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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31750
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Jadylma Cleia Gomes de-
dc.date.accessioned2024-09-09T16:54:57Z-
dc.date.available2024-09-09T16:54:57Z-
dc.date.issued2023-11-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31750-
dc.description.abstractThis research addresses the relevance of school libraries in the educational context, based on the legislation that supports the presence of these spaces at all levels of education and the role of the librarian supported by laws such as Law No. 4.084/1962 and Law No. 12.244/2010. Given the regulated nature of the profession and its social importance, it is noticeable that there is no librarian recruitment process in the state of Paraíba.Thus, the need arose to outline the questioning regarding the effective presence in the staff of Integral Citizen Schools (ECI) in Paraíba, considering the transformations in the structure of high school in the state. This research is characterized as exploratory with a qualitative and quantitative approach. Data collection was based on official documents from archives contained in the virtual environment of the Paraíba Department of Education and correspondences to institutions. Through the quantitative survey of active librarians in ECI and their workspaces, it was possible to identify the situation of these professionals in the state's integral education institutions, as well as emphasize the relevance of this investigation for the need to continue exploring this theme and, above all, make visible the real situation of the demand for librarians in the state of Paraíba to demand effective actions from the competent authorities. It is concluded that Integral Citizen Schools in Paraíba do not have librarians in their staff. Furthermore, the Department of Education does not show any prospects for conducting a recruitment process to meet the demand for librarians in ECI.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabrielly Coelho (gabriellysscoelho@gmail.com) on 2024-08-26T19:39:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JCGA26082024.pdf: 1389046 bytes, checksum: baab09ae1c63da05ee37be693a20a8cf (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2024-09-09T16:54:57Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JCGA26082024.pdf: 1389046 bytes, checksum: baab09ae1c63da05ee37be693a20a8cf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-09T16:54:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JCGA26082024.pdf: 1389046 bytes, checksum: baab09ae1c63da05ee37be693a20a8cf (MD5) Previous issue date: 2023-11-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiblioteca pública escolarpt_BR
dc.subjectEscola Cidadã Integral da Paraíbapt_BR
dc.subjectBibliotecário escolarpt_BR
dc.titleConfronto de realidades: bibliotecas e bibliotecários no contexto das Escolas Cidadãs Integrais da Paraíbapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Ediane Toscano Galdino de-
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda a pertinência das bibliotecas escolares no contexto educacional a partir da legislação que fundamenta a presença desses espaços em todos os níveis de ensino e o papel do bibliotecário respaldado por leis como a nº 4.084/1962 e a Lei nº 12.244/2010. Diante da condição de uma profissão regulamentada e de interesse social é perceptível a inexistência de concurso para Bibliotecário no âmbito do estado da Paraíba. Desse modo surgiu a necessidade de delinear o questionamento sobre a efetiva presença no quadro de pessoal das Escolas Cidadãs Integrais (ECI) na Paraíba, tendo em vista as transformações na estrutura do ensino médio do referido Estado. Essa pesquisa é caracterizada como exploratória com abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi realizada com base em documentos oficiais de arquivos contidos em ambiente virtual da Secretaria de Educação da Paraíba e em correspondências para as instituições. A partir da realização do levantamento quantitativo de bibliotecários ativos nas ECI e seus espaços de trabalho foi possível identificar a situação desses profissionais nas instituições de ensino integral do estado, como também ressaltar a relevância dessa investigação para a necessidade de continuar explorando essa temática e, sobretudo visibilizar a real situação da demanda de bibliotecários no estado da Paraíba para exigir ações efetivas das autoridades competentes. Conclui se que as Escolas Cidadãs Integrais da Paraíba, não apresentam em seu quadro de funcionários a presença do bibliotecário. Ademais, a secretaria de Educação não apresenta perspectivas de realização de concurso para atender a demanda de bibliotecários nas ECI.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS ATUARIAISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

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