Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31588
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Mércia Parente-
dc.date.accessioned2024-08-27T17:52:33Z-
dc.date.available2024-02-15-
dc.date.available2024-08-27T17:52:33Z-
dc.date.issued2023-07-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31588-
dc.description.abstractThis thesis aims to reveal some of the theoretical foundations of space in Modern Architecture, based on the examination of the spatial theories developed in the field of architecture since the mid-nineteenth century, in the context of aesthetic discussions carried out by German theorists, in particular, those who shared what known as the Theory of Pure Visibility. It is intended, from the identification of precepts contained in the first spatial theories of architecture, elaborated by the sculptor Adolf Hildebrand (1847-1921) and by the art historian August Schmarsow (1853-1936), to compare them with the seminal essays on space of Modern Architecture, published in the first decades of the 20th century, by the Hungarian artist László Moholy-Nagy (1895-1946) and the Austrian architect Rudolph Michael Schindler (1887-1953). These essays, in turn, were chosen not only because they constitute important theoretical insertions on the subject, but also because of their authors' proximity to the German artistic context. The confrontation between the spatial precepts of the German theories and such essays, seeks to observe whether it is possible to identify traces or links of the unprecedented theories of the 19th century, in the spatial ideas of the new architecture, that is, in the theoretical bases of the profound spatial transformation promoted by Modern Architecture.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-08-27T17:52:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MérciaParenteRocha_Tese.pdf: 8912646 bytes, checksum: e96b111d52b1581d262f37e5064a7f58 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-27T17:52:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MérciaParenteRocha_Tese.pdf: 8912646 bytes, checksum: e96b111d52b1581d262f37e5064a7f58 (MD5) Previous issue date: 2023-07-14en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectArquitetura modernapt_BR
dc.subjectEspaço arquitetônicopt_BR
dc.subjectTeorias espaciaispt_BR
dc.subjectModern architecturept_BR
dc.subjectArchitectural spacept_BR
dc.subjectSpatial theoriespt_BR
dc.titleVestígios e nexos da noção de espaço moderno : teoria da visibilidade pura e arquitetura modernapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, Márcio Cotrim-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8587187200058779pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4642009639221877pt_BR
dc.description.resumoEsta tese pretende revelar alguns dos fundamentos teóricos do espaço da Arquitetura Moderna, a partir do exame das teorias espaciais desenvolvidas no campo da arquitetura desde meados do século XIX, no contexto das discussões estéticas realizadas pelos teóricos alemães, em especial, aqueles que compartilharam do que se denominou como Teoria da Visibilidade Pura. Pretende-se a partir da identificação de preceitos contidos nas primeiras teorias espaciais da arquitetura, elaboradas pelo escultor Adolf Hildebrand (1847-1921) e pelo historiador da arte August Schmarsow (1853-1936), cotejá-los com os ensaios seminais sobre o espaço da Arquitetura Moderna, publicados nas primeiras décadas do século XX, pelo artista húngaro László Moholy-Nagy (1895-1946) e pelo arquiteto austríaco Rudolph Michael Schindler (1887-1953). Esses ensaios, por sua vez, foram escolhidos não apenas por constituírem importantes inserções teóricas sobre o tema, como também pela proximidade de seus autores com o contexto artístico alemão. O confronto entre os preceitos espaciais das teorias alemãs e tais ensaios, busca observar se é possível identificar vestígios ou nexos das inéditas teorias do século XIX, no ideário espacial da nova arquitetura, ou seja, nas bases teóricas da profunda transformação espacial promovida pela Arquitetura Moderna.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MérciaParenteRocha_Tese.pdf8,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons