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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31789
Tipo: TCC
Título: Algumas considerações sobre tecnologias e ensino remoto de emergência
Autor(es): Silva, Isnia Moura Da
Primeiro Orientador: Martorelli , Ana Berenice Peres
Resumo: Esta pesquisa foi realizada a partir das observações e inquietações acerca do uso das tecnologias nas Escolas Públicas, principalmente neste momento atípico no qual que vivemos oriundos da pandemia mundial do COVID-19, onde a aula remota surge como resposta imediata ao momento atual, tendo como objetivo principal compreender como o emprego das tecnologias pode ser traduzido em condições mediadoras da construção do processo de aprendizagem. Trata-se, portanto de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, que teve a sua primeira inquietação na observação das aulas remotas e seguiu-se em busca de fundamentação de estudiosos e pesquisadores como Mazzi, Garcia Neto, Perrenoud, Paulo Freire entre outros na tentativa de elucidar de que forma as novas tecnologias utilizadas neste momento de pandemia como principal instrumento metodológico são imprescindível; a utilização de equipamentos como computadores conectados à internet e as diversas ferramentas disponíveis, como textos, vídeos e imagens, tudo conectado em único lugar, são facilitadores na construção de aprendizagem. Assim analisar e considerar o contexto sócio histórico que perpassa a educação brasileira é algo fundamental para entendermos seus atuais entraves e buscarmos alternativas no intuito de enfrentarmos os desafios que nos são impostos por transformações constantes, sucessivas e inevitáveis que garantam as aprendizagens ao longo da pandemia entendendo as limitações, para encontrarmos, na força da coletividade, novas práticas, que possam atender às demandas encontradas ao longo do processo educativo. Assim, a relevância da Educação Formal em nossa sociedade é indiscutível, no entanto ainda estamos marcados por uma série de desigualdades; nestas, os privilégios de alguns demandam a exclusão de muitos.
Abstract: Esta investigación se realizó a partir de las observaciones y preocupaciones sobre el uso de tecnologías en las Escuelas Públicas, especialmente en este momento atípico en el que vivimos, surgido de la pandemia global COVID-19, donde la clase remota aparece como una respuesta inmediata a la actual. En este momento, teniendo como objetivo principal comprender cómo el uso de las tecnologías puede traducirse en condiciones mediadoras para la construcción del proceso de aprendizaje. Se trata, por tanto, de una investigación bibliográfica de carácter cualitativo, que tuvo su primera preocupación en la observación de clases remotas y seguida en busca de fundamentos por estudiosos e investigadores como Mazzi, García Neto, Perrenoud, Paulo Freire entre otros en el intento. dilucidar cómo las nuevas tecnologías utilizadas en este momento de pandemia como principal instrumento metodológico son fundamentales; el uso de equipos como computadoras conectadas a internet y las diversas herramientas disponibles, como textos, videos e imágenes, todas conectadas en un solo lugar, facilitan la construcción del aprendizaje. Así, analizar y considerar el contexto sociohistórico que permea la educación brasileña es fundamental para que entendamos sus obstáculos actuales y busquemos alternativas para enfrentar los desafíos que nos imponen las constantes, sucesivas e inevitables transformaciones que garantizan el aprendizaje a lo largo de la pandemia. , entendiendo las limitaciones, para encontrar, en la fuerza de la comunidad, nuevas prácticas que puedan satisfacer las demandas encontradas a lo largo del proceso educativo. Así, la relevancia de la Educación Formal en nuestra sociedad es indiscutible, sin embargo seguimos marcados por una serie de desigualdades; en estos, los privilegios de unos pocos exigen la exclusión de la mayoría.
Palavras-chave: Tecnologia
Aprendizagem
Ensino Remoto
Pandemia
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31789
Data do documento: 15-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE

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