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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31647
Tipo: | TCC |
Título: | SOFT SKILLS NO ÂMBITO ACADÊMICO: EMPRESAS JUNIORES COMO ESPAÇO DE APRIMORAMENTO |
Autor(es): | MATOS MELO, GIOVANA |
Primeiro Orientador: | Renata Ribeiro, Silvia |
Resumo: | Um grande desafio dos recém-graduados é chegar ao mercado de trabalho não possuindo as habilidades necessárias para conviver em um ambiente empresarial. Ao mesmo tempo, existem iniciativas acadêmicas que buscam sanar essa lacuna, como o Movimento Empresa Júnior (MEJ). Levando isso em conta, o presente artigo busca compreender a importância do aprimoramento dessas habilidades ainda na graduação e analisar a relevância da passagem pelo MEJ pelos estudantes de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais no aprimoramento das habilidades interpessoais, também chamadas soft skills. O estudo abrangeu estudantes do curso que já passaram pela Empresa Júnior (EJ) e já estão inseridos no mercado de trabalho e os estudantes que estão atualmente participando da EJ. A partir de uma pesquisa bibliográfica pôde-se definir a percepção dos autores Goleman (1998) e Tulgan (2015), quanto ao nível de preparação dos recém-graduados ao chegar no mercado de trabalho; e a partir de uma pesquisa quantitativa de caráter exploratório foi possível coletar a percepção dos empresários juniores e dos ex-membros quanto o papel que a Empresa Júnior tem tido na preparação dos mesmos para essa inserção no mercado. Resultante da pesquisa, observou-se que a Empresa Júnior tem tido um papel fundamental no aprimoramento de soft skills por parte dos estudantes que passaram pelo MEJ, e que tem gerado profissionais mais assertivos quanto às soft skills que o mercado procura. |
Abstract: | A major challenge for recent graduates is to reach the job market without the necessary skills
to live in a business environment. At the same time, there are academic initiatives that seek to
bridge this gap, such as the Junior Enterprise Movement (MEJ). Taking that into
consideration, this article seeks to understand the importance of improving these skills during
the graduation and analyze the relevance of the experience in the MEJ by students of Foreign
Languages Applied to International Business in the improvement of interpersonal skills, also
called Soft Skills. The study included students of the course who have already left the Junior
Enterprise (EJ) and are already inserted in the job market, and students who are currently
participating in the EJ. Through a bibliographical research it was possible to define the
perception of the authors Goleman (1998) and Tulgan (2015), as to the level of preparation of
recent graduates when arriving in the job market; and from a quantitative exploratory research
it was possible to collect the perception of ex-members and junior entrepreneurs about the
role that the Junior Enterprise has had in preparing them for this insertion in the market. As a
result of the research, it was observed that the Junior Enterprise has played a fundamental role
in the improvement of Soft Skills by students who have gone through the MEJ, and that it has
generated more assertive professionals regarding the Soft Skills that the market seeks. Un gran reto para los nuevos graduados es llegar al mercado laboral sin las habilidades necesarias para vivir en un entorno empresarial. Al mismo tiempo, existen iniciativas universitarias que buscan cerrar esta brecha, como el Movimiento Júnior Empresarial (MEJ). Teniendo esto en cuenta, este artículo busca entender la importancia de mejorar estas habilidades en la graduación y analizar la relevancia de la experiencia en el MEJ por los estudiantes de Lenguas Extranjeras Aplicadas al Comercio Internacional en la mejora de las competencias interpersonales, también conocidas como Soft Skills. El estudio incluyó a los estudiantes del curso que ya han dejado la Empresa Junior (EJ) y ya están integrados en el mercado laboral, y los estudiantes que actualmente participan en la EJ. Gracias a una investigación bibliográfica, fue posible definir la percepción de los autores Goleman (1998) y Tulgan (2015) sobre el nivel de preparación de los jóvenes graduados a su llegada al mercado de trabajo; y a partir de una investigación exploratoria cuantitativa, ha sido posible recoger la percepción de ex miembros y empresarios juniores sobre el papel que la Empresa Junior ha tenido en su preparación para esta inserción en el mercado. Como resultado de la investigación, se observó que la Empresa Junior desempeñó un papel fundamental en la mejora de los Soft Skills por parte de los estudiantes que pasaron por el MEJ, y que generó profesionales más asertivos con respecto a las Soft Skills que el mercado busca. Un défi majeur pour les nouveaux diplômés est d’atteindre le marché du travail sans les compétences nécessaires pour vivre dans un environnement d’affaires. En même temps, il existe des initiatives universitaires qui cherchent à combler ce fossé, telles que le Mouvement Junior-Entreprises (MEJ). Compte tenu de cela, cet article cherche à comprendre l’importance de l’amélioration de ces compétences lors de l’obtention du diplôme et d’analyser la pertinence de l’expérience dans le MEJ pour les étudiants de Langues Étrangères Appliquées au Négociations Internationales dans l’amélioration des compétences interpersonnelles, également appelé Soft Skills. L’étude a inclus les étudiants du cours qui ont déjà quitté la Junior Entreprise (EJ) et sont déjà insérés dans le marché de travail, et les étudiants qui participent actuellement à la JE. Grâce à une recherche bibliographique, il a été possible de définir la perception des auteurs Goleman (1998) et Tulgan (2015) quant au niveau de préparation des jeunes diplômés à leur arrivée sur le marché du travail; et à partir d’une recherche exploratoire quantitative, il a été possible de recueillir la perception d’ex membres et des jeunes entrepreneurs sur le rôle que la Junior Entreprise a eu dans leur préparation à cette insertion dans le marché. À la suite de la recherche, il a été observé que la Junior Entreprise a joué un rôle fondamental dans l’amélioration des Soft Skills par les étudiants qui ont passé par le MEJ, et qu’elle a généré des professionnels plus affirmés concernant les Soft Skills que le marché recherche |
Palavras-chave: | MEJ soft skills mercado de trabalho job market mercado laboral marché du travail |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Mediações Interculturais |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31647 |
Data do documento: | 25-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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