Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31739
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Maria Beatriz Figueiredo de-
dc.date.accessioned2024-09-09T15:02:59Z-
dc.date.available2024-09-09-
dc.date.available2024-09-09T15:02:59Z-
dc.date.issued2024-05-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31739-
dc.description.abstractThis term Paper, presented in the format of an experience report, aims to reflect on a geographic education that is aligned with anti-racist educational practices, consequently, decolonial. We believe that discussions regarding spatial production processes play a pivotal role in either perpetuating or subverting the racial ideology pervading Brazilian society. Thus, from the perspective of education as an emancipatory process, an attempt was made to reflect on the practical importance of connecting these discussions in the curricular content of the Geography discipline. The research is grounded in bibliographic research on the education of ethnic-racial relations and the theoretical and practical experiences afforded by Supervised Teaching Internship II course, a curricular component of the Geography Teaching Degree program at the Federal University of Paraíba (UFPB). This internship, which took place at the Prof. Anayde Beiriz Municipal School in João Pessoa—PB, Brazil, with an 8th-grade class, addressed the topic of 'Africa: diversity and culture.'The decision to address this theme emanated from discussions on the Ethnic-Racial Relations Education discipline and the Teaching Internship II course. Such interaction reinforces the importance of continuous rumination on teaching practice, highlighting the need for theoretical actions with practical methods and practical experiences with theoretical understanding.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2024-09-09T15:02:59Z No. of bitstreams: 1 MBFL09092024 .pdf: 2061831 bytes, checksum: aec57deb3e536ea893d00e8034188125 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-09T15:02:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MBFL09092024 .pdf: 2061831 bytes, checksum: aec57deb3e536ea893d00e8034188125 (MD5) Previous issue date: 2024-05-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectEducação geográficapt_BR
dc.subjectEducação das relações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.titleÁfrica e questões étnico-raciais: relato de experiência de estágio supervisionado em geografia na Escola Professora Anayde Beiriz - João Pessoa-PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Albuquerque, Maria Adailza Martins de-
dc.description.resumoNeste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), apresentado sob o formato de relato de experiência, procuramos refletir sobre uma educação geográfica que esteja alinhada com práticas educacionais antirracistas, e para tanto, decoloniais, entendendo que as discussões com relação aos processos de produção espacial possuem posição central com referência à perpetuação ou subvenção da ideologia racial impregnada na sociedade brasileira. Sendo assim, sob a ótica de educação enquanto processo emancipador, buscou-se refletir acerca da importância do entrelaçamento dessas discussões com os conteúdos programáticos da disciplina de Geografia. O presente relato está amparado em pesquisas bibliográficas sobre a educação das relações étnico-raciais e sob as vivenciais teóricas e práticas possibilitadas pela disciplina de Estagio Supervisionado de Ensino II, constituinte curricular do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), cuja realização se deu na Escola Municipal Prof.ª Anayde Beiriz, João Pessoa - PB, em uma turma do 8º ano de ensino fundamental, com a qual abordamos a temática “África: diversidade e cultura”. O interesse por trabalhar com tal temática também foi mobilizado pelas discussões promovidas na disciplina de Educação das relações Étnico-raciais, juntamente a referida disciplina de Estagio de Ensino II. O que reforça a ideia da importância do processo de constante reflexão sobre a prática docente e, portanto, conexão das açõesteóricas com as ações práticas, e das ações práticas com as ações teóricas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGeociênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MBFL09092024 .pdf2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.