Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31648
Tipo: | TCC |
Título: | As técnicas somáticas como estratégia de ensino nas aulas de Dança do Ventre online durante a Pandemia COVID-19. |
Título(s) alternativo(s): | Somatic techniques as a teaching strategy in online belly dance classes during the COVID-19 pandemic. |
Autor(es): | Teixeira, Marina Mendes |
Primeiro Orientador: | Boaventura, Michelle Aparecida Gabrielli |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo apresentar e discutir acerca de uma proposta metodológica de ensino não formal da Dança do Ventre online desenvolvida pela autora em 2020. Essa proposta foi construída em meio a pandemia COVID-19. Em resposta à necessidade de adaptação das aulas de dança do ventre ao ensino remoto. Dentro desse contexto, o trabalho tem o intuito de refletir sobre a importância das técnicas somáticas com o recorte para o trabalho da Auto-imagem da perspectiva principal de Moshe Feldenkrais (1977) como estratégia pedagógica nas aulas de dança do ventre online, sendo seus objetivos específicos: relatar minhas adaptações como professora de dança durante a pandemia da Covid-19; destacar e relacionar a importância histórica do sistema audiovisual na trajetória pedagógica da danças árabes no Brasil; relatar como os exercícios de auto-imagem favoreceram a autonomia para as alunas durante as aulas de dança do ventre e analisar e refletir sobre a metodologia de ensino de dança do ventre montada por mim e a sua eficiência para o processo de aprendizagem das alunas. O trabalho traz considerações acerca do ensino e aprendizagem da dança, especialmente da dança do ventre, e sua aplicação ao modelo de educação remoto, buscando suprir as urgências e dificuldades de aulas online, valorizando as técnicas somáticas e sua fundamentalidade para a construção do profissional em dança. Esta pesquisa se desenvolveu a partir da abordagem qualitativa, utilizando o método autobiográfico, para sistematizar a metodologia construída e relatos das estudantes para análise dos resultados. Concluímos que as técnicas somáticas, aumentam a percepção corporal, mesmo que o mediador esteja online. Podemos também afirmar que a melhora da autoimagem, facilita o trabalho do professor mediador em dança, dando autonomia e respeitando a individualidade do aluno. |
Abstract: | This undergraduate thesis aims to present and discuss a methodological proposal for non formal online Belly Dance instruction developed by the author in 2020. This proposal emerged amidst the COVID-19 pandemic, in response to the imperative to adapt Belly Dance classes to remote instruction. Within this framework, the work seeks to reflect on the significance of somatic techniques, with a particular focus on Self-Image work from Moshe Feldenkrais's perspective (1977), as a pedagogical strategy in online Belly Dance education. Its specific objectives are to delineate the author's adaptations as a dance instructor during the COVID-19 pandemic, elucidate and correlate the historical significance of the audiovisual system in the pedagogical trajectory of Arab dances in Brazil, expound upon how self-image exercises fostered autonomy for students during Belly Dance classes, and scrutinize and reflect upon the teaching methodology devised by the author and its efficacy in facilitating student learning. The work furnishes insights into the teaching and learning of dance, particularly Belly Dance, and its applicability to the remote education paradigm, with the aim of addressing the exigencies and challenges of online instruction, whilst underscoring the importance of somatic techniques and their indispensable role in the professional development of dancers. This research was conducted utilizing a qualitative approach, employing the autobiographical method to systematize the devised methodology and students' testimonials for outcome analysis. We conclude that somatic techniques augment bodily awareness, notwithstanding the virtual nature of the medium. Additionally, we assert that enhanced self-image streamlines the facilitation of dance instruction by the teacher-mediator, endowing students with autonomy and honoring their individuality. |
Palavras-chave: | Dança (Licenciatura) Dança do ventre - Técnica somática Dança do ventre - Ensino remoto Dança - Auto-imagem |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Artes Cênicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31648 |
Data do documento: | 13-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Dança |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MMT30082024.pdf | 976,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons