Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3180
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Petrus Felipe Gomes Almeida de-
dc.date.accessioned2017-12-12T14:12:52Z-
dc.date.available2017-06-14-
dc.date.available2017-12-12T14:12:52Z-
dc.date.issued2017-06-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3180-
dc.description.abstractIt has become increasingly common the use of software by children and it is important that adults follow the way such software is used. It is known thattheaccompanimentoftheparentsorguardiansinthelivesanddailylifeof the children has a positive impact on their social and educational lives. Analyzing this context, we present an architectural pattern for monitoring educationalapplications,whichwewillcalltheYupiMonitoringapproach. Thispattern involves extracting the data related to the experience of the kids in using the educational application in a non-invasive way and making such data available to those responsible for these kids. The methodology proposed to evaluate this work will be the Design Science, through which a general solution for the problem of the monitoring of the use of applications by kids will be proposed and the feasibility of the solution will be evaluated through an implementation that willserve asproofofconceptof the Yupi Monitoringpattern.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2017-12-12T14:12:52Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) PFGAC14062017.pdf: 570650 bytes, checksum: 32f3f2361bae1924249f74b473ffb506 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-12T14:12:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) PFGAC14062017.pdf: 570650 bytes, checksum: 32f3f2361bae1924249f74b473ffb506 (MD5) Previous issue date: 2017-06-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAplicativo educacional - Monitoraçãopt_BR
dc.subjectYupi Monitoringpt_BR
dc.titleYupi Monitoring: um padrão arquitetural para a monitoração de aplicativos educacionaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rebouças, Ayla Débora Dantas de Souza-
dc.description.resumoTem se tornado cada vez mais comum o uso de softwares por crianças e é importante que adultos possam acompanhar a forma como se dá esse uso. Sabe-se que o acompanhamento dos pais ou responsáveis na vida e no cotidiano das crianças tem impacto positivo na vida social e educacional delas. Analisando este contexto, apresentamos um padrão arquitetural para monitoração de aplicativos educacionais, a qual chamaremos de Yupi Monitoring. Esta padrão envolve a extração dos dados relacionados a experiência de uso do aplicativo educacional pela criança de forma a não invasiva e a disponibilização de tais dados para os responsáveis. A metodologia proposta para avaliar este trabalho ser´a a de Design Science, por meio da qual se conceberá uma solução geral para o problema da monitoração do uso de aplicativos e se avaliará a viabilidade da solução proposta por meio de uma implementação que servirá de prova de conceito do padrão Yupi Monitoring.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PFGAC14062017.pdf557,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons