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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31750
Tipo: TCC
Título: Confronto de realidades: bibliotecas e bibliotecários no contexto das Escolas Cidadãs Integrais da Paraíba
Autor(es): Andrade, Jadylma Cleia Gomes de
Primeiro Orientador: Carvalho, Ediane Toscano Galdino de
Resumo: Esta pesquisa aborda a pertinência das bibliotecas escolares no contexto educacional a partir da legislação que fundamenta a presença desses espaços em todos os níveis de ensino e o papel do bibliotecário respaldado por leis como a nº 4.084/1962 e a Lei nº 12.244/2010. Diante da condição de uma profissão regulamentada e de interesse social é perceptível a inexistência de concurso para Bibliotecário no âmbito do estado da Paraíba. Desse modo surgiu a necessidade de delinear o questionamento sobre a efetiva presença no quadro de pessoal das Escolas Cidadãs Integrais (ECI) na Paraíba, tendo em vista as transformações na estrutura do ensino médio do referido Estado. Essa pesquisa é caracterizada como exploratória com abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi realizada com base em documentos oficiais de arquivos contidos em ambiente virtual da Secretaria de Educação da Paraíba e em correspondências para as instituições. A partir da realização do levantamento quantitativo de bibliotecários ativos nas ECI e seus espaços de trabalho foi possível identificar a situação desses profissionais nas instituições de ensino integral do estado, como também ressaltar a relevância dessa investigação para a necessidade de continuar explorando essa temática e, sobretudo visibilizar a real situação da demanda de bibliotecários no estado da Paraíba para exigir ações efetivas das autoridades competentes. Conclui se que as Escolas Cidadãs Integrais da Paraíba, não apresentam em seu quadro de funcionários a presença do bibliotecário. Ademais, a secretaria de Educação não apresenta perspectivas de realização de concurso para atender a demanda de bibliotecários nas ECI.
Abstract: This research addresses the relevance of school libraries in the educational context, based on the legislation that supports the presence of these spaces at all levels of education and the role of the librarian supported by laws such as Law No. 4.084/1962 and Law No. 12.244/2010. Given the regulated nature of the profession and its social importance, it is noticeable that there is no librarian recruitment process in the state of Paraíba.Thus, the need arose to outline the questioning regarding the effective presence in the staff of Integral Citizen Schools (ECI) in Paraíba, considering the transformations in the structure of high school in the state. This research is characterized as exploratory with a qualitative and quantitative approach. Data collection was based on official documents from archives contained in the virtual environment of the Paraíba Department of Education and correspondences to institutions. Through the quantitative survey of active librarians in ECI and their workspaces, it was possible to identify the situation of these professionals in the state's integral education institutions, as well as emphasize the relevance of this investigation for the need to continue exploring this theme and, above all, make visible the real situation of the demand for librarians in the state of Paraíba to demand effective actions from the competent authorities. It is concluded that Integral Citizen Schools in Paraíba do not have librarians in their staff. Furthermore, the Department of Education does not show any prospects for conducting a recruitment process to meet the demand for librarians in ECI.
Palavras-chave: Biblioteca pública escolar
Escola Cidadã Integral da Paraíba
Bibliotecário escolar
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS ATUARIAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31750
Data do documento: 16-Nov-2023
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

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