Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31813
Tipo: | Dissertação |
Título: | Árvore genealógica: visualidades de si para um ensino de artes visais antirracista |
Autor(es): | Costa, Natália de Araújo |
Primeiro Orientador: | Sardelich, Maria Emília |
Resumo: | Esta dissertação, desenvolvida no Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais, da Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal de Pernambuco (PPGAV UFPB/UFPE), com área de concentração nas Artes Visuais e seus processos educacionais, culturais e criativos, e, mais especificamente, na Linha de Pesquisa Processos Educacionais em Artes Visuais, tem por objetivo geral investigar com estudantes dos cursos de graduação em Artes Visuais, da UFPB, possíveis estratégias para um Ensino de Artes Visuais Antirracista. Para alcançar esse objetivo geral, apresenta a discussão sobre Educação Antirracista; caracteriza visualidades antirracistas a partir da produção de artistas mulheres negras; problematiza visualidades antirracistas com estudantes dos cursos de graduação em Artes Visuais da UFPB, objetivando fomentar a construção coletiva de caminhos possíveis para um Ensino de Artes Visuais Antirracista. O estudo se inscreve como uma Investigação Baseada nas Artes (IBA), por compreender que o objeto de estudo se constrói ao mesmo tempo em que se desenvolve o processo de investigação, entrelaçado na memória e vivências da pesquisadora e participantes, por meio de textos verbais e visuais, como formas de interpretar essa experiência. A investigação se fundamenta no campo de estudo da Cultura Visual e se tece por meio de uma escrevivência, priorizando a subjetividade que se relaciona com visualidades denominadas de antirracistas, aberta a interpretações e modos de ver e pensar para construir outro modo de se colocar diante das imagens. O estudo conclui que a Educação Antirracista tem sido uma das reivindicações dos movimentos negros que culminou com a promulgação da Lei n. 10.639/2003, porém a inclusão de conteúdos sobre arte africana e afro-brasileira não basta para caracterizar uma prática educativa desapegada do racismo estrutural que ainda impregna as relações sociais. Aponta para uma docência em Artes Visuais que se aproxime da produção e do fazer de artistas mulheres negras que abordam a temática do racismo na arte contemporânea brasileira. Constata que nenhuma imagem pode, por si mesma, propor uma Educação Antirracista e ou um Ensino das Artes Visuais Antirracista, mas é a ação coletiva de docentes e discentes, a partir e com as imagens, que pode transbordar o potencial de todas as pessoas afetadas por anacrônicas noções hierárquicas entre os diversos tons de pele. |
Abstract: | This dissertation, developed in the Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais, da Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal de Pernambuco (PPGAV UFPB/UFPE), focuses on Visual Arts and its educational, cultural, and creative processes, specifically in the research area on Educational Processes in Visual Arts. The overall objective of this study is to investigate possible strategies for an Anti-Racist Visual Arts Education with undergraduate students in Visual Arts at UFPB. To achieve this objective, the dissertation discusses Anti-Racist Education and characterizes Anti-Racist visualities through the work of black women artists. It also raises questions about Anti-Racist visualities with undergraduate students in Visual Arts at UFPB, aiming to foster collective construction of possible paths towards an Anti-Racist Visual Arts Education. This study is framed as an Arts-Based Research (ABR), as it understands that the object of study is constructed simultaneously with the research process, intertwined with the researcher's and participants' memories and experiences. It employs both verbal and visual texts as ways to interpret this experience. The research is grounded in the field of Visual Culture and is woven through "escrevivência," prioritizing subjectivity that relates to visualities labeled as Anti-Racist, open to interpretations and ways of seeing and thinking in order to build a different approach to images. The study concludes that Anti-Racist Education has been a demand of black movements, leading to the enactment of Law No. 10.639/2003. However, the inclusion of content on African and Afro-Brazilian art is not enough to characterize an educational practice detached from the structural racism that still permeates social relations. It points towards a Visual Arts teaching approach that aligns with the production and practices of black women artists who address racism in contemporary Brazilian art. The study also emphasizes that no single image can propose an Anti-Racist Education or an Anti- Racist Visual Arts Teaching on its own. It is the collective action of teachers and students, in dialogue with images, that can unleash the potential of all individuals affected by outdated hierarchical notions based on skin color. |
Palavras-chave: | Educação antirracista Ensino - Artes visuais antirracista Cultura visual Artistas - Mulheres negras Investigação baseada nas artes Anti-racist education Teaching - Anti-racist visual arts Visual culture Artists - Black women Arts-based research |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Artes Visuais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31813 |
Data do documento: | 29-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NataliaDeAraújoCosta_Dissert.pdf | 3,95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons