Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31681
Tipo: TCC
Título: Estratégia de estudo e aprendizagem: um caminho para a autorregularão.
Título(s) alternativo(s): Study and learning strategy: a path to self-regulation.
Autor(es): Costa, Lucas Ferreira da
Primeiro Orientador: Fonseca, Gláucio Xavier da
Resumo: Este trabalho busca compreender quais estratégias de estudo e aprendizagem são utilizadas por professores e alunos de trompete dos cursos de graduação em música da Universidade Federal da Paraíba. Para tal, foi realizada revisão bibliográfica, com base em diferentes autores, e coleta de dados por meio de observações de situações pedagógicas, aplicação de questionário e entrevista com professores e alunos da classe de trompete. Posteriormente, foi realizada a análise dos dados obtidos acerca do uso e concepção dos professores e alunos a respeito das ferramentas utilizadas para estudar e aprender, aqui denominadas estratégias. Assim sendo, foi possível identificar que os docentes e discentes da classe de trompete dos cursos de graduação em música da UFPB, recorrem a estratégias cognitivas, metacognitivas, motivacionais e de apoio, mesmo sem identifica-las ou aplica-las de modo ordenado, ou sistêmico. De tal modo, concluímos que os objetivos desta pesquisa foram atingidos, uma vez que foi possível compreender quais estratégias de estudo e aprendizagem são utilizadas nos cursos de graduação em música com habilitação em trompete da UFPB, identificar a concepção dos alunos e professores sobre o tema e discutir e analisar os dados coletados.
Abstract: This work seeks to understand which study and learning strategies are used by trumpet teachers and students of the undergraduate music courses of the Federal University of Paraiba. To this end, a literature review was carried out, based on different authors, and data collectionwas carried out through observations of pedagogical situations, application of a questionnaire and interviews with teachers and students of the trumpet class. Subsequently, the data obtained about the use and conception of teachers and students regarding the tools used to study and learn, here called strategies, were analyzed. Thus, it was possible to identify that the professors and students of the trumpet class of the undergraduate music courses at UFPB, resort to cognitive, metacognitive, motivational and support strategies, even without identifying or applying them in an orderly or systemic way. In this way, we conclude that the objectives of this research were achieved, since it was possible to understand which study and learning strategies are used in the undergraduate courses in music with trumpet qualification at UFPB, to identify the conception of students and teachers on the theme and to discuss and analyze the data collected.
Palavras-chave: Música (Licenciatura)
Trompete - Ensino-aprendizagem
Trompete - Ensino - UFPB
Trompete - Estratégia de ensino
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Música
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31681
Data do documento: 9-Mai-2024
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LFC25052024.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons