Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31772
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Alícia Lima Pascoal-
dc.date.accessioned2024-09-10T10:38:34Z-
dc.date.available2024-02-22-
dc.date.available2024-09-10T10:38:34Z-
dc.date.issued2024-01-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31772-
dc.description.abstractThe present research seeks to understand the poetic procedures through which Joaquim Cardozo modulates his lyrical subjectivity in his depictions of the cashew, and how this reveals the originality of his poems. To achieve this, focusing on his early lyrical compositions published in the book "Poemas" (1947), the objectives outlined were: 1) Explore the various literary, cultural, and artistic nuances related to the presence of the cashew in Brazilian literature and visual arts. 2) Understand how Joaquim Cardozo uses the image of the cashew to address regional issues and how such a choice implies a proposal on the subject within an authorial aesthetic construction. Thirdly, the aim is to discuss the complexity of amorous lyricism in Joaquim Cardozo's poetry, seeking to understand how Cardozo uses the image of the cashew to poetically discuss the sentiment of love. The theoretical framework collected for this research focuses on the studies by Gilberto Freyre (1996), Antônio Dimas (1996), Souza Barros (1972), Fernando Py (1942), Houaiss (1976), Octávio Paz (1996), with the intention of understanding one of the ways this poet represented the Pernambuco region.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2024-09-10T10:38:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AlíciaLimaPascoalRodrigues_Dissert.pdf: 1640241 bytes, checksum: 227e5fe92cd1d35c972f17140a128e60 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-10T10:38:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AlíciaLimaPascoalRodrigues_Dissert.pdf: 1640241 bytes, checksum: 227e5fe92cd1d35c972f17140a128e60 (MD5) Previous issue date: 2024-01-31en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCrítica literáriapt_BR
dc.subjectPoesia brasileira modernapt_BR
dc.subjectLírica regionalistapt_BR
dc.subjectCaju - Representações simbólicaspt_BR
dc.subjectCardozo, Joaquim, 1897-1978pt_BR
dc.subjectLiterary criticismpt_BR
dc.subjectModern brazilian poetrypt_BR
dc.subjectRegionalist lyricismpt_BR
dc.subjectCashew - Symbolic representationspt_BR
dc.titleRepresentações do caju em Poemas (1947), de Joaquim Cardozopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Cintra, Elaine Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7390714460611186pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5664120321246356pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa busca entender os procedimentos poéticos com que Joaquim Cardozo modula sua subjetividade lírica em suas imagens do caju, e como isto revela a originalidade dos seus poemas. Para isso, tendo como corpora as suas primeiras composições líricas publicadas em livro, a saber, em Poemas (1947). Os objetivos elencados foram: 1) Explorar as diversas nuances literárias, culturais e artísticas relacionadas à presença do caju na literatura brasileira e artes plásticas. 2) Entender a maneira com que Joaquim Cardozo se utiliza da imagem do caju para registrar as questões regionais, e como tal escolha implica em uma proposta sobre o assunto, dentro de uma construção estética autoral. E no terceiro, objetiva-se discutir a complexidade do lirismo amoroso na poesia de Joaquim Cardozo, buscando entender como Cardozo se utiliza da imagem do caju para discorrer poeticamente sobre o sentimento amoroso. O referencial teórico coletado para esta pesquisa centra-se nos estudos deixados por Gilberto Freyre (1996), Antônio Dimas (1996), Souza Barros (1972) Fernando Py (1942), Houaiss (1976), Octávio Paz (1996), com o intuito de entender uma das maneiras que este poeta representou a região pernambucana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlíciaLimaPascoalRodrigues_Dissert.pdf1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons