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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31814
Tipo: Tese
Título: Educação musical biocêntrica no ensino superior em música: diretrizes de uma nova filosofia praxial para a formação musical holística
Autor(es): Coutinho, Raquel Avellar
Primeiro Orientador: Queiroz, Luis Ricardo Silva
Resumo: A Educação Musical Biocêntrica é uma nova filosofia praxial da educação musical pautada no Princípio Biocêntrico, que coloca a vida como centralidade e, quando incorporado à educação, busca a formação humana holística e a expansão da consciência. As discussões atuais vêm evidenciando a necessidade de (re)conhecer o aprendiz do século XXI diante das mudanças nas relações humanas, da crise na civilização contemporânea e dos prejuízos causados pela ação humana no meio ambiente, levando à necessidade de uma mudança de paradigma dentro do cenário da globalização. Neste sentido, este estudo buscou compreender os eixos norteadores que orientam uma práxis de Educação Musical Biocêntrica na educação superior, considerando a atual realidade desse nível de ensino na área de música, perspectivas da educação musical na contemporaneidade e bases epistemológicas da Educação Biocêntrica. Esse objetivo geral desdobrou-se nos seguintes objetivos específicos: verificar dimensões epistemológicas e pedagógicas que podem orientar a elaboração de uma práxis educativo-musical centrada nos princípios da Educação Biocêntrica; compreender características, avanços, problemas e desafios do ensino superior em música na contemporaneidade; identificar singularidades que caracterizam uma práxis de Educação Musical Biocêntrica, com foco na formação do músico no ensino superior e; elaborar diretrizes para uma formação em música a partir dos pilares da Educação Musical Biocêntrica. A pesquisa foi analítica-reflexiva-propositiva e adotou uma abordagem qualitativa, tendo como principal instrumento de coleta de dados a pesquisa documental. O universo da pesquisa foi o ensino superior e o público-alvo foi constituído por cursos de graduação em música (bacharelado e licenciatura) de dez importantes universidades públicas do Brasil, sendo duas de cada região do país. A análise dos documentos foi realizada com base nos conceitos que fundamentam a Educação Biocêntrica e os resultados evidenciaram que os currículos estão desarticulados entre si, do seu tempo histórico e dos dilemas educativos da contemporaneidade, exigindo uma tomada de consciência sobre o papel da educação musical na formação do indivíduo que atua no mundo contemporâneo globalizado e ultra-conectado e sobre a necessidade de adotarmos práxis educativas alinhadas a uma visão de mundo integradora e que coloquem a vida e o desenvolvimento humano como centralidade.
Abstract: Biocentric Music Education is a new praxial philosophy within the realm of music education grounded on the Biocentric Principle, which places life at its core and, when incorporated into education, seeks holistic human development and an expansion of consciousness. Current discussions highlight the necessity to (re)acknowledge the 21st-century learner, amidst changes in human relationships, crises in contemporary civilization, and the damages caused by human actions on the environment. This prompts a paradigm shift within the context of globalization. This study aimed to comprehend the guiding principles of a Biocentric Music Education praxis in higher education, considering the current reality at this educational level in the field of music, contemporary perspectives on music education, and epistemological foundations of Biocentric Education. This overarching objective unfolded into the following specific goals: to scrutinize epistemological and pedagogical dimensions that can guide the development of an educational-musical praxis centered on Biocentric Education principles; to comprehend the characteristics, advancements, issues, and challenges of higher education in music contemporary times; to identify singularities that characterize a Biocentric Music Education praxis, focusing on the musician’s education in higher education; and to establish guidelines for music education based on the pillars of Biocentric Music Education. The research employed an analytical-reflexive-propositional approach and adopted a qualitative method, using documentary research as the primary data collection tool. The research’s scope includes higher education, targeting undergraduate music programs (Bachelor of Music) in ten prominent public universities in Brazil, two from each region of the country. The analysis of documents was conducted based on concepts underpinning Biocentric Education. The results revealed disconnected curricula, both from each other and from their historical context and educational challenges of contemporaneity, demanding an awareness of the role of music education in shaping individuals navigating a globally connected and ultra-modern world. It highlighted the necessity of adopting educational praxes that align with an integrative worldview and place life and human development at the core.
Palavras-chave: Música - Ensino superior
Educação musical biocêntrica
Princípio biocêntrico
Formação holística do indivíduo
Aprendiz contemporâneo
Music - Higher education
Biocentric music education
Biocentric principle
Holistic individual development
Contemporary learner
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Música
Programa: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31814
Data do documento: 18-Dez-2023
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

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