Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31774
Tipo: | Tese |
Título: | Educação e justiça: constelações teóricas do educar para a não-violência |
Autor(es): | Silva, Aloirmar José da |
Primeiro Orientador: | Brennand, Edna Gusmão de Góes |
Primeiro Coorientador: | Dutra, Delamar José Volpato |
Resumo: | As graves violações de direitos humanos perpetradas durante a Ditadura Militar brasileira e seus rebatimentos no período da (re)democratização e no contexto da atual democracia tornaram evidente a lógica da violência que atravessa os modos de vida que constituem a sociedade brasileira. Desse cenário emergiu esta investigação, cujo foco foi o mapeamento de violações aos direitos humanos perpetradas nesse período, suas manifestações e tipologias, como também as implicações educacionais delas decorrentes. A tese foi desenvolvida a partir de um Sistema de Fontes composto pelos seguintes documentos: Tomos I, II, III, IV e V do Projeto Brasil Nunca Mais; Relatórios Finais produzidos pela Comissão Nacional da Verdade, Comissões Estaduais da Verdade, Comissões Municipais da Verdade e Comissões da Verdade instituídas em Universidades públicas. O objetivo geral consistiu em investigar elementos conceituais necessários à composição de uma perspectiva educacional para não-violência. O percurso metodológico, construído com base na Grounded Theory (Teoria Fundamentada em Dados) e com apoio do software N-Vivo, permitiu identificar elementos conceituais relevantes, categorizá-los, estabelecer a hierarquia de relações entre eles e delineá-los a partir de fundamentos filosóficos, sociológicos e educacionais. Ao operar esse processo investigativo-analítico, surgiu uma inovadora constelação conceitual que, compondo o Educar para não-violência, ancora-o em novas bases teóricas e aponta para alternativas de prevenção e desmobilização da cultura da violência. Como resultado foi criada uma constelação de conceitos, sistematizada em quatro dimensões: moral, política, normativa e pedagógica. A Base Moral articula a categoria de Justiça e as subcategorias Memória, Verdade e Reconhecimento; a Base Política contempla a categoria Política e as subcategorias Liberdade, Igualdade, Esfera Pública e Poder; a Base Normativa, por sua vez, é composta pela categoria de Estado, orbitada pelas subcategorias Democracia e Direitos humanos; e a Base Pedagógica torna evidente a necessidade de compreender a categoria Violência e as subcategorias Terror de Estado, Tortura, Perpetradores de Violência e Anistia, para afirmar o seu reverso, ou seja, a não-violência. Essas dimensões, em seu conjunto, possibilitaram afirmar o Educar para não-violência como educação para justiça, capaz de inspirar processos e projetos educativos que, em diferentes esferas da sociedade, comprometam-se a formar sujeitos aptos a construírem modos de vida democráticos e a participarem de maneira responsável do mundo comum, deslegitimando a violência, protegendo a dignidade humana, resguardando o exercício da liberdade, fomentando a solidariedade individual e coletiva, e estabelecendo a materialização da justiça social como sua finalidade. |
Abstract: | The serious violations of human rights perpetrated during the Brazilian Military Dictatorship and its repercussions in the period of (re)democratization and in the context of current democracy made evident the logic of violence that crosses the ways of life that constitute Brazilian society. From this scenario emerged this investigation whose focus was the mapping of human rights violations perpetrated in that period, their manifestations and typologies, as well as the educational implications resulting from them. The thesis was developed from a System of Sources composed of the following documents: Volumes I, II, III, IV and V of Projeto Brasil Nunca Mais; Final Reports produced by the National Truth Commission, State Truth Commissions, Municipal Truth Commissions and Truth Commissions established in public Universities. The general objective was to investigate conceptual elements necessary for the composition of an educational perspective for non-violence. The methodological route, built based on Grounded Theory (Theory Based on Data) and with the support of the N-Vivo software, allowed identifying relevant conceptual elements, categorizing them, establishing the hierarchy of relationships between them and delineating them from philosophical, sociological and educational foundations. By operating this investigative-analytical process, an innovative conceptual constellation emerged which, composing Educating for non-violence, anchors it in new theoretical bases and points to alternatives for prevention and demobilization of the culture of violence. As a result, a constellation of concepts was created, systematized into four dimensions: moral, political, normative and pedagogical. The Moral Basis articulates the category of Justice and the subcategories Memory, Truth and Recognition; the Political Basis includes the Political category and the subcategories Freedom, Equality, Public Sphere and Power; the Normative Base, in turn, is composed by the category of State, orbited by the subcategories Democracy and Human Rights; and the Pedagogical Basis makes clear the need to understand the category Violence and the subcategories State Terror, Torture, Perpetrators of Violence and Amnesty, in order to affirm its reverse, that is, Non-Violence. These dimensions, as a whole, made it possible to affirm Educating for Non-Violence as education for justice, capable of inspiring educational processes and projects that, in different spheres of society, are committed to forming subjects able to build democratic ways of life and to participate responsibly in the common world, delegitimizing violence, protecting human dignity, safeguarding the exercise of freedom, fostering individual and collective solidarity, and establishing the materialization of social justice as their purpose. RESUMEN. Las graves violaciones a los derechos humanos perpetradas durante la Dictadura Militar brasileña y sus repercusiones en el periodo de (re)democratización y en el contexto de la actual democracia hizo evidente la lógica de la violencia que atraviesa los modos de vida que constituyen la sociedad brasileña. De este escenario surgió esta investigación, cuyo enfoque fue el mapeo de las violaciones de derechos humanos perpetradas durante este período, sus manifestaciones y tipologías, así como sus implicaciones educativas. La tesis se desarrolló a partir de un Sistema de Fuentes compuesto por los siguientes documentos: Tomos I, II, III, IV y V del Proyecto Brasil Nunca Más; Informes Finales producidos por la Comisión Nacional de la Verdad, Comisiones Estatales de la Verdad, Comisiones Municipales de la Verdad y Comisiones de la Verdad instituidas en Universidades públicas. El objetivo general fue investigar elementos conceptuales necesários a la composición de una perspectiva educativa para la no-violencia. El trayecto metodológico, construido bajo la Grounded Theory (Teoría Basada en Datos) y con el apoyo del software N-Vivo, permitió identificar elementos conceptuales relevantes, categorizarlos, establecer la jerarquía de relaciones entre ellos y delinearlos desde los fundamentos filosóficos, sociológicos y educativos. Al operar este proceso investigativo-analítico, surgió una constelación innovadora conceptual que, componiendo el Educar para la no-violencia, la ancla en nuevas bases teóricas y apunta a alternativas de prevención y desmovilización de la cultura de la violencia. Como resultado, se creó una constelación de conceptos, sistematizados en cuatro dimensiones: moral, política, normativa y pedagógica. La Base Moral articula la categoría de Justicia y las subcategorías Memoria, Verdad y Reconocimiento; la Base Política incluye la categoría Política y sus subcategorías Libertad, Igualdad, Esfera Pública y Poder; la Base Normativa, a su vez, está compuesta por la categoría de Estado, orbitada por las subcategorías Democracia y Derechos Humanos; y la Base Pedagógica hace evidente la necesidad de comprender la categoría Violencia y las subcategorías Terror de Estado, Tortura, Perpetradores de Violencia y Amnistía, para hacer valer su reverso, es decir, la no-violencia. Estas dimensiones, en su conjunto, permitieron afirmar el Educar para la no-violencia como educación para la justicia, capaz de inspirar procesos y proyectos educativos que, en diferentes ámbitos de la sociedad, se comprometan por la formación de sujetos capaces de construir modos de vida democráticos y de participar de manera responsable del mundo común, deslegitimando la violencia, protegiendo la dignidad humana, salvaguardando el ejercicio de la libertad, fomentando la solidaridad individual y colectiva, y estableciendo como finalidad la materialización de la justicia social. RÉSUMÉ. Les graves violations des droits de l'homme perpétrées pendant la dictature militaire brésilienne et leurs répercussions pendant la période de (re)démocratisation et dans le contexte de la démocratie actuelle ont mis en évidence la logique de la violence qui imprègne les modes de vie qui composent la société brésilienne. C'est de ce scénario qu'est née la présente recherche, qui s'est attachée à recenser les violations des droits de l'homme perpétrées au cours de cette période, leurs manifestations et leurs typologies, ainsi que leurs implications en matière d'éducation. La thèse a été élaborée à partir d'un Système de Sources composé des documents suivants : Tomes I, II, III, IV et V du Projet « Brasil Nunca Mais » (Plus jamais cela) ; Rapports finaux produits par la Commission Nationale de la Vérité, les Commissions de Vérité des États, les Commissions de Vérité Municipales et les Commissions de Vérité mises en place dans les universités publiques. L’objectif général a consisté à examiner les éléments conceptuels nécessaires à la construction d’une perspective éducative pour la non-violence. La démarche méthodologique, élaborée selon la Grounded Theory (Théorie ancrée) et avec l'appui du logiciel N-Vivo, a permis d'identifier des éléments conceptuels pertinents, de les catégoriser, de hiérarchiser les relations entre eux et de les schématiser sur la base de fondements philosophiques, sociologiques et éducatifs. Ce processus d'investigation et d'analyse a permis de dégager une constellation conceptuelle innovante qui, dans le cadre d'Éduquer à la non-violence, s'ancre dans de nouvelles bases théoriques et indique des alternatives pour la prévention et démobilisation de la culture de la violence. Une constellation de concepts a ainsi été créée, systématisée en quatre dimensions : morale, politique, normative et pédagogique. La Base Morale articule la catégorie de Justice et les sous-catégories Mémoire, Vérité et Reconnaissance ; la Base Politique comprend la catégorie Politique et les sous-catégories Liberté, Égalité, Sphère Publique et Pouvoir ; la Base Normative, quant à elle, est composée de la catégorie d’État, entourée par les sous-catégories Démocratie et Droits de l’homme ; et la Base Pédagogique rend évidente la nécessité de comprendre la catégorie Violence et les sous-catégories Terreur d’État, Torture, Auteurs de Violences et Amnistie, pour affirmer son contraire, c’est-à-dire la non-violence. Ensemble, ces dimensions ont permis d'affirmer qu'Éduquer à la non-violence est une éducation à la justice, capable d'inspirer des processus et des projets éducatifs qui, dans différentes sphères de la société, s'engagent à former des individus capables de construire des modes de vie démocratiques et de participer de manière responsable au monde commun, en délégitimant la violence, en protégeant la dignité humaine, en sauvegardant l'exercice de la liberté, en encourageant la solidarité individuelle et collective, et en se fixant comme objectif la concrétisation de la justice sociale. |
Palavras-chave: | Educação - Não-violência Justiça Ditadura militar - Brasil Direitos humanos Política Teoria fundamentada Education - Non-violence Justice Military dictatorship - Brazil Human rights Policy Grounded theory Educación - No-violencia Justicia Dictadura militar - Brasil Théorie ancrée |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31774 |
Data do documento: | 29-Set-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AloirmarJoséDaSilva_Tese.pdf | 3,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons