Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31602
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, José Aliomar da-
dc.date.accessioned2024-08-27T19:08:47Z-
dc.date.available2023-06-29-
dc.date.available2024-08-27T19:08:47Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31602-
dc.description.abstractTICs are always present in our lives, helping in the most diverse daily tasks. They provide us with the search for information in a short period of time, and change the structure for the way of living in society and the new ways of working in the fields of learning. In this sense, the present research aimed to analyze the use of information and communication technologies for teaching computer programming. The work was carried out through bibliographic research, emphasizing the theme in a quantitative way of the data. To contribute to the proposal of this work, two questionnaires were carried out with the teachers in order to complement the objectives of this study. After analyzing the results, it was possible to verify that information and communication technologies are important allies for education and are fundamental for the teaching-learning process of programming.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Michelle Barbosa (mi.2020@outlook.com.br) on 2024-08-27T19:08:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) José Aliomar da Silva - TCC.pdf: 1550972 bytes, checksum: 64a6420aa08cd07aede6211b702f717c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-27T19:08:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) José Aliomar da Silva - TCC.pdf: 1550972 bytes, checksum: 64a6420aa08cd07aede6211b702f717c (MD5) Previous issue date: 2021-12-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectProgramação de computadorespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectTICspt_BR
dc.titleAnálise do uso das TICs no processo de ensino aprendizagem de programaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Marcelle Batista Martins dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1582400575306167pt_BR
dc.description.resumoAs TICs estão sempre presentes em nossas vidas auxiliando nas mais diversas tarefas do dia a dia. Elas nos proporcionam a busca por informações em curto intervalo de tempo, e muda a estrutura pelo modo de conviver na sociedade e dos novos modos de se trabalhar nos campos de aprendizagens. Nesse sentido, a presente pesquisa teve por objetivo analisar a utilização das tecnologias de informação e comunicação para o ensino de programação de computadores. O trabalho foi realizado por meio da pesquisa bibliográfica enfatizando a temática de forma quantitativa dos dados. Para contribuir com a proposta desse trabalho dois questionários foram realizados com os professores a fim de complementar com os objetivos desse estudo. Após analisar os resultados foi possível constatar que as tecnologias de informação e comunicação são importantes aliadas para a educação e são fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem de programação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComputação Científicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
José Aliomar da Silva - TCC.pdfTCC1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons