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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31595
Tipo: Dissertação
Título: Ensino coletivo de violino à luz da pedagogia diferenciada : concepções teóricas e práticas a partir do curso de extensão da UFPB
Autor(es): Gama, Andreza Siqueira
Primeiro Orientador: Bujes, Paula Farias
Primeiro Coorientador: Ying, Liu Man
Resumo: Historicamente, o Ensino Coletivo de Instrumento Musical (ECIM) é praticado no Brasil tendo como base a abordagem simultânea de ensino. Esse sistema consiste em ensinar um grupo de alunos buscando nivelar os conteúdos e atividades através de um denominador comum do grupo. Assim, o grupo é entendido como um organismo único que se desenvolve praticamente no mesmo ritmo por meio de atividades simultâneas realizadas pelos alunos. No entanto, a revisão de literatura na última década sobre o ECIM no Brasil e em Portugal mostrou que essa metodologia pode apresentar abordagens de ensino diferentes do modelo simultâneo convencional. Ou seja: no contexto prático, a metodologia de ECIM também pode utilizar abordagens não-simultâneas de ensino. Essas abordagens de ensino se relacionam com os conhecimentos do campo da Pedagogia e da Educação Musical considerando o ECIM em diversos contextos apresentados. Dessa forma, o conceito da Pedagogia Diferenciada contribui nessa pesquisa através de um ensino que contempla o aluno em sua individualidade mesmo imerso em um contexto de ensino coletivo. Esse novo conceito vem sendo estudado em Portugal, apontando resultados positivos na melhoria da formação integral dos alunos. A presente pesquisa tem como principal questão: Que relações podemos estabelecer entre as práticas de ensino coletivo de violino e os princípios da Pedagogia Diferenciada a partir do curso de extensão em música do DEMUS/UFPB: Musicalização infantil através do violino e da viola? A presente pesquisa tem como objetivo geral investigar a correlação entre os princípios da Pedagogia Diferenciada e as práticas de ensino coletivo de violino no curso de extensão do DEMUS/UFPB: Musicalização infantil através do violino e da viola. Os objetivos específicos são: 1) Revisar as nomenclaturas vigentes em relação às práticas pedagógicas do Ensino Coletivo de Instrumento Musical (ECIM); 2) Identificar as atividades com abordagens simultâneas e não-simultâneas de ensino utilizadas no curso de extensão; 3) Correlacionar as abordagens não-simultâneas e o conceito da Pedagogia Diferenciada. Para a realização dessa pesquisa é proposto um estudo de caso de abordagem qualitativa do projeto de extensão em música do Departamento de Música (DEMUS/UFPB), intitulado: Musicalização infantil através do violino e da viola. Como forma de coleta de dados foram realizadas, através das aulas, a etapa da observação não participante, e em seguida, a etapa da observação participante completa, além da aplicação da entrevista semiestruturada com a professora do projeto. Como resultado das análises foi possível identificar a utilização de abordagens não-simultâneas em alternância à abordagem simultânea de ensino e relacioná-las com algumas características da Pedagogia Diferenciada. A conclusão dessa pesquisa apontou que a diferença no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos foi percebida logo no primeiro semestre de aulas. Portanto, o ideal para o ensino coletivo é o equilíbrio entre dois parâmetros, o indivíduo e o grupo. Por fim, percebe-se que a aplicação dos princípios da Pedagogia Diferenciada no ECIM se encontra imerso em um contexto positivo de inovação e de ampliação das fronteiras do conhecimento.
Abstract: Historically, Group Teaching of Musical Instrument (GTMI) has been practiced in Brazil based on the simultaneous approach of teaching, which consists in leveling content and activities through a common denominator. Thus, the group is understood as a single organism that develops basically at the same pace through simultaneous activities carried out by the students. However, a literature review over the last decade on GTMI in Brazil and Portugal has shown that this methodology can have different teaching approaches other than the conventional simultaneous approach. This means that, in the practical context, GTMI methodology can also use non-simultaneous teaching approaches. These approaches are related to the fields of Pedagogy and Music Education considering the different contexts in which GTMI is presented. From this perspective, the concept of Differentiated Pedagogy contributes to this research through a teaching concept which takes into account the student's individuality, even when immersed in a group teaching context. This new concept has been studied in Portugal and has shown positive results in improving students' comprehensive education. The main question of this research is: What relationships can we establish between the group violin teaching practices of the UFPB extension course in music: Children's musicalization through the violin and viola and the principles of Differentiated Pedagogy? The goals of this research are: 1) To review the current naming related to the pedagogical practices of GTMI; 2) To identify the activities with simultaneous and non-simultaneous approaches of teaching used at the extension course; 3) Correlate the non-simultaneous approaches with the concept of Differentiated Pedagogy. To carry out this research, we propose a case study with a qualitative approach of the music extension project of the Department of Music - DEMUS/UFPB, entitled: Children's musicalization through the violin and viola. As a form of data collection, the non-participant observation stage was carried out through classes and then the full participant observation stage, in addition to the semi-structured interview with the project teacher. As a result of the analysis, it was possible to identify the use of non-simultaneous approaches in alternation to the simultaneous teaching approach, and thus relate possible characteristics of Differentiated Pedagogy. The conclusion of this research was that the difference in the students' learning pace was noticeable from the very first semester of classes, mainly due to concentration and motor development, which is why the ideal for group teaching is a balance between two parameters, the individual and the group. Finally, the application of the principles of Differentiated Pedagogy in GTMI is immersed in a positive context of innovation, of expanding the frontiers of knowledge in such a way as to move us forward empirically and conceptually.
Palavras-chave: Violino - Ensino coletivo
Instrumento musical - Ensino coletivo
Pedagogia diferenciada - Estratégias didáticas
GTMI
Non-simultaneous approach
Violin
Teaching strategies
Differentiated pedagogy
Group teaching of violin
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Música
Programa: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31595
Data do documento: 27-Nov-2023
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

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