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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31690| Tipo: | TCC |
| Título: | Explorando Padrões Artísticos em Pinturas Impressionistas: Uma Abordagem de Aprendizado Não Supervisionado |
| Autor(es): | Félix, Pedro Lucas Rangel |
| Primeiro Orientador: | Rêgo, Thaís Gaudencio do |
| Resumo: | Na confluência da arte e da ciência, o volume de pesquisas que exploram a aplicação de técnicas de inteligência artificial na análise de obras de arte tem crescido rapidamente. Este estudo buscou contribuir para esse campo em expansão, focando especificamente na análise computacional de pinturas impressionistas. Confrontados com a vastidão e a complexidade das obras artísticas, a tarefa de extrair conhecimento significativo representa um desafio computacional significativo. A implementação presente neste estudo segue com a redução de dimensionalidade das características extraídas de 304 pinturas impressionistas com PCA e t-SNE, e métodos de agrupamento, como k-means e agrupamento hierárquico. Utilizando o método do cotovelo, concluiu-se que cinco era o número ideal de agrupamentos, tanto para o PCA, quanto para o t-SNE. Esta descoberta foi reforçada pelo coeficiente de silhueta, que evidenciou uma coesão superior para o agrupamento k-means com k = 5. Os resultados também evidenciaram uma avaliação singular no que diz respeito ao gênero, com o método PCA e k-means com k = 5 apresentando uma entropia superior de gêneros, seja com 1,868 para dados não normalizados ou 2,341 para dados normalizados. Da mesma forma, esse método de agrupamento liderou a entropia de artistas, com um valor de 4,036 para dados não normalizados e 4,186 para dados normalizados. No entanto, no caso do t-SNE, embora o k-means com k = 5 também tenha demonstrado superioridade nos valores de entropia dos anos e artistas. Ainda assim, a métrica de entropia geral do t-SNE corroborou a eficácia do agrupamento k-means com k = 5. |
| Abstract: | At the confluence of art and science, the volume of research exploring the application of artificial intelligence techniques in the analysis of works of art has grown rapidly. This study sought to contribute to this expanding field, focusing specifically on the computational analysis of impressionist paintings. Faced with the vastness and complexity of artistic works, the task of extracting meaningful knowledge represents a significant computational challenge. The implementation present in this study proceeded with the reduction of dimensionality of the features extracted from 304 impressionist paintings with PCA and t-SNE, and clustering methods such as k-means and hierarchical clustering. Using the elbow method, it was concluded that five was the ideal number of clusters, both for PCA and for t-SNE. This f inding was reinforced by the silhouette coefficient, which evidenced superior cohesion for the k-means clustering with k = 5. The results also showed a unique evaluation with respect to genre, with the PCA method and k-means with k = 5 showing a higher genre entropy, whether with 1,868 for unnormalized data or 2,341 for normalized data. Similarly, this clustering method led the entropy of artists, with a value of 4,036 for unnormalized data and 4,186 for normalized data. However, in the case of t-SNE, although k-means with k = 5 also demonstrated superiority in the entropy values of years and artists. Still, the general entropy metric of t-SNE corroborated the efficacy of k-means clustering with k = 5. |
| Palavras-chave: | Análise computacional de arte Inteligência artificial Aprendizado profundo Processamento de imagem Arte impressionista |
| CNPq: | CNPQ::OUTROS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Computação Científica |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31690 |
| Data do documento: | 22-Jun-2023 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciência da Computação - CI |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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