Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31817
Tipo: | Tese |
Título: | A produção de Felipe Tiago Gomes como intelectual na Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (1943-1997) |
Autor(es): | Lima, Arthur Rodrigues de |
Primeiro Orientador: | Sena, Fabiana |
Resumo: | Este trabalho é resultado da pesquisa doutoral realizada na linha de pesquisa História da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. A investigação tem como problema: Como Felipe Tiago Gomes, ao ocupar cargos estratégicos na instituição por ele fundada, atuou como criador e mediador cultural (GOMES, 2016), projetando-se como intelectual da educação a partir de sua atuação na mantenedora educacional? Objetivou-se analisar a produção e representação da figura de Felipe Tiago Gomes, fundador da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC), como intelectual e pensador da Educação, considerando seu engajamento à frente da CNEC. Para tanto, utilizou-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, pois foram analisados documentos e impressos institucionais, como a Coletânea Cenecista (1994) e CNEC em Revista (1983), e periódicos captados na Hemeroteca Digital Brasileira. Para auxiliar nesta pesquisa, lançamos mão de autores do campo da história dos intelectuais e da história da cultura, como Sirinelli (2006), a partir do conceito de Redes de Sociabilidade e Mediação Intelectual, bem como Chartier (2002), com base em seu conceito de Representação, respectivamente, visando analisar a monumentalização de Felipe Tiago Gomes na História institucional da CNEC. Após a investigação, a pesquisa apresentou, como resultado que, a partir da atuação política de Felipe Tiago Gomes à frente da Mantenedora e dos impressos institucionais e periódicos, sua figura foi produzida por meio de representações que o alçaram à condição de intelectual da Educação e que essas representações tiveram aderência dos membros da CNEC e da imprensa periódica, dadas as redes de sociabilidade e relações de poder que foram fabricadas pelo fundador em torno da defesa dos postulados e atuação política da referida instituição. |
Abstract: | This work is the result of doctoral research carried out in the Postgraduate Program in Education, relating to the field of History of Education, at the Federal University of Paraíba. The investigation has the following problem: How did Felipe Tiago Gomes - when occupying strategic positions in the institution he founded - act as a cultural creator and mediator (GOMES, 2016), projecting himself as an educational intellectual based on his role in the educational supporter? Therefore the objective was to analyze the production and representation of the figure of Felipe Tiago Gomes, founder of the National Campaign for Community Schools (CNEC - Brazil), as an intellectual and thinker of education, considering his engagement at the head of CNEC intellectual and thinker of education, considering his engagement at the head of CNEC. To this end, documentary and bibliographical research was used, as institutional documents and printed matter were analyzed, such as Cenecista Compilation (1994) and CNEC in Review (1983), and periodicals collected from the Brazilian Digital. To assist in this research, knowledge from authors in the field of the history of intellectuals and the history of culture were regained, such as: Sirinelli (2006) based on the concept of networks of sociability and intellectual mediation, as well as Chartier (2002) through the concept of representation, respectively, aiming to analyze the monumentalization of Felipe Tiago Gomes in the institutional history of CNEC. For this purpose, this research presented as a result that, based on the political activity of Felipe Tiago Gomes at the head of the sponsor and institutional and periodical prints, this figure was produced through representations that raised him to the status of an educational intellectual and that these representations were adhered to by CNEC members and the periodical press given the networks of sociability and power relations that were manufactured by the founder around the defense of the postulates and political actions of that institution. |
Palavras-chave: | Gomes, Felipe Tiago, 1921 Educação - Intelectuais Representação social CNEC - Campanha Nacional de Escolas da Comunidade History of intellectuals Representations |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31817 |
Data do documento: | 27-Set-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ArthurRodriguesDeLima_Tese.pdf | 4,97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons