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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31597
Tipo: | TCC |
Título: | Mapeamento de incoerências entre as competências desenvolvidas por profissionais de TI e requeridas no mercado de trabalho: um recorte das empresas de tecnologia para meios de pagamento |
Autor(es): | Pereira, Jansepetrus Brasileiro |
Primeiro Orientador: | Ricarte, Danielle Rousy Dias |
Resumo: | O presente trabalho tem como foco avaliar a problemática da capacitação de profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), potencializada pelo contexto da pandemia de COVID-19. O estudo tem uma abordagem quali-quantitativa a partir de um recorte consistindo em algumas das principais empresas de tecnologia voltadas para o mercado de meios de pagamento, com regime de híbrido de trabalho; ou seja, não há uma concentração geográfica específica dos profissionais. O objetivo do trabalho é mapear as competências comportamentais e técnicas desejadas pelos empregadores, a partir de experiências do próprio autor, como gestor, cruzando com dados coletados de outros gestores e de profissionais de TIC dessas empresas. Nota-se que, ao longo da pandemia, houve a inclusão de novas tecnologias no ecossistema de muitas empresas, aumentando o nível de exigência de competências técnicas. Em contraponto, também houve uma aceleração na contratação de profissionais menos sêniores, pulando etapas no processo de capacitação. Para avaliar esse déficit, foi feita a coleta de dados de 26 profissionais do ramo de desenvolvimento de software, a fim de identificar suas principais dificuldades durante sua carreira, com base em sua formação acadêmica. Da mesma forma, 9 gestores elencaram as principais dificuldades encontradas no recrutamento de profissionais, além de analisar objetivamente os possíveis déficits técnicos dos profissionais sob sua gestão. Os resultados destacaram um descompasso entre a percepção que os desenvolvedores de software têm sobre suas próprias competências e o que os gestores observam durante o processo de contratação e no cotidiano de trabalho. Com base na análise dos dados coletados, este estudo fornece insights que podem contribuir para melhorias nos programas de capacitação, tanto acadêmicos quanto corporativos. Especial ênfase é dada à necessidade de melhor preparar os profissionais em áreas como Segurança da Informação e Computação em Nuvem. |
Abstract: | This work focuses on assessing the problem of professional training for Information and Communication Technology (ICT) enhanced by the context of the COVID-19 pandemic. This study has a quantitative and qualitative approach based on a section of some of the main payment technology companies with a hybrid work regime. The main goal is to map the desired hard and soft skills by employers based on the author’s own experiences as a manager, crossing with data collected from other managers and ICT professionals. During the pandemic there was an inclusion of modern technologies into the ecosystem of the companies, raising the level for technical skills. In counterpoint, there was an acceleration to hire professionals of lower level of careers, skipping steps of the training process. To evaluate this deficit, data was collected from twenty-six professionals who work with software development, to find their main difficulties during their careers based on their academic education. In the same way, nine managers listed the main difficulties they faced when recruiting professionals, in addition to objectively analyzing the possible technical deficits of professionals who are under their management. The results highlighted a mismatch between software developers’ belief of their own competencies and what managers observe during the hiring process and in their daily work. In this way, this work presents, based on the analysis and cross-referencing of data, inputs for improvements on the academic and corporate training models with special emphasis on the need to better prepare professionals in areas such as Information Security and Cloud Computing. |
Palavras-chave: | Capacitação técnica Educação Indústria 4.0 Profissionais da área de TI |
CNPq: | CNPQ::OUTROS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Computação Científica |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31597 |
Data do documento: | 30-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciência da Computação - CI |
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