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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3183
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMenezes, Raniere de Araújo-
dc.date.accessioned2017-12-12T14:35:56Z-
dc.date.available2011-12-14-
dc.date.available2017-12-12T14:35:56Z-
dc.date.issued2011-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3183-
dc.description.abstractNot available.pt_BR
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectLinguística – aspectos sociaispt_BR
dc.subjectAnálise de Discursopt_BR
dc.subjectLíngua Inglesa – estudo e ensinopt_BR
dc.title“Só tá faltando o verbinho”: uma análise da ativação e do desenvolvimento das capacidades de linguagem em aula de língua inglesapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Medrado, Betânia Passos-
dc.description.resumoEsta monografia tem como base fundadora princípios do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999), os quais entendem que as relações sociais são indispensáveis para que haja construção do conhecimento. Como a linguagem é uma ferramenta mediadora por excelência das relações sociais (VYGOTSKY, 2008 [1934]), é fundamental o estudo do ensino de línguas com o respaldo de abordagens sociointeracionistas. Entendendo que a língua é dialógica (BAKHTIN, 2004) e que esta se dá em contextos específicos, a análise do uso das capacidades de linguagem (SCHNEUWLY e DOLZ, 2004) para o ensino de língua estrangeira se torna pertinente, uma vez que o seu uso é necessário para que seja possível a assimilação e a produção de textos escritos e orais por parte dos indivíduos (CRISTÓVÃO, 2009). Objetivando analisar de que maneira a ativação e mobilização das capacidades de linguagem ocorrem em um determinado contexto, a coleta do corpus foi realizada em um curso de idiomas administrado pelo Estado da Paraíba. O corpus deste trabalho é composto por questionário, notas de campo e gravações em áudio de aulas ministradas por uma professora de Inglês em duas turmas de diferentes níveis do ensino da língua inglesa. A análise desses dados demonstrou que a ativação das capacidades aconteceu no contexto observado, porém não em toda a sua potencialidade. Além disso, constatou-se que a capacidade linguístico-discursiva foi a mais acionada e que o uso da língua materna, no contexto observado, não possuía relação direta com as capacidades de linguagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

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