Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31618
Tipo: | Dissertação |
Título: | Maria [Beatriz] Barbosa de Souza : na gira da vida de Mãe Beata |
Autor(es): | Holmes, Karina Ceci de Sousa |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Bernardina Maria Juvenal Freire de |
Resumo: | Compreendendo os acervos pessoais enquanto esfera de narrativas infomemoriais que expressam o percurso de vida de um indivíduo, envolvendo os seus feitos e suas relações, traçamos como objetivo geral desta pesquisa: construir a trajetória infomemorial de Maria Beatriz, Mãe Beata, no contexto cultural, social e religioso da cidade de João Pessoa (PB), a partir de seu acervo pessoal, sob a perspectiva da escrita de si aliada às práticas da escrevivência. E, como objetivos específicos: a) refletir a trajetória de Mãe Beata, considerando os aspectos religioso, cultural e social, na perspectiva de seu acervo pessoal; b) caracterizar a documentação do acervo pessoal de Mãe Beata, compreendendo-a enquanto fonte de informação e memória; c) mapear as relações religiosas, culturais e sociais de Mãe Beata, a partir de depoimentos orais dos seus familiares e de seus filhos de santo; d) destacar seu efetivo papel no desenvolvimento do Candomblé na Paraíba; e e) cotejar informações orais e documentais na construção infomemorial religiosa Mãe Beata. O estudo se situa nas categorias norteadoras de memória e informação, escrita de si (Foucault, 2009; Gomes, 2004) e escrevivência (Evaristo, 2017; 2020) enquanto aporte teóricometodológico. A Escrevivência sustentou uma espécie de autorização para imbricamento de experiências de pessoas que tiveram suas lutas individuais e coletivas parecidas, além do contato com Mãe Beata, que fizeram de suas trajetórias uma armadura contra o preconceito, a intolerância e a não aceitação. A pesquisa se caracteriza como documental, de abordagem qualitativa, associado à entrevista narrativa de pessoas vinculadas ora ao seu convívio pessoal, ora ao seu convívio religioso, bem como de informações extraídas de jornais que circularam na Paraíba. Alcançamos um total de 825 registros entre jornais, documentos, fotografias, quatro livros, cinco entrevistas narrativas e um relato. Portanto, os resultados dão conta de que os registros e as trajetórias de pessoas invisibilizadas pelo tempo ou por quem não conhece suas histórias sirvam de provas/testemunhos, fornecendo informações necessárias para a compreensão de todo um percurso histórico-cultural. Destaca-se, a trajetória de uma mulher negra e sertaneja, especialmente no contexto de sua contribuição para a Umbanda, Jurema e o Candomblé Angola em João Pessoa/PB, cuja memória se constitui em fonte de riqueza para a preservação cultural religiosa (Silva, 2015). Registrar a trajetória de Mãe Beata é poder apresentar algumas de suas lutas e conquistas como a realização do casamento na Umbanda com efeito civil na década de 1970. Foi ela quem firmou o Candomblé Angola em João Pessoa e adentrou vestida com seu axó no campo acadêmico em tempos, demarcadamente, de lutas e tiranias. Suas ações revelam uma defensora dos princípios em que acreditava e possibilitaram ecoar os sons dos elús e dos atabaques. |
Abstract: | Understanding personal collections as a sphere of infomemorial narratives that express an individual's life journey, involving their achievements and their relationships, the general objective of this research was to construct the infomemorial trajectory of Maria Beatriz, Mãe Beata, in the cultural, social and religious context of the city of João Pessoa (PB), starting from her personal collection, under the perspective of self-writing combined with the practices of escrevivência. As specific objectives this research aims to: a) to reflect on Mãe Beata's trajectory, considering the religious, cultural and social aspects, from the perspective of her personal collection; b) to characterize the documentation of Mãe Beata's personal collection, understanding it as a source of information and memory; c) to map Mãe Beata's religious, cultural and social relationships, based on oral testimonials from her family and her filhos de santo; d) to highlight her effective role in the development of Candomblé in Paraíba; and e) to compare oral and documentary information in the construction of Mãe Beata's religious infomemorial. The study is based on the guiding categories of: memory and information, self-writing (Foucault, 2009; Gomes, 2004) and escrevivência (Evaristo, 2017; 2020) as a theoretical-methodological basis. Escrevivência provided a kind of authorization for the interweaving of experiences of people who had similar individual and collective journeys, as well as contact with Mãe Beata, who had turned their trajectories into an armour against prejudice, intolerance and non-acceptance. The research is characterized as documental, with a qualitative approach, associated with narrative interviews of people linked either to their personal or religious conviviality, as well as information extracted from newspapers that have been distributed in Paraíba. Therefore, the results show that the records and trajectories of people who have been rendered invisible by time or by those who don't know their stories serve as supporting evidence/testimonies, providing the information needed to understand an entire historical and cultural journey. The trajectory of a black woman from the backlands of Brazil stands out, especially as regards of her contribution to Umbanda, Jurema and Candomblé Angola in João Pessoa/PB, whose memory is a source of wealth for religious cultural preservation (Silva, 2015). To record the trajectory of Mãe Beata is to be able to present some of her many struggles and achievements, such as the realization of marriage in Umbanda with civil effect in the 1970s. She was the one who established Candomblé Angola in João Pessoa and entered the academic field dressed in her axó (a ritualistic garment) at a time of notable conflicts and tyranny. Mãe Beata’s actions reveal her as a defender of the principles she believed in and also made it possible for the sounds of the elús and atabaques to be heard as an echo till today. |
Palavras-chave: | Informação e memória - Mãe Beata Mãe Beata - Mulher negra Religiões afro-indígena - Brasil Escrevivência black woman Afro-indigenous Brazilian religions Information and memory |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciência da Informação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31618 |
Data do documento: | 27-Set-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KarinaCeciDeSousaHolmes_Dissert.pdf | 20,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons