute to the management and evaluation of
institutional repositories from the perspective of the context, content, and user’s
dimensions. Methodologically, it is research with a qualitative approach that is
configured in the epistemological, political, theoretical, technical, ethical, and
morphological dimensions. It uses documentary research to analyze the Information
Policies of the Institutional Repositories of Brazilian Federal Universities and
Portuguese universities, with the purpose of finding out whether these documents
consider Information Architecture in the design and maintenance of these repositories.
It carries out a content analysis in national and international literature that aims to find
cores of meaning and establish categories that relate Institutional Repositories and
Information Architecture. With these inputs, it results in guiding guidelines for the
management of these digital information environments, focusing on the context,
content and user dimensions of Information Architecture and creates a tool designed
for their evaluation. Considers that, with the guidelines created, it is possible to guide
decision-making within the scope of the Management Committee, the Information
Policy and the context, content and user dimensions of the Information Architecture;
and, with the tool, the aforementioned Committee can have a practical instrument that
contributes to a better structuring of information, icons, interface organization,
interrelationship with institutional identity, content layout and, mainly, improving
interaction between the user community and the Institutional Repository. RESUMEN Los Repositorios Institucionales son entornos de información digital estructurados para salvaguardar y poner a disposición la producción científica de una institución. Se rigen por una Política de Información que debe estructurar el Comité de Gestión responsable, los materiales informativos que deben depositarse, la Arquitectura de Información del entorno, la organización de los materiales, entre otros factores. Atribuyen comunicación en red y muchas veces carecen de una estructura que destaque el contexto, el contenido y el usuario. Esta investigación estudia los Repositorios Institucionales como entornos favorables para la Ciencia Abierta, dentro de la categorización sociológica de la sociedad red. La comunicación y el intercambio de información y conocimiento por parte del sujeto en la sociedad red se genera a través de dispositivos tecnológicos y el acceso a internet y, en el ámbito del conocimiento científico, la comunicación en red afecta a los científicos y a la sociedad en general. Para ello, los Repositorios Institucionales contribuyen a externalizar la producción científica de los investigadores de una institución y contribuyen a la formalización de una red de investigación e intercambio a nivel nacional e internacional, desde la perspectiva del acceso abierto. Para llegar a una audiencia amplia, la provisión de información en estos entornos debe ser comprensible, facilitando a los individuos la navegación, el acceso y el uso de los materiales científicos presentes, además de unir eficazmente la gestión, los contenidos informativos y los usuarios. Ante esto, es necesario contar con el aporte de la Arquitectura de la Información que, al ser una disciplina que comprende el diseño, proyecto y estructura de entornos digitales, pueda ayudar en el acceso y uso del conocimiento científico por parte del sujeto en un Repositorio Institucional. El objetivo general del estudio es investigar cómo los aspectos teóricos y prácticos de la Arquitectura de la Información pueden contribuir a la gestión y evaluación de repositorios institucionales desde la perspectiva de las dimensiones contexto, contenido y usuarios. Metodológicamente, es una investigación con enfoque cualitativo que se configura en las dimensiones epistemológica, política, teórica, técnica, ética y morfológica. Utiliza investigación documental para analizar las Políticas de Información de los Repositorios Institucionales de las Universidades Federales de Brasil y de las Universidades portuguesas, con el objetivo de averiguar si esos documentos consideran la Arquitectura de la Información en el diseño y mantenimiento de dichos repositorios. Realiza un análisis de contenido en la literatura nacional e internacional que tiene como objetivo encontrar núcleos de significado y establecer categorías que relacionen Repositorios Institucionales y Arquitectura de la Información. Con estos insumos, se obtienen lineamientos orientadores para la gestión de estos entornos de información digital, enfocándose en el contexto, contenido y dimensiones de usuario de la Arquitectura de la Información y crea una herramienta diseñada para su evaluación. Considera que, con las directrices creadas, es posible orientar la toma de decisiones en el ámbito del Comité de Gestión, la Política de Información y las dimensiones contexto, contenido y usuario de la Arquitectura de la Información; y, con la herramienta, el mencionado Comité puede contar con un instrumento práctico que contribuya a una mejor estructuración de la información, íconos, organización de la interfaz, interrelación con la identidad institucional, disposición de contenidos y, principalmente, mejorar la interacción entre la comunidad de usuarios y el Repositorio Institucional. |
Palavras-chave: | Tecnologia da Informação Repositórios digitais Ambientes informacionais – Avaliação Arquitetura da informação Sociedade em rede Information Technology Digital repositories Assessment of information environments Information architecture Network society Tecnología de la información Repositorios digitales Evaluación de entornos de información Arquitectura informacional Sociedad en red |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciência da Informação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31584 |
Data do documento: | 21-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ArthurFerreiraCampos_Tese.pdf | 3,62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons