Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31697
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAzevedo, Francisco Jose Ferreira de-
dc.date.accessioned2024-09-04T14:13:56Z-
dc.date.available2024-09-04T14:13:56Z-
dc.date.issued2024-04-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31697-
dc.description.abstractThe objective of this research is to verify whether the presence of educational units has positively contributed to local economic growth through the analysis of variations in the Municipal Gross Domestic Product in municipalities of 50,000 to 100,000 inhabitants in the period from 2018 to 2021. The delimitation of the study area considered the presence of public higher education institutions in the municipalities included in the mentioned population range. The theoretical foundation was based on the proposed Human Capital Theory. The theoretical foundation used consisted of the effects on revenue flows in the economy of the municipalities as a consequence of the presence of Higher Education Institutions. The research methodology consisted of the econometric model of Multiple Regression of Panel Data to verify if the variables of number of enrollments and number of graduates as proxies for higher education can explain the variations in the economic growth variable. The research results did not indicate significant evidence to support the hypothesis that the presence of public higher education institutions contributes to the economic growth of the municipalities from 2018 to 2021. However, it was possible to indicate actions of public management attribution, pertinent to the improvement in the availability of higher education indicators as an intermediary for the development of policies for the improvement in the dynamics between the universities and the analyzed municipalities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2024-07-16T21:12:14Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FJFA16072024.pdf: 803146 bytes, checksum: 980aafacdb7e99a4e15c7a0e3b6a0ab8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2024-09-04T14:13:56Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FJFA16072024.pdf: 803146 bytes, checksum: 980aafacdb7e99a4e15c7a0e3b6a0ab8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-04T14:13:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FJFA16072024.pdf: 803146 bytes, checksum: 980aafacdb7e99a4e15c7a0e3b6a0ab8 (MD5) Previous issue date: 2024-04-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectCrescimento econômicopt_BR
dc.subjectEducação e crescimento econômicopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento regionalpt_BR
dc.subjectMunicípios da Paraíbapt_BR
dc.titleEnsino público superior e crescimento econômico: uma análise de painel para municípios da Paraíbapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Carla Calixto da-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é verificar se a presença das unidades de ensino contribuiu positivamente para o crescimento econômico local através da análise das variações do Produto Interno Bruto Municipal nos municípios de 50.000 a 100.000 habitantes no período de 2018 a 2021. A delimitação da área de estudo considerou a presença de instituições públicas de ensino superior nos municípios inseridos na faixa populacional mencionada. A fundamentação teórica foi pautada na Teoria do Capital Humano proposta. A fundamentação teórica utilizada constou dos efeitos nos fluxos de receita na economia dos municípios como consequência da presença de Instituições de Ensino Superior. A metodologia da pesquisa constou do modelo econométrico de Regressão Múltipla de Dados em Painel para verificar se as variáveis de número de matrículas e número de concluintes como proxies de ensino superior podem explicar as variações na variável crescimento econômico. Os resultados da pesquisa não indicaram evidências significativas para a sustentação da hipótese de que a presença de instituições públicas de ensino superior contribui para o crescimento econômico dos municípios de 2018 a 2021. Contudo, foi possível indicar ações de atribuição da gestão pública, pertinentes a melhoria na disponibilização de indicadores de ensino superior como intermédio para o desenvolvimento de políticas para a melhoria na dinâmica entre as universidades e os municípios analisados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGestão Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Bacharelado em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FJFA16072024.pdf784,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons