Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31602Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, José Aliomar da | - |
| dc.date.accessioned | 2024-08-27T19:08:47Z | - |
| dc.date.available | 2023-06-29 | - |
| dc.date.available | 2024-08-27T19:08:47Z | - |
| dc.date.issued | 2021-12-10 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31602 | - |
| dc.description.abstract | TICs are always present in our lives, helping in the most diverse daily tasks. They provide us with the search for information in a short period of time, and change the structure for the way of living in society and the new ways of working in the fields of learning. In this sense, the present research aimed to analyze the use of information and communication technologies for teaching computer programming. The work was carried out through bibliographic research, emphasizing the theme in a quantitative way of the data. To contribute to the proposal of this work, two questionnaires were carried out with the teachers in order to complement the objectives of this study. After analyzing the results, it was possible to verify that information and communication technologies are important allies for education and are fundamental for the teaching-learning process of programming. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Michelle Barbosa (mi.2020@outlook.com.br) on 2024-08-27T19:08:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) José Aliomar da Silva - TCC.pdf: 1550972 bytes, checksum: 64a6420aa08cd07aede6211b702f717c (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-08-27T19:08:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) José Aliomar da Silva - TCC.pdf: 1550972 bytes, checksum: 64a6420aa08cd07aede6211b702f717c (MD5) Previous issue date: 2021-12-10 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Programação de computadores | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Ensino aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | TICs | pt_BR |
| dc.title | Análise do uso das TICs no processo de ensino aprendizagem de programação | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Santos, Marcelle Batista Martins dos | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1582400575306167 | pt_BR |
| dc.description.resumo | As TICs estão sempre presentes em nossas vidas auxiliando nas mais diversas tarefas do dia a dia. Elas nos proporcionam a busca por informações em curto intervalo de tempo, e muda a estrutura pelo modo de conviver na sociedade e dos novos modos de se trabalhar nos campos de aprendizagens. Nesse sentido, a presente pesquisa teve por objetivo analisar a utilização das tecnologias de informação e comunicação para o ensino de programação de computadores. O trabalho foi realizado por meio da pesquisa bibliográfica enfatizando a temática de forma quantitativa dos dados. Para contribuir com a proposta desse trabalho dois questionários foram realizados com os professores a fim de complementar com os objetivos desse estudo. Após analisar os resultados foi possível constatar que as tecnologias de informação e comunicação são importantes aliadas para a educação e são fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem de programação. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Computação Científica | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciência da Computação - CI | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| José Aliomar da Silva - TCC.pdf | TCC | 1,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
