Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31623
Tipo: TCC
Título: Professores de ciências e biologia nas atividades práticas e experimentais nos laboratórios escolares na cidade de Mari-PB
Autor(es): Sousa Junior, Josinaldo Gomes de
Primeiro Orientador: Silva, Robson Guedes da
Resumo: O estudo explora a importância das atividades experimentais no ensino de Ciências e Biologia, focando nos desafios enfrentados pelos professores na implementação dessas práticas nas escolas de Mari, Paraíba. O objetivo central é compreender como tais atividades podem contribuir para combater o negacionismo científico, ao passo que também busca identificar as percepções e práticas dos professores em relação a essas atividades. A pesquisa envolveu a aplicação de questionários junto aos professores das escolas públicas e privadas da região, visando obter suas visões e experiências. Os resultados obtidos destacam não apenas a relevância das atividades experimentais para estimular o pensamento crítico dos alunos, mas também a necessidade de investimentos em infraestrutura e formação continuada para os professores. Esses achados sugerem caminhos para fortalecer o ensino de Ciências e Biologia e promover uma abordagem mais robusta em relação ao negacionismo científico.
Abstract: The study explores the importance of experimental activities in the teaching of Science and Biology, focusing on the challenges faced by teachers in implementing these practices in schools in Mari, Paraíba. The main objective is to understand how such activities can contribute to combating scientific denialism while also seeking to identify teachers' perceptions and practices regarding these activities. The research involved the administration of questionnaires to teachers from both public and private schools in the region, aiming to capture their views and experiences. The results highlight not only the relevance of experimental activities in stimulating students' critical thinking but also the need for investments in infrastructure and ongoing teacher training. These findings suggest pathways to strengthen the teaching of Science and Biology and promote a more robust approach to scientific denialism.
Palavras-chave: Atividades experimentais
Ensino de ciências
Negacionismo científico
Biologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31623
Data do documento: 10-Mai-2024
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JGSJ28082024 .pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.