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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3183Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Menezes, Raniere de Araújo | - |
| dc.date.accessioned | 2017-12-12T14:35:56Z | - |
| dc.date.available | 2011-12-14 | - |
| dc.date.available | 2017-12-12T14:35:56Z | - |
| dc.date.issued | 2011-12-14 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3183 | - |
| dc.description.abstract | Not available. | pt_BR |
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| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
| dc.subject | Linguística – aspectos sociais | pt_BR |
| dc.subject | Análise de Discurso | pt_BR |
| dc.subject | Língua Inglesa – estudo e ensino | pt_BR |
| dc.title | “Só tá faltando o verbinho”: uma análise da ativação e do desenvolvimento das capacidades de linguagem em aula de língua inglesa | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Medrado, Betânia Passos | - |
| dc.description.resumo | Esta monografia tem como base fundadora princípios do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999), os quais entendem que as relações sociais são indispensáveis para que haja construção do conhecimento. Como a linguagem é uma ferramenta mediadora por excelência das relações sociais (VYGOTSKY, 2008 [1934]), é fundamental o estudo do ensino de línguas com o respaldo de abordagens sociointeracionistas. Entendendo que a língua é dialógica (BAKHTIN, 2004) e que esta se dá em contextos específicos, a análise do uso das capacidades de linguagem (SCHNEUWLY e DOLZ, 2004) para o ensino de língua estrangeira se torna pertinente, uma vez que o seu uso é necessário para que seja possível a assimilação e a produção de textos escritos e orais por parte dos indivíduos (CRISTÓVÃO, 2009). Objetivando analisar de que maneira a ativação e mobilização das capacidades de linguagem ocorrem em um determinado contexto, a coleta do corpus foi realizada em um curso de idiomas administrado pelo Estado da Paraíba. O corpus deste trabalho é composto por questionário, notas de campo e gravações em áudio de aulas ministradas por uma professora de Inglês em duas turmas de diferentes níveis do ensino da língua inglesa. A análise desses dados demonstrou que a ativação das capacidades aconteceu no contexto observado, porém não em toda a sua potencialidade. Além disso, constatou-se que a capacidade linguístico-discursiva foi a mais acionada e que o uso da língua materna, no contexto observado, não possuía relação direta com as capacidades de linguagem. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Estrangeiras Modernas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RAM14122011.pdf | 1,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
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