Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31779
Tipo: TCC
Título: Tandem aproximando culturas em tempos de pandemia: experiências de implementação do tandem nas aulas de espanhol e português para estrangeiros ufpb-unila
Autor(es): Moraes, Geisiane Oliveira
Primeiro Orientador: Munoz, Angela Maria Erazo
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar o contexto, o processo e a experiência didática da implementação de uma proposta de tandem para a aprendizagem de espanhol no âmbito universitário e, assim, refletir sobre o tandem como uma ferramenta que pode contribuir para o ensino/aprendizagem de idiomas. A inserção da ferramenta tandem no sistema de ensino aprendizagem proporciona cenários de interação entre os alunos, aparecendo como uma ferramenta interessante para oferecer novas experiências de aprendizagens. Nesse sentido, a partir da pesquisa bibliográfica e da observação direta como ferramentas metodológicas desta pesquisa exploratória, realizou-se um relato de experiência para assim traçar o processo de implementação do tandem como atividade complementar às aulas de língua, e evidenciar sua potencialidade dentro da sala de aula. A fundamentação teórica teve como sustentação os seguintes autores: Telles (2008), Nasser (2008), Aranha (2014), Rammé (2015), Salomão (2019). Os dados foram gerados através do acompanhamento de aulas, sessões de tandem e observação de material disponibilizado pelas professoras que conceberam e implementaram a proposta de tandem como atividade prática e complementar da disciplina de espanhol e português, língua adicional dentro das suas respectivas instituições: Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA). Os resultados preliminares apontam que a proposta de prática de tandem teve resultados positivos e trouxe uma experiência intercultural e motivada para os alunos. O tandem é percebido como uma ferramenta vantajosa, uma vez que proporciona para os alunos um espaço de troca intercultural e de experiências, desenvolvendo as suas diversas competências linguísticas.
Abstract: El objetivo principal de este trabajo es presentar el contexto, proceso y experiencia didáctica de la implementación de una propuesta tándem para el aprendizaje del español a nivel universitario y, así, reflexionar sobre el tándem como una herramienta que puede contribuir a la enseñanza/ aprendizaje de idiomas. La inserción de la herramienta del tándem dentro del sistema de enseñanzaaprendizaje proporciona escenarios de interacción entre estudiantes y se presenta como una metodología interesante para ofrecer nuevas experiencias de aprendizaje. En este sentido, a partir de la investigación bibliográfica y de la observación directa como herramientas metodológicas de esta investigación exploratoria, se realizó un relato de experiencia con el fin de trazar el proceso de implementación del tándem como actividad complementaria a las clases de lengua, y mostrar su potencialidad en la aula. El marco teórico tuvo como referencia los siguientes autores: Telles (2008), Nasser (2008), Aranha (2014), Rammé (2015), Salomão (2019). Los datos se generaron a través del seguimiento de las clases, de las sesiones de tándem y de la observación del material proporcionado por las docentes que concibieron e implementaron la propuesta tándem como una actividad práctica y complementaria a la asignatura de español y portugués, dentro de sus respectivas instituciones: la Universidad Federal de Paraíba (UFPB) y la Universidad Federal de Integración Latinoamericana (UNILA). Los resultados preliminares indican que la propuesta de esta práctica tuvo resultados positivos y trajo una experiencia intercultural y motivadora a los estudiantes. Así, el tándem se presenta como una herramienta enriquecedora, ya que le proporciona a los estudiantes un espacio propicio de intercambio y de experiencias interculturales, promoviendo a su vez el desarrollo de diversas habilidades lingüísticas.
Palavras-chave: Tandem
Ensino e aprendizagem de línguas
Aprendizagem colaborativa
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31779
Data do documento: 11-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Geisiane Oliveira Moraes_TERMO.pdfTERMO295,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia
GeisianeOliveiraMoraes_TCC.pdfTCC2,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons