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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31626
Tipo: | TCC |
Título: | Do mar para as telinhas: educação científica na era digital |
Autor(es): | Silva, Alana Gandala da |
Primeiro Orientador: | Nogueira Júnior, Miodeli |
Resumo: | A era digital tem passado por muitos avanços científicos que contribuíram para inúmeros processos, a exemplo do ensino-aprendizagem, entretanto, nos últimos anos a taxa de analfabetismo científico também tem crescido no Brasil. Em meio à crise ambiental da atualidade, o analfabetismo afeta diretamente o desenvolvimento de condutas socioambientalmente adequadas. O desenvolvimento de projetos que realizem educação científica tem sido a base para aproximar o público geral do meio científico e estimular a participação da população sobre o uso consciente dos recursos naturais. O objetivo deste trabalho é analisar o potencial do Instagram como ferramenta de ensino científico sobre a biodiversidade marinha, assim como determinadas ações antrópicas impactam os ecossistemas associados a ela. Foi criado o perfil Invertebrados Marinhos - PB (@cipyufpb) no Instagram, no qual são realizadas publicações semanais de tópicos previamente selecionados dentre as séries temáticas “biodiversidade”, “ambientes marinhos”, “problemáticas marinhas”, “ações educativas”, “planctologia”, “Divulga CIPY”, “Ciência que faço”, “datas comemorativas” e outras divulgações do projeto/equipe. Os dados gerais de feedback foram obtidos através da ferramenta de supervisão da Meta Business Suite. Até o momento, o perfil conta com 153 conteúdos no feed e 929 seguidores. Entre Junho-Agosto (2023), o perfil alcançou o máximo de 8.005 contas, sendo 7.384 novos acessos (não seguidores) no último trimestre do ano II do projeto. Em relação ao alcance, o público não demonstrou preferência por uma temática em específico, em contrapartida, no engajamento “problemáticas marinhas” foi a temática representativa. Altas taxas de visualização repetida podem influenciar o alcance externo, de modo a concentrar a visibilidade da conta nos perfis seguidores. Em reels, independente de seu tempo de duração, os usuários tendem a assistir até aproximadamente 16s, após esse período, a quantidade de pessoas que continuam assistindo diminui drasticamente. Em comparação às outras modalidades (post e reel), o story foi o que teve o mais baixo alcance e engajamento, restringindo-se ao público seguidor. Os conteúdos que geraram as maiores impressões, alcance e curtidas nesta modalidade foram os que mostravam ações de educação ambiental e o dia a dia de trabalho da equipe. Por meio dos esforços da equipe em produzir materiais de qualidade, atrativos e diversificados, o perfil teve um grande crescimento quanto ao número de seguidores, alcance e engajamento na segunda edição do projeto. Embora a maior parte do público seja paraibano, também foi possível alcançar pessoas tanto de outros estados, quanto de outros países, favorecendo a disseminação de importantes conhecimentos sobre vida marinha. A partir disso, os usuários deram feedbacks positivos em publicações e conversas informais. |
Abstract: | The digital era has been passing through many scientific advances that have contributed to numerous processes, such as teaching-learning, however, in recent years the rate of scientific illiteracy has also grown in Brazil. In the current environmental crisis, illiteracy directly affects the development of adequate socio-environmental conduct. The development of projects that carry out scientific education has been the basis for bringing the population closer to the scientific environment and encouraging their participation in the conscious use of natural resources. The aim of this work is analyzing the potential of Instagram as a scientific teaching tool about marine biodiversity, as well as how certain anthropic actions impact the ecosystems associated with it. The profile Marine Invertebrates - PB (@cipyufpb) was created on Instagram, in which weekly publications are made on topics previously selected from the thematic series “biodiversity”, “marine environments”, “marine problems”, “educational actions”, “planktology ”, “Divulga CIPY”, “Ciência que faço”, “commemorative dates” and other project/team announcements. General feedback data was obtained through the Meta Business Suite supervision tool. The profile has 153 content in the feed and 929 followers. Between June-August (2023), the profile reached a maximum of 8,005 accounts, with 7,384 new accesses (non-followers) in the last quarter of the second year of the project. In relation to reach, the public did not show a preference for a specific topic, on the other hand, the engagement was representative in the “marine problems” thematic serie. High repeated view rates can influence external reach, thus, concentrating the account's visibility on follower profiles. In reels, regardless of their duration, users tend to watch for approximately 16 seconds, after this period, the number of people who continue watching decreases drastically. In comparison to the other modalities (post and reel), the story had the lowest reach and engagement, being restricted to the following audience. The content that generated the biggest impressions, reach and likes in this modality were those that showed environmental education actions and the team's day-to-day work. Through the team's efforts to produce quality, attractive and diverse materials, the profile had a great growth in terms of the number of followers, reach and engagement in the second edition of the project. Although the majority of users are from Paraíba, it was also possible to reach people from other states and other countries, favoring the dissemination of important knowledge about marine life. From this, the audience gave positive feedback in publications and informal conversations. |
Palavras-chave: | Projeto de extensão Educação não-formal Divulgação científica Biodiversidade marinha Biologia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Biológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31626 |
Data do documento: | 10-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
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