Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31772Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Rodrigues, Alícia Lima Pascoal | - |
| dc.date.accessioned | 2024-09-10T10:38:34Z | - |
| dc.date.available | 2024-02-22 | - |
| dc.date.available | 2024-09-10T10:38:34Z | - |
| dc.date.issued | 2024-01-31 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31772 | - |
| dc.description.abstract | The present research seeks to understand the poetic procedures through which Joaquim Cardozo modulates his lyrical subjectivity in his depictions of the cashew, and how this reveals the originality of his poems. To achieve this, focusing on his early lyrical compositions published in the book "Poemas" (1947), the objectives outlined were: 1) Explore the various literary, cultural, and artistic nuances related to the presence of the cashew in Brazilian literature and visual arts. 2) Understand how Joaquim Cardozo uses the image of the cashew to address regional issues and how such a choice implies a proposal on the subject within an authorial aesthetic construction. Thirdly, the aim is to discuss the complexity of amorous lyricism in Joaquim Cardozo's poetry, seeking to understand how Cardozo uses the image of the cashew to poetically discuss the sentiment of love. The theoretical framework collected for this research focuses on the studies by Gilberto Freyre (1996), Antônio Dimas (1996), Souza Barros (1972), Fernando Py (1942), Houaiss (1976), Octávio Paz (1996), with the intention of understanding one of the ways this poet represented the Pernambuco region. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2024-09-10T10:38:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AlíciaLimaPascoalRodrigues_Dissert.pdf: 1640241 bytes, checksum: 227e5fe92cd1d35c972f17140a128e60 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-09-10T10:38:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AlíciaLimaPascoalRodrigues_Dissert.pdf: 1640241 bytes, checksum: 227e5fe92cd1d35c972f17140a128e60 (MD5) Previous issue date: 2024-01-31 | en |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Crítica literária | pt_BR |
| dc.subject | Poesia brasileira moderna | pt_BR |
| dc.subject | Lírica regionalista | pt_BR |
| dc.subject | Caju - Representações simbólicas | pt_BR |
| dc.subject | Cardozo, Joaquim, 1897-1978 | pt_BR |
| dc.subject | Literary criticism | pt_BR |
| dc.subject | Modern brazilian poetry | pt_BR |
| dc.subject | Regionalist lyricism | pt_BR |
| dc.subject | Cashew - Symbolic representations | pt_BR |
| dc.title | Representações do caju em Poemas (1947), de Joaquim Cardozo | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Cintra, Elaine Cristina | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7390714460611186 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5664120321246356 | pt_BR |
| dc.description.resumo | A presente pesquisa busca entender os procedimentos poéticos com que Joaquim Cardozo modula sua subjetividade lírica em suas imagens do caju, e como isto revela a originalidade dos seus poemas. Para isso, tendo como corpora as suas primeiras composições líricas publicadas em livro, a saber, em Poemas (1947). Os objetivos elencados foram: 1) Explorar as diversas nuances literárias, culturais e artísticas relacionadas à presença do caju na literatura brasileira e artes plásticas. 2) Entender a maneira com que Joaquim Cardozo se utiliza da imagem do caju para registrar as questões regionais, e como tal escolha implica em uma proposta sobre o assunto, dentro de uma construção estética autoral. E no terceiro, objetiva-se discutir a complexidade do lirismo amoroso na poesia de Joaquim Cardozo, buscando entender como Cardozo se utiliza da imagem do caju para discorrer poeticamente sobre o sentimento amoroso. O referencial teórico coletado para esta pesquisa centra-se nos estudos deixados por Gilberto Freyre (1996), Antônio Dimas (1996), Souza Barros (1972) Fernando Py (1942), Houaiss (1976), Octávio Paz (1996), com o intuito de entender uma das maneiras que este poeta representou a região pernambucana. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AlíciaLimaPascoalRodrigues_Dissert.pdf | 1,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
