Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31602| Tipo: | TCC |
| Título: | Análise do uso das TICs no processo de ensino aprendizagem de programação |
| Autor(es): | Silva, José Aliomar da |
| Primeiro Orientador: | Santos, Marcelle Batista Martins dos |
| Resumo: | As TICs estão sempre presentes em nossas vidas auxiliando nas mais diversas tarefas do dia a dia. Elas nos proporcionam a busca por informações em curto intervalo de tempo, e muda a estrutura pelo modo de conviver na sociedade e dos novos modos de se trabalhar nos campos de aprendizagens. Nesse sentido, a presente pesquisa teve por objetivo analisar a utilização das tecnologias de informação e comunicação para o ensino de programação de computadores. O trabalho foi realizado por meio da pesquisa bibliográfica enfatizando a temática de forma quantitativa dos dados. Para contribuir com a proposta desse trabalho dois questionários foram realizados com os professores a fim de complementar com os objetivos desse estudo. Após analisar os resultados foi possível constatar que as tecnologias de informação e comunicação são importantes aliadas para a educação e são fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem de programação. |
| Abstract: | TICs are always present in our lives, helping in the most diverse daily tasks. They provide us with the search for information in a short period of time, and change the structure for the way of living in society and the new ways of working in the fields of learning. In this sense, the present research aimed to analyze the use of information and communication technologies for teaching computer programming. The work was carried out through bibliographic research, emphasizing the theme in a quantitative way of the data. To contribute to the proposal of this work, two questionnaires were carried out with the teachers in order to complement the objectives of this study. After analyzing the results, it was possible to verify that information and communication technologies are important allies for education and are fundamental for the teaching-learning process of programming. |
| Palavras-chave: | Programação de computadores Educação Ensino aprendizagem TICs |
| CNPq: | CNPQ::OUTROS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Computação Científica |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31602 |
| Data do documento: | 10-Dez-2021 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciência da Computação - CI |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| José Aliomar da Silva - TCC.pdf | TCC | 1,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
