Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31779
Tipo: | TCC |
Título: | Tandem aproximando culturas em tempos de pandemia: experiências de implementação do tandem nas aulas de espanhol e português para estrangeiros ufpb-unila |
Autor(es): | Moraes, Geisiane Oliveira |
Primeiro Orientador: | Munoz, Angela Maria Erazo |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar o contexto, o processo e a experiência didática da implementação de uma proposta de tandem para a aprendizagem de espanhol no âmbito universitário e, assim, refletir sobre o tandem como uma ferramenta que pode contribuir para o ensino/aprendizagem de idiomas. A inserção da ferramenta tandem no sistema de ensino aprendizagem proporciona cenários de interação entre os alunos, aparecendo como uma ferramenta interessante para oferecer novas experiências de aprendizagens. Nesse sentido, a partir da pesquisa bibliográfica e da observação direta como ferramentas metodológicas desta pesquisa exploratória, realizou-se um relato de experiência para assim traçar o processo de implementação do tandem como atividade complementar às aulas de língua, e evidenciar sua potencialidade dentro da sala de aula. A fundamentação teórica teve como sustentação os seguintes autores: Telles (2008), Nasser (2008), Aranha (2014), Rammé (2015), Salomão (2019). Os dados foram gerados através do acompanhamento de aulas, sessões de tandem e observação de material disponibilizado pelas professoras que conceberam e implementaram a proposta de tandem como atividade prática e complementar da disciplina de espanhol e português, língua adicional dentro das suas respectivas instituições: Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA). Os resultados preliminares apontam que a proposta de prática de tandem teve resultados positivos e trouxe uma experiência intercultural e motivada para os alunos. O tandem é percebido como uma ferramenta vantajosa, uma vez que proporciona para os alunos um espaço de troca intercultural e de experiências, desenvolvendo as suas diversas competências linguísticas. |
Abstract: | El objetivo principal de este trabajo es presentar el contexto, proceso y experiencia didáctica de la implementación de una propuesta tándem para el aprendizaje del español a nivel universitario y, así, reflexionar sobre el tándem como una herramienta que puede contribuir a la enseñanza/ aprendizaje de idiomas. La inserción de la herramienta del tándem dentro del sistema de enseñanzaaprendizaje proporciona escenarios de interacción entre estudiantes y se presenta como una metodología interesante para ofrecer nuevas experiencias de aprendizaje. En este sentido, a partir de la investigación bibliográfica y de la observación directa como herramientas metodológicas de esta investigación exploratoria, se realizó un relato de experiencia con el fin de trazar el proceso de implementación del tándem como actividad complementaria a las clases de lengua, y mostrar su potencialidad en la aula. El marco teórico tuvo como referencia los siguientes autores: Telles (2008), Nasser (2008), Aranha (2014), Rammé (2015), Salomão (2019). Los datos se generaron a través del seguimiento de las clases, de las sesiones de tándem y de la observación del material proporcionado por las docentes que concibieron e implementaron la propuesta tándem como una actividad práctica y complementaria a la asignatura de español y portugués, dentro de sus respectivas instituciones: la Universidad Federal de Paraíba (UFPB) y la Universidad Federal de Integración Latinoamericana (UNILA). Los resultados preliminares indican que la propuesta de esta práctica tuvo resultados positivos y trajo una experiencia intercultural y motivadora a los estudiantes. Así, el tándem se presenta como una herramienta enriquecedora, ya que le proporciona a los estudiantes un espacio propicio de intercambio y de experiencias interculturales, promoviendo a su vez el desarrollo de diversas habilidades lingüísticas. |
Palavras-chave: | Tandem Ensino e aprendizagem de línguas Aprendizagem colaborativa |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31779 |
Data do documento: | 11-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Geisiane Oliveira Moraes_TERMO.pdf | TERMO | 295,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
GeisianeOliveiraMoraes_TCC.pdf | TCC | 2,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons