Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31692
Tipo: TCC
Título: O desenvolvimento musical infantil através do teclado : reflexões e análise de materiais didáticos .
Título(s) alternativo(s): Children's musical development through the keyboard: reflections and analysis of teaching materials.
Autor(es): Aparecido, Mauricio Giovanni Carvalho
Primeiro Orientador: Andrade, Klesia Garcia
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar a articulação entre materiais didáticos e o desenvolvimento musical da criança de três a cinco anos, através do teclado. Os objetivos específicos foram: Discutir o desenvolvimento musical infantil na primeira infância (até 5 anos de idade); Analisar dois materiais didáticos de musicalização através do teclado para crianças de até cinco anos de idade; Identificar os conteúdos, gêneros musicais e atividades propostas, nos materiais didáticos, passíveis de serem utilizados com crianças de até cinco anos de idade. Para isto foi desenvolvida uma pesquisa documental onde foram analisados dois recursos: o livro "Piano Pérolas: Quem brinca já chegou!" e o aplicativo "Simply Piano". O estudo reforça a importância da educação musical na formação integral da criança, conforme diretrizes do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e da Base Nacional Comum Curricular, e discute a relevância de experiências musicais diversificadas para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social na primeira infância. A prática musical é apresentada como essencial para a expressão criativa e o desenvolvimento de habilidades fundamentais, apoiada por abordagens educacionais que promovem a imersão musical e o aprendizado participativo. No entanto, foram identificadas algumas limitações. O mecanismo de feedback imediato do aplicativo pode captar erroneamente sons do ambiente, a necessidade de supervisão adulta para crianças de três a cinco anos, a dependência de uma conexão à internet constante e a necessidade de uma assinatura paga para acesso total ao conteúdo. Apesar dessas limitações, a pesquisa concluiu que esses recursos, quando utilizados de forma complementar e sob a orientação de um professor, podem oferecer uma abordagem lúdica e eficaz para o ensino de música para crianças na primeira infância. Ao final proponho futuras pesquisas sobre a primeira infância e o ensino de instrumentos de teclas, destacando a necessidade de explorar mais profundamente os materiais didáticos adequados para esta faixa etária e como eles podem ser otimizados para o ensino de teclado.
Abstract: This research had the general objective of investigating the articulation between teaching materials and the musical development of children aged three to five, through the keyboard. The specific objectives were: Discuss children's musical development in early childhood (up to 5 years of age); Analyze two teaching materials on musicalization using the keyboard for children up to five years of age; Identify the contents, musical genres and activities proposed in the teaching materials that can be used with children up to five years of age. For this purpose, documentary research was carried out in which two resources were analyzed: the book "Piano Pérolas: Quem Brin Já Arrived!" and the "Simply Piano" app. The study reinforces the importance of musical education in the integral formation of children, according to guidelines from the National Curricular Reference for Early Childhood Education and the National Common Curricular Base, and discusses the relevance of diverse musical experiences for cognitive, emotional and social development in early childhood. . Musical practice is presented as essential for creative expression and the development of fundamental skills, supported by educational approaches that promote musical immersion and participatory learning. However, some limitations were identified. The app's immediate feedback mechanism may erroneously pick up environmental sounds, the need for adult supervision for children aged three to five, the reliance on a constant internet connection, and the need for a paid subscription for full access to content. Despite these limitations, the research concluded that these resources, when used in a complementary way and under the guidance of a teacher, can offer a playful and effective approach to teaching music to children in early childhood. In the end, I propose future research on early childhood and the teaching of keyboard instruments, highlighting the need to explore more deeply the teaching materials suitable for this age group and how they can be optimized for keyboard teaching.
Palavras-chave: Música (Licenciatura)
Educação musical infantil
Teclado - Ensino
Piano Pérolas (Livro) - Análise
Musicalização - Materiais didáticos
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Música
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31692
Data do documento: 6-Mai-2024
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MGCA22052024.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons