Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31745Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | CABRAL, SARAH CARVALHO VASCONCELOS | - |
| dc.date.accessioned | 2024-09-09T16:40:17Z | - |
| dc.date.available | 2024-09-09T16:40:17Z | - |
| dc.date.issued | 2023-11-12 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31745 | - |
| dc.description.abstract | This final paper examines what Transgressive Fiction is from its historical and cultural context, through analyses of the contemporary works It Ends with Us by Colleen Hoover and The Vegetarian by Han Kang. We see these novels as transgressive through psychoanalytic perspectives, as studied by Freud in his works Civilization and Its Discontents and Instincts and their Vicissitudes, and by Elisabeth Roudinesco in her work Our Dark Side: A History of Perversion, as well as philosophical and sociological perspectives, as studied by Foucault in The History of Sexuality: The Will to Knowledge. We present arguments that justify why these works are considered transgressive and why this type of literature continues to be relevant today, given the many violations and discomforts it brings to those who read them. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2024-09-09T16:40:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TCC SARAH CABRAL.pdf: 405357 bytes, checksum: e025aba249128066cbe5d594d9ac9d1f (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-09-09T16:40:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TCC SARAH CABRAL.pdf: 405357 bytes, checksum: e025aba249128066cbe5d594d9ac9d1f (MD5) Previous issue date: 2023-11-12 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Literatura Transgressora. Romance. Collen Hoover. Han Kang. | pt_BR |
| dc.title | LITERATURA TRANSGRESSORA: POR QUE AINDA IMPORTA? UMA ANÁLISE DOS ROMANCES “É ASSIM QUE ACABA”, DE COLLEEN HOOVER, E “A VEGETARIANA”, DE HAN KANG. | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Lima, Danielle Dayse Marques de | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso examina o que é Literatura Transgressora a partir de seu contexto histórico e cultural, por meio de análises das obras contemporâneas É Assim que Acaba, escrito por Colleen Hoover, e A Vegetariana, escrito por Han Kang. Enxergamos esses romances como transgressores através de perspectivas psicanalíticas, estudadas por Freud nas obras O Mal-Estar na Civilização e As Pulsões e seus Destinos, e por Elisabeth Roudinesco na sua obra A Parte Obscura de Nós Mesmos: Uma história dos perversos, filosóficas e sociológicas estudadas por Foucault em História da Sexualidade: A vontade de saber. Apresentamos argumentos que justificam por que estas obras são consideradas transgressoras e o porquê desse tipo de literatura ainda estar em voga hodiernamente, tendo em vista suas muitas violações e desconfortos trazidos àqueles que os leem. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Estrangeiras Modernas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC SARAH CABRAL.pdf | 395,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
