Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3174
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Valdenice Pereira de-
dc.date.accessioned2017-12-12T12:50:00Z-
dc.date.available2013-04-16-
dc.date.available2017-12-12T12:50:00Z-
dc.date.issued2013-04-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3174-
dc.description.abstractAmong the various studies on language acquisition, one of the research that is gaining momentum is that it proposes to observe the multimodal aspect of language, such works have enriched the research in the field of language acquisition significantly. It is from this perspective that Mc Neil (1985) proposes that gesture and speech are in the same matrix of meaning, in other word, it is the gestures and verbal productions as components of multimodality in language acquisition. Thus, this study aims to analyze the presence of iconic gestures and its relationship with the verbal productions in the early interactions between mother and baby, enabling the understanding of the construction of this gesture. Therefore, in addition to we base in Mc Neil (1985) with regard to the relationship between gesture and speech, we also consider the contributions of Laver (2000) and Kendon (1982) in thier observation of gestures in the process of interaction . In regard to the studies of gestures, Kendon (1982) plays a significant role in classifying gestural motions from a continuous called "Continuous Kendon". Through this continuous emblematic gestures are classified as a type of gesture that is culturally determined. For the development of this work, we use mainly the aforementioned theoretical discussions and analyze data in a video in which mother and child interact in a more naturalistic context possible. Preliminary analyzes indicate that the use of emblematic gestures by dyad is a process of extreme relevance to the contexts in which arise the first productions verbal baby. Thus we seek to identify situations that arise in gestures emblematic and what their contribution to the child's linguistic development, and these gestures are not related to speech production. Preliminary analyzes indicate that the use of emblematic gestures by the child process is of extreme relevance to the contexts in which the first manifestations arise in child language.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-12T12:50:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) VPL16042013.pdf: 657555 bytes, checksum: c24885523456ebd91bc51cdc4d27671a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-12T12:50:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) VPL16042013.pdf: 657555 bytes, checksum: c24885523456ebd91bc51cdc4d27671a (MD5) Previous issue date: 2013-04-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectGestos emblemáticospt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectAquisição da linguagempt_BR
dc.titleA construção dos gestos emblemáticos na aquisição da linguagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra-
dc.description.resumoDentre os variados estudos em aquisição da linguagem, uma das investigações que vem ganhando impulso é a que se propõe observar o aspecto multimodal da língua; tais trabalhos têm enriquecido as pesquisas no campo da aquisição da linguagem de forma significativa. É partindo dessa perspectiva, que McNeil (1985) propõe que gesto e fala encontram-se numa mesma matriz de significação, ou seja, considera-se os gestos e as produções verbais como componentes da multimodalidade em aquisição da linguagem. Assim, o presente trabalho tem por objetivo analisar a presença dos gestos emblemáticos e sua relação com as produções verbais nas primeiras interações entre mãe e bebê, possibilitando à compreensão da construção desse gesto. Para tanto, além de nos pautarmos em McNeil (1985) no que diz respeito à relação entre gesto e fala, também levamos em consideração as contribuições de Laver (2000) e Kendon (1982) em relação á observação dos gestos no processo de interação. Ao que concerne aos estudos da gestualidade, Kendon (1982) desempenha um significativo papel ao classificar os movimentos gestuais a partir de um contínuo, chamado "Contínuo de Kendon". Através desse contínuo, os gestos emblemáticos são classificados como um tipo de gesto que são culturalmente determinados. Para o desenvolvimento do referido trabalho, utilizamos principalmente, as discussões teóricas mencionadas anteriormente e analisaremos dados em vídeo em que mãe e bebê interagem em contexto o mais naturalístico possível. Análises preliminares apontam que a utilização dos gestos emblemáticos pela díade é um processo de extrema relevância para os contextos nos quais surgem as primeiras produções verbais do bebê. Dessa forma, buscamos identificar em que situações surgem os gestos emblemáticos e qual sua contribuição no desenvolvimento linguístico da criança, e se esses gestos estão relacionados ao não à produção de fala. Análises apontam que a utilização dos gestos emblemáticos pela criança é um processo de extrema relevância para os contextos nos quais surgem as primeiras manifestações de linguagem na criança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VPL16042013.pdf642,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons