Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31816
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Thiago do-
dc.date.accessioned2024-09-11T12:54:01Z-
dc.date.available2024-01-15-
dc.date.available2024-09-11T12:54:01Z-
dc.date.issued2023-08-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31816-
dc.description.abstractThis research investigated the main sociotechnical challenges faced by academic leaders in implementing data-driven management in Federal Higher Education Institutions (IFES). To do so, we employed a qualitative approach, which included interviews with 13 academic leaders from different regions of Brazil. Data analysis was conducted using Content Analysis, based on a conceptual model encompassing the sociotechnical categories of People, Technology, Organization, and Processes. The results pointed to significant challenges faced by the leaders, including the lack of a data-driven culture, the need for awareness of the importance of data, and technological and organizational obstacles. Despite these challenges, academic leaders identified positive impacts, including improvements in Institutional Development Plans (PDI), Course Pedagogical Projects (PPC), and academic indicators. The research also highlights the importance of data-driven management as a strategy for organizational performance. As a theoretical contribution, this study reveals factors influencing the implementation of data-driven management and provides guidance for leaders interested in adopting or improving this practice in their institutions. Finally, this study also contributes to improving the analytical capacity of IFES, aiming to improve the quality of undergraduate courses.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-09-11T12:54:01Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ThiagoDoNascimento_Dissert.pdf: 909575 bytes, checksum: db712fc348b7797a60e176c14aab0965 (MD5) ThiagoDoNascimento_Dissert_Ficha_SIGAA.pdf: 2165 bytes, checksum: a2419cb68b44ae5ecda6e223e62f7bce (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-11T12:54:01Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ThiagoDoNascimento_Dissert.pdf: 909575 bytes, checksum: db712fc348b7797a60e176c14aab0965 (MD5) ThiagoDoNascimento_Dissert_Ficha_SIGAA.pdf: 2165 bytes, checksum: a2419cb68b44ae5ecda6e223e62f7bce (MD5) Previous issue date: 2023-08-24en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectUniversidades - Administração de qualidadept_BR
dc.subjectGestão fundamentada em dadospt_BR
dc.subjectAbordagem sociotécnicapt_BR
dc.subjectInstituições federais de ensino superior (IFES)pt_BR
dc.subjectData-Driven managementpt_BR
dc.subjectSociotechnical approachpt_BR
dc.subjectLeadershippt_BR
dc.subjectFederal Higher Education Institutions (IFES)pt_BR
dc.titleGestão fundamentada em dados na graduação em instituições federais de ensino superior : um olhar sociotécnico para os desafios de implementação sob o ponto de vista das liderançaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Dias Júnior, José Jorge Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8140744403098464pt_BR
dc.creator.Latteslattes não encontrado em 11/09/2024pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa investigou os principais desafios sociotécnicos enfrentados pelas lideranças acadêmicas na implementação da gestão fundamentada em dados nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Para tanto, utilizamos uma abordagem qualitativa, o que incluiu entrevistas com 13 lideranças acadêmicas, oriundas de diferentes regiões do Brasil. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo, com base em um modelo conceitual que abrangeu as categorias sociotécnicas de Pessoas, Tecnologia, Organização e Processos. Os resultados apontaram para desafios enfrentados pelas lideranças, incluindo a falta de uma cultura orientada a dados, a necessidade de conscientização sobre a importância dos dados e obstáculos tecnológicos e organizacionais. Apesar desses desafios, as lideranças acadêmicas identificaram impactos positivos, incluindo melhorias relacionadas ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) e indicadores acadêmicos. A pesquisa também destaca a importância da gestão fundamentada em dados como estratégia para o desempenho organizacional. Como contribuição teórica, este estudo evidencia fatores que influenciam a implementação da gestão fundamentada em dados e fornece insights para lideranças interessadas em adotar ou aprimorar essa prática em suas instituições. Por fim, este estudo também contribui para o aprimoramento da capacidade analítica das IFES, visando a melhoria da qualidade dos cursos de graduação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ThiagoDoNascimento_Dissert.pdf888,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ThiagoDoNascimento_Dissert_Ficha_SIGAA.pdf2,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons