Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31773
Tipo: TCC
Título: Conteúdo de arthropoda nos livros do ensino médio: Uma análise didática
Autor(es): Leal, Josielma Pereira
Primeiro Orientador: Guimarães, Andreia de Sousa
Primeiro Coorientador: Brito, Carlos Henrique de
Resumo: A zoologia é o campo da ciência responsável por explicar a vida e o comportamento dos animais vertebrados e invertebrados, além de suas características gerais como locomoção, nutrição, fisiologia e evolução. Dentro do campo da biologia, a zoologia está colocada como conteúdo essencial para a compreensão da vida, desde a educação básica até a superior. Mediante o exposto, o presente trabalho objetivou analisar o conteúdo de Arthropoda presente nas coleções didáticas do ensino médio do segundo volume dos livros didáticos de Biologia escolhidos pelo PNLD/2018 e PNLD/2021 em escolas públicas de três municípios do estado da Paraíba. Para este trabalho utilizou-se da abordagem qualiquantitativa tendo como método a pesquisa bibliográfica, iniciado através de uma leitura teórica exploratória, seguida da leitura de métodos de análise e da construção de tabelas categorizadas. Dentro da análise das obras, foram escolhidos os capítulos relacionados a Zoologia dos Invertebrados, com ênfase em Arthropoda. A partir da análise dos LD’s verificou-se que o conteúdo dos Artrópodes nos livros didáticos do ensino médio se apresenta de maneira técnica e em linguagem científica mais complexa, sendo abordado de maneira fragmentada quase em sua totalidade, estando distante de uma visão de biologia mais experiencial e palpável ao indivíduo que tem acesso ao conteúdo. Portanto é necessário que os livros didáticos estejam contemplando uma linguagem acessível ao principal consumidor do material, o educando, visto que em muitas realidades o livro didático está como única ferramenta. Cabe ao corpo docente, sempre que possível investir em materiais complementares a fim de transmitir um ensino efetivo aos educandos.
Abstract: Zoology is the field of science responsible for explaining the life and behavior of vertebrate and invertebrate animals, as well as their general characteristics such as locomotion, nutrition, physiology and evolution. Within the field of biology, zoology is placed as essential content for understanding life, from basic to higher education. In light of the above, this study aimed to analyze the content of Arthropoda in high school textbooks in the second volume of Biology textbooks chosen by the PNLD/2018 and PNLD/2021 in public schools in three municipalities in the state of Paraíba. For this work, a qualitative-quantitative approach was used, using bibliographic research as the method, starting with an exploratory theoretical reading, followed by the reading of analysis methods and the construction of categorized tables. When analyzing the books, the chapters related to Invertebrate Zoology were chosen, with an emphasis on Arthropoda. The analysis of the textbooks showed that the content of Arthropods in high school textbooks is presented in a technical way and in more complex scientific language, being approached in a fragmented way almost in its entirety, being far removed from a vision of biology that is more experiential and palpable to the individual who has access to the content. It is therefore necessary for textbooks to use a language that is accessible to the main consumer of the material, the student, given that in many realities the textbook is the only tool. It is up to the teaching staff, whenever possible, to invest in complementary materials in order to transmit effective teaching to the students.
Palavras-chave: Invertebrados
Zoologia
Educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31773
Data do documento: 23-Ago-2024
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JPL10092024 - MB299.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons