Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31712
Tipo: TCC
Título: A luta da paraíba para conseguir a implantação do espanhol
Autor(es): Oliveira, Anne Taylenne Do Nascimento
Primeiro Orientador: Cuello, Ruth Marcela Bown
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo falar sobre a luta que o estado da Paraíba vem enfrentando para conseguir a implantação da língua espanhola na Rede Estadual de Ensino, bem como, na Rede Municipal de todas as cidades do Estado. Contamos um pouco da História do ensino da disciplina de língua espanhola no Brasil sob o ponto de vista de autores como Belloto (1992) Sedycias (2005) e alguns documentos governamentais, e logo continuamos com as dificuldades da implantação da língua no Estado da Paraíba colhendo depoimentos e documentos. Mesmo com a Lei do espanhol atualmente revogada, percebemos que, durante seus dez anos de vigência, o órgão responsável não fez a inclusão da disciplina em nenhum momento na rede curricular de ensino, desobedecendo assim a lei. Com isso, puderam-se discutir alguns aspectos acerca da lei 11.161/2005 como também da Lei Estadual nº 11.191/2018 que oficializou e garantiu a implantação da disciplina na Rede Estadual de Ensino, que, com a pressão da Associação de Professores do Estado da Paraíba (APEEPB), alguns municípios já possuem o espanhol em sua grade curricular. Sendo assim, o presente trabalho é uma reflexão sobre todo esse processo que a Paraíba vem enfrentando para conseguir que a língua espanhola esteja presente nas escolas assim como a língua inglesa.
Abstract: El presente trabajo tiene como objetivo hablar sobre la lucha que el estado de Paraíba viene enfrentando para lograr la implantación de la lengua española en la Red Estatal de Enseñanza, así como en la Red Municipal de todas las ciudades del Estado. Contamos un poco de la historia de la enseñanza de la disciplina de lengua española en Brasil bajo el punto de vista de autores como Belloto (1992) Sedycias (2005) y algunos documentos gubernamentales y luego continuamos con las dificultades de la implantación de la lengua en el Estado de Paraíba recogiendo testimonios y documentos. Incluso con la Ley del español actualmente derogada, percibimos que, durante sus diez años de vigencia, el órgano responsable no hizo la inclusión de la disciplina en ningún momento en la red curricular de enseñanza, desobedeciendo así la ley. Con eso, se pudieron discutir algunos aspectos acerca de la ley 11.161/2005 como también de la Ley Estatal nº 11.191/2018 que oficializó y garantizó la implantación de la disciplina en la Red Estatal de Enseñanza, que, con la presión de la Asociación de Profesores del Estado de Paraíba (APEEPB), algunos municipios ya poseen el español en su plan de estudios. Por lo tanto, el presente trabajo es una reflexión sobre todo ese proceso que Paraíba viene enfrentando para conseguir que la lengua española esté presente en las escuelas, así como la lengua inglesa.
Palavras-chave: Ensino
Lei
Língua Espanhola
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31712
Data do documento: 23-Nov-2020
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnneTaylenneDoNascimentoOliveira_TCC.pdfTCC2,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
AnneTaylenneDoNascimentoOliveira_TERMO.pdfTERMO575,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons