Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31816
Tipo: | Dissertação |
Título: | Gestão fundamentada em dados na graduação em instituições federais de ensino superior : um olhar sociotécnico para os desafios de implementação sob o ponto de vista das lideranças |
Autor(es): | Nascimento, Thiago do |
Primeiro Orientador: | Dias Júnior, José Jorge Lima |
Resumo: | A presente pesquisa investigou os principais desafios sociotécnicos enfrentados pelas lideranças acadêmicas na implementação da gestão fundamentada em dados nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Para tanto, utilizamos uma abordagem qualitativa, o que incluiu entrevistas com 13 lideranças acadêmicas, oriundas de diferentes regiões do Brasil. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo, com base em um modelo conceitual que abrangeu as categorias sociotécnicas de Pessoas, Tecnologia, Organização e Processos. Os resultados apontaram para desafios enfrentados pelas lideranças, incluindo a falta de uma cultura orientada a dados, a necessidade de conscientização sobre a importância dos dados e obstáculos tecnológicos e organizacionais. Apesar desses desafios, as lideranças acadêmicas identificaram impactos positivos, incluindo melhorias relacionadas ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) e indicadores acadêmicos. A pesquisa também destaca a importância da gestão fundamentada em dados como estratégia para o desempenho organizacional. Como contribuição teórica, este estudo evidencia fatores que influenciam a implementação da gestão fundamentada em dados e fornece insights para lideranças interessadas em adotar ou aprimorar essa prática em suas instituições. Por fim, este estudo também contribui para o aprimoramento da capacidade analítica das IFES, visando a melhoria da qualidade dos cursos de graduação. |
Abstract: | This research investigated the main sociotechnical challenges faced by academic leaders in implementing data-driven management in Federal Higher Education Institutions (IFES). To do so, we employed a qualitative approach, which included interviews with 13 academic leaders from different regions of Brazil. Data analysis was conducted using Content Analysis, based on a conceptual model encompassing the sociotechnical categories of People, Technology, Organization, and Processes. The results pointed to significant challenges faced by the leaders, including the lack of a data-driven culture, the need for awareness of the importance of data, and technological and organizational obstacles. Despite these challenges, academic leaders identified positive impacts, including improvements in Institutional Development Plans (PDI), Course Pedagogical Projects (PPC), and academic indicators. The research also highlights the importance of data-driven management as a strategy for organizational performance. As a theoretical contribution, this study reveals factors influencing the implementation of data-driven management and provides guidance for leaders interested in adopting or improving this practice in their institutions. Finally, this study also contributes to improving the analytical capacity of IFES, aiming to improve the quality of undergraduate courses. |
Palavras-chave: | Universidades - Administração de qualidade Gestão fundamentada em dados Abordagem sociotécnica Instituições federais de ensino superior (IFES) Data-Driven management Sociotechnical approach Leadership Federal Higher Education Institutions (IFES) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Administração |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Administração |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31816 |
Data do documento: | 24-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ThiagoDoNascimento_Dissert.pdf | 888,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
ThiagoDoNascimento_Dissert_Ficha_SIGAA.pdf | 2,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons