Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31678
Tipo: TCC
Título: A percussão como elemento integrador entre aprendizados formais e informais : uma análise a partir da prática de guitarristas e baixistas graduandos.
Título(s) alternativo(s): Percussion as an integrating element between formal and informal learning: an analysis based on the practice of undergraduate guitarists and bassists.
Autor(es): Lima, Ivo Limeira de
Primeiro Orientador: Bastos, Juliana Carla
Resumo: O presente trabalho explora a interseção entre o aprendizado formal e informal da música, focalizando especificamente a complementaridade proporcionada pelo estudo da percussão em contextos informais para graduandos em música, especificamente guitarristas e baixistas. Ao investigar como essa prática pode enriquecer a formação musical dos estudantes universitários, o estudo revela a importância de reconhecer e valorizar os conhecimentos adquiridos fora das estruturas acadêmicas, destacando a consciência rítmica, a ampliação da formação cultural e humana como aspectos relevantes. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas como principal método de coleta de dados. Os participantes incluem um professor de guitarra e prática de conjunto, que incorpora a percussão em suas aulas, e dois graduandos, que, concomitantemente, vivenciam experiências com o aprendizado de percussão em ambientes informais. A partir da análise dos relatos desses sujeitos, o estudo visa mapear as relações entre o aprendizado informal de percussão e a prática musical dos graduandos, oferecendo, junto às referências bibliográficas, análises sobre os benefícios e desafios dessa integração entre diferentes paradigmas musicais e educacionais.
Abstract: The present work explores the intersection between formal and informal music learning, specifically focusing on the complementarity provided by percussion studies in informal contexts for music undergraduates, particularly guitarists and bassists. By investigating how this practice can enrich the musical education of university students, the study reveals the importance of recognizing and valuing knowledge acquired outside academic structures, highlighting rhythmic awareness, and the broadening of cultural and human formation as relevant aspects. The research adopts a qualitative approach, using interviews as the primary data collection method. The participants include a guitar and ensemble practice teacher who incorporates percussion in their classes, and two undergraduates who concurrently experience percussion learning in informal settings. Through the analysis of these subjects' accounts, the study aims to map the relationships between informal percussion learning and the musical practice of undergraduates, providing, along with bibliographical references, analyses on the benefits and challenges of integrating different musical and educational paradigms.
Palavras-chave: Música (Licenciatura)
Percussão - Ensino
Guitarra - Prática musical
Educação musical
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Música
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31678
Data do documento: 13-Mai-2024
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ILL16052024.pdf424,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons