Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31623| Tipo: | TCC |
| Título: | Professores de ciências e biologia nas atividades práticas e experimentais nos laboratórios escolares na cidade de Mari-PB |
| Autor(es): | Sousa Junior, Josinaldo Gomes de |
| Primeiro Orientador: | Silva, Robson Guedes da |
| Resumo: | O estudo explora a importância das atividades experimentais no ensino de Ciências e Biologia, focando nos desafios enfrentados pelos professores na implementação dessas práticas nas escolas de Mari, Paraíba. O objetivo central é compreender como tais atividades podem contribuir para combater o negacionismo científico, ao passo que também busca identificar as percepções e práticas dos professores em relação a essas atividades. A pesquisa envolveu a aplicação de questionários junto aos professores das escolas públicas e privadas da região, visando obter suas visões e experiências. Os resultados obtidos destacam não apenas a relevância das atividades experimentais para estimular o pensamento crítico dos alunos, mas também a necessidade de investimentos em infraestrutura e formação continuada para os professores. Esses achados sugerem caminhos para fortalecer o ensino de Ciências e Biologia e promover uma abordagem mais robusta em relação ao negacionismo científico. |
| Abstract: | The study explores the importance of experimental activities in the teaching of Science and Biology, focusing on the challenges faced by teachers in implementing these practices in schools in Mari, Paraíba. The main objective is to understand how such activities can contribute to combating scientific denialism while also seeking to identify teachers' perceptions and practices regarding these activities. The research involved the administration of questionnaires to teachers from both public and private schools in the region, aiming to capture their views and experiences. The results highlight not only the relevance of experimental activities in stimulating students' critical thinking but also the need for investments in infrastructure and ongoing teacher training. These findings suggest pathways to strengthen the teaching of Science and Biology and promote a more robust approach to scientific denialism. |
| Palavras-chave: | Atividades experimentais Ensino de ciências Negacionismo científico Biologia |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Biológicas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31623 |
| Data do documento: | 10-Mai-2024 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JGSJ28082024 .pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
