Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31829
Tipo: | Tese |
Título: | Escola de Agronomia do Nordeste (EAN): memórias e representações do ensino superior agrícola na Paraíba (1936-1968) |
Autor(es): | Souto, Thaisy Lanny de Albuquerque |
Primeiro Orientador: | Carvalho, Maria Elizete Guimarães |
Resumo: | A Escola de Agronomia do Nordeste (EAN) foi a primeira Instituição de Ensino Superior do Estado da Paraíba. Foi criada na década de 1930, durante o Governo do Presidente Getúlio Vargas, por intermédio do então Ministro José Américo de Almeida, idealizador desse projeto. No ano de 1936, houve a inauguração da EAN e teve início, logo no primeiro ano, o funcionamento do Curso Técnico Agrícola (para alunos que não possuíam o Ensino Secundário). No ano seguinte, em 1937, foi realizado o primeiro vestibular para o Curso Superior de Agronomia. Sendo assim, buscaremos analisar as práticas cotidianas desenvolvidas durante os primeiros anos de funcionamento da Escola de Agronomia do Nordeste. Nosso recorte temporal compreende o período de 1936, ano de inauguração da Escola, até 1968, ano em que o Curso de Agronomia se tornou vinculado à Universidade Federal da Paraíba, através da criação do Centro de Ciências Agrárias. Este trabalho encontra-se pautado no aporte teórico da História Cultural, que nos possibilita refletir sobre as categorias de pensamento como representações, práticas, apropriações e a cultura comum e cotidiana, através dos diálogos com Michel de Certeau (1982; 1996) e Roger Chartier (1990; 2002). Além disso, com base no diálogo com Justino Magalhães (2004; 2007), problematizaremos a história de uma instituição educativa a partir dos aspectos de sua materialidade, das representações e das apropriações. Nossa metodologia de pesquisa consiste na História Oral, através de autores como Portelli (1997; 2016) Alberti (2008; 2010; 2014) e da sua intrínseca relação com a memória, a partir de Pollak (1989) e Benjamin (1994). Percebemos, assim, que além das normas, existem as práticas dos sujeitos, que conferem a singularidade desse espaço da EAN. |
Abstract: | The
Escola de Agronomia do Nordeste (EAN) was the first Higher Education Institution in the
State of Paraíba, created in 1930s, during President Getúlio Vargas ' Government, by Minister José
Américo de Almeida, creator of this project. In 1936, EAN was inaugurated and, in the first year,
the Agricultural Technical Course began to operate (for students who did not have secondary
education) and in the following year, in 1937, the first entrance exam for the Superior Agronomy
Course was held. To unders tand this history and its memories, the daily educ ational practices
developed during the first years of EAN 's operation was seek . The time frame covers the period
from 1936, the year of Schoo l inauguration , until 1968, the year that the Agronomy Course became
linked to the Universidade Federal da Paraíba and became known as the Centro de Ciências Agrárias. This work is based on the theoretical contribution of Cultural History, which makes it
possible to reflect on categories such as representations, practices, appropriations and common
and everyday culture , by the dialogues with Michel de Certeau (1982; 1996) and Roger Chartier
(1990; 2002). Furthermore, according to Justino Magalhães (2004; 2007), the history of an
educational institution is problematized based on aspects of its materiality, representations and
appropriations. The research methodology consists of Oral History, by authors such as: Portelli
(1997; 2016), Alberti (2008; 2010; 2014) and its intrinsic relationship with memory, based on
Pollak (1989) and Benjamin (1994). It was realized in addit ion to the norms, there are subjects
practices, that give uniqueness to EAN educational space. RESUMEN. La Escola de Agronomia do Nordeste (EAN) fue la primera Institución de Educación Superior del Estado de la Paraíba, creada en la década de 1930, durante el Gobierno del Presidente Getúlio Vargas, a través del entonces Ministro José Américo de Almeida, creador de ese proyecto. En 1936 se inauguró la EAN y, en el primer año, comenzó a funcionar el Curso Técnico Agrícola (para estudiantes que no tenían educación secundaria) y al año siguiente, en 1937, se realizó el primer examen de ingreso al Curso Superior de Agronomía. Para comprender esa historia y sus memorias, se buscó analizar las prácticas educativas cotidianas desarrolladas durante los primeros años de funcionamiento de la EAN . El re corte temporal abarca el período comprendido entre 1936, año de inauguración de la Escuela , hasta 1968, año en que el curso de Agronomía pasó a vincularse a la Universidade Federal da Paraíba y pasó a denominarse Centro de Ciencias Agrícolas . Este trabajo se sustenta en el aporte teórico de la Historia Cultural, que permite reflexionar sobre categorías de pensamiento como representaciones, prácticas, apropiaciones y cultura común y cotidiana, a través de diálogos con Michel de Certeau (1982; 1996) y Roger C hartier (1990; 2002). Además, en Justino Magalhães (2004; 2007), la historia de una institución educativa es problematizada a partir de aspectos de su materialidad, representaciones y apropiaciones. La metodología de investigación consiste en la Historia O ral, a través de autores como: Portelli (1997; 2016), Alberti (2008; 2010; 2014) y su relación intrínseca con la memoria, con base en Pollak (1989) y Benjamin (1994). Luego se comprendió que además de las normas, están las prácticas de las asignaturas, qu e dan singularidad al espacio educativo de la EAN |
Palavras-chave: | História da educação História oral Ensino superior agrícola Práticas educacionais Escola de Agronomia do Nordeste (EAN) History of education Oral history Agricultural higher education Educational practices Northeast Agronomy School (NAS) Historiade la educación Educación superior agrícola |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31829 |
Data do documento: | 31-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ThaisyLannyDeAlbuquerqueSouto_Tese.pdf | 3,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons