Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31790
Tipo: | TCC |
Título: | Gêneros textuais nas aulas de língua espanhola: uma reflexão sobre o trabalho com charges |
Autor(es): | Santos, José Jackson Tomé dos |
Primeiro Orientador: | Cuello , Ruth Marcela Bown |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância do gênero textual charge e explorar suas possibilidades de uso em sala de aula como contribuição no processo ensino-aprendizagem da língua espanhola. Primeiro para construção do referencial teórico foi discutido acerca do assunto, nesta ordem, definição dos gêneros textuais e suas características; a definição de tipos textuais, bem como as diferenças entre tipos e gêneros textuais; a definição do gênero textual charge e os aspectos relevantes para sua leitura e compreensão e depois a utilização deste gênero em sala de aula no ensino da língua espanhola. A crítica através do humor é a principal característica da charge, tem ampla circulação e pode ser um instrumento importante para ser trabalhado com alunos em sala de aula. Os principais autores que embasaram esta pesquisa foram de Bakhtin (2003), Marcuschi (2002), que discutem os conceitos de gêneros textuais, e Angst (2013), Bown (2013) que abordam especificamente sobre o trabalho com charge, entre outros. Foram selecionadas e analisadas 5 charges, em língua espanhola, que apareceram na internet entre março e maio de 2020. Cada charge foi trabalhada sob 4 pontos: conhecimentos prévios necessários para poder compreender a charge, em seguida a leitura do conteúdo verbal e não-verbal, e por fim, foram propostas algumas questões que podem ser discutidas em sala de aula. Foi possível destacar a importância da preparação do professor para usar as charges em sala de aula, bem como as contribuições relevantes deste gênero textual, como um recurso de contato com a língua espanhola, por empatia e assimilação da realidade e aproximação cultural. |
Abstract: | Este trabajo tiene como objetivo reflexionar sobre la importancia del género textual viñeta, explorar las posibilidades de uso en las clases y su contribución al proceso de enseñanza-aprendizaje de la lengua española. Primero, para la construcción del marco teórico, se discutió sobre el tema, en este orden, definición de los géneros textuales y sus características; definición de tipos textuales, así como las diferencias entre tipos textuales y géneros; definición del género textual viñeta y los aspectos relevantes para su lectura y comprensión y luego el uso de este género en el aula en la enseñanza de la lengua española. La crítica a través del humor es la característica principal de la viñeta, tiene una amplia circulación y puede ser una herramienta importante para trabajar con los alumnos en clase. Los principales autores que apoyaron esta investigación fueron Bakhtin (2003), Marcuschi (2002), quienes discuten los conceptos de géneros textuales, y Angst (2013), Bown (2013) que abordan específicamente el trabajo con viñetas, entre otros. En los análisis, se seleccionaron 5 viñetas, en español, que aparecieron en Internet entre marzo y mayo de 2020. Cada viñeta fue trabajada bajo 4 puntos: conocimientos previos necesarios para poder comprender la viñeta, luego la lectura del contenido verbal y no verbal, y finalmente, se propusieron algunas preguntas que pueden discutirse en clase. Fue posible resaltar la importancia de preparar al profesor para usar las viñetas en clase, así como las contribuciones relevantes de este género textual, como un recurso para el contacto con la lengua española, a través de la empatía y la asimilación de la realidad y la aproximación cultural. |
Palavras-chave: | Gêneros textuais Charges Língua Espanhola Ensino-aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31790 |
Data do documento: | 30-Jun-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JoséJacksonToméDosSantos_TCC.PDF | TCC | 981,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
JoséJacksonTomédosSantos_TERMO.pdf | TERMO | 130,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons