Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31656
Tipo: | TCC |
Título: | O ensino de evolução biológica na Escola ECIT Márcia Guedes Alcoforado de Carvalho, Belém-PB |
Autor(es): | Barros, Simone Lira da Silva |
Primeiro Orientador: | Lima, Micheline de Azevedo |
Resumo: | O presente trabalho, intitulado “A Abordagem do Tema “Evolução Biológica” na Escola ECIT. ENGª Márcia Guedes Alcoforado de Carvalho”, teve como objetivo principal descrever as abordagens empregadas pelos professores da escola, no ensino da Evolução, tomando como referência diversas pesquisas, que apresentaram a Evolução Biológica como fundamentais para a compreensão da Biologia, bem como os problemas, registrados no seu ensino e aprendizagem.O estudo se caracterizou como uma pesquisa de natureza qualitativa – quantitativa, e foi desenvolvido por meio de questionários e análise do conteúdo no livro didático.O estudo foi desenvolvido nas escola estadual ECIT Márcia Guedes, os sujeitos da pesquisa foram professores da rede pública de ensino que ministram o tema Evolução. Para a coleta de dados foram utilizados questionários. Diante da análise dos dados foi possível perceber que a pesquisa não apontou aspectos desconhecidos da literatura, o ensino de Evolução Biológica apareceu como negligenciado, quando ocorreram, as aulas foram fragmentadas, com conceitos equivocados. Os resultados contribuíram para descrever um cenário, com as perspectivas de continuidade visando à melhoria do ensino dos processos evolutivos para os professores e alunos. |
Abstract: | The present work, entitled “The Approach to the Theme “Biological Evolution” at the ECIT School. ENGª Márcia Guedes Alcoforado de Carvalho”, its main objective was to describe the approaches used by school teachers in teaching Evolution, taking as a reference several researches, which presented Biological Evolution as fundamental for understanding Biology, as well as the problems, recorded in their teaching and learning. The study was characterized as a qualitative – quantitative research, and was developed through questionnaires and content analysis in the textbook. The study was developed at the state school ECIT Márcia Guedes, the research subjects They were teachers from the public school system who teach the subject of Evolution. Questionnaires were used to collect data. In view of the data analysis, it was possible to see that the research did not point out unknown aspects of the literature, the teaching of Biological Evolution appeared as neglected, when it occurred, the classes were fragmented, with mistaken concepts. The results contributed to describing a scenario, with perspectives of continuity aimed at improving the teaching of evolutionary processes for teachers and students. |
Palavras-chave: | Evolução biológica Ensino da evolução - Biologia Formação do professor |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Biológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31656 |
Data do documento: | 12-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas (EAD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SLSB02092024.pdf | 3,83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.