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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31743| Tipo: | TCC |
| Título: | Vivências e comportamento em informação dos discentes - pessoa com deficiência - da UniversidadeFederal da Paraíba |
| Autor(es): | Theodoro, Gislayne Perez |
| Primeiro Orientador: | Costa, Luciana Ferreira da |
| Resumo: | A pesquisa em relato tem como objetivo analisar o comportamento em informação dos discentes – Pessoas com deficiência - dos cursos de graduação da UFPB, e as implicações da pandemia de COVID-19 neste comportamento. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como bibliográfica, descritiva e exploratória, de abordagem quantitativa e qualitativa. Como instrumento de coleta de dados, aplica questionário elaborado por meio do Google Forms, disponibilizado, aos sujeitos da pesquisa, via aplicativo multiplataforma de mensagem instantânea e chamada de voz, o WhatsApp. Adota a Análise de Conteúdo para sistematizar as categorias temáticas quanto ao perfil, necessidade, busca e uso da informação e, por último, implicações da pandemia de COVID-19 no comportamento em informação. Os resultados dão conta de que os discentes - Pessoas com Deficiência – têm entre 24 e 30 anos de idade, com deficiência visual, em sua maioria, e presentes nos mais diversos cursos ofertados pela Universidade Federal da Paraíba, tais como Biblioteconomia, História, Medicina, Engenharia da Computação, dentre outros. Uma parte do grupo investigado participa de projetos de pesquisa e de extensão no âmbito da universidade. O comportamento de busca e uso de informação dos discentes perpassa por acesso à Internet, massivo uso de redes sociais e aplicativo de comunicação e busca de informação, com maior incidência, em bibliotecas digitais. A necessidade de informação ocorre para atendimento às exigências acadêmicas, mas também figuram necessidades por informações médicas e de saúde. Neste processo de busca de informação, os discentes enfrentam barreiras, sendo apontadas, com maior frequência, barreiras do tipo financeira, tecnológica e linguística, além de institucional. Acerca das implicações da pandemia de COVID-19, evidencia estas a partir da exigência de disciplinas online durante o período de isolamento social, a relação discente-docente e as estratégias da universidade, bem como dos cursos para garantir o efetivo comportamento em informação destes discentes no âmbito do curso. Conclui que o comportamento em informação dos discentes – pessoa com deficiência – está ancorado em canais de informação tradicionais como os livros, artigos científicos, telejornais, e outros, mas, sobretudo, em canais contemporâneos, marcados pelas possibilidades das tecnologias digitais de informação e comunicação, como as redes sociais na Internet e podcasts. |
| Abstract: | The research in this report aims to analyze the information behavior of students - People with disabilities - of UFPB's undergraduate courses, and the implications of the COVID-19 pandemic on this behavior. Methodologically, the research is characterized as bibliographic, descriptive, and exploratory, with a quantitative and qualitative approach. As a data collection instrument, a questionnaire prepared using Google Forms was applied, and made available to the research subjects via a multiplatform instant messaging and voice call application, WhatsApp. It adopts Content Analysis to systematize the thematic categories regarding the profile, need, search, and use of information and, finally, implications of the COVID-19 pandemic on information behavior. The results show that the students - People with Disabilities - are between 24 and 30 years old, with visual impairment, for the most part, and present in the most diverse courses offered by the Federal University of Paraíba, such as Library Science, History, Medicine, Computer Engineering, among others. Part of the investigated group participates in research and extension projects within the university. The behavior of searching and using information involves access to the Internet, massive use of social networks and communication, and information search applications, with a greater incidence in digital libraries. The need for information occurs to meet academic requirements, but there are also needs for medical and health information. In this process of searching for information, students face barriers, with financial, technological, and linguistic barriers, as well as institutional ones, being most frequently highlighted. Regarding the implications of the COVID-19 pandemic, it highlights these based on the requirement for online subjects during the period of social isolation, the student-teacher relationship, and the university's strategies, as well as the courses to guarantee the effective information behavior of these students within the scope of the course. It concludes that the information behavior of students – people with disabilities – is anchored in traditional information channels such as books, scientific articles, television news, and others, but, above all, in contemporary channels, marked by the possibilities of digital information and communication technologies, such as social networks on the Internet and podcasts. |
| Palavras-chave: | Comportamento em informação Necessidade, busca e uso da informação Pessoas com deficiência Pandemia de Covid-19 |
| CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS ATUARIAIS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Sociais Aplicadas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31743 |
| Data do documento: | 14-Nov-2023 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Biblioteconomia |
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