Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31841
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRamires, Rosane Silva-
dc.date.accessioned2024-09-12T13:43:10Z-
dc.date.available2024-03-13-
dc.date.available2024-09-12T13:43:10Z-
dc.date.issued2024-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31841-
dc.description.abstractThis dissertation focuses on the study of History and Literature in the classroom, with the historical source to be analyzed being the work "Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada" (1960) by Carolina Maria de Jesus, and a portion of Chapter 12 from the textbook "História, Sociedade e Cidadania" (2018) by Alfredo Boulos, for the 9th grade of Basic Education. In Carolina Maria de Jesus's diary, we examine reflections on her experience as a mother, woman, black person, cardboard collector, and resident of the Canindé Favela (São Paulo). In the textbook, our attention is drawn to the developmental discourse prevalent during the second decade of the 1950s in Juscelino Kubitschek's government. To achieve this goal, we seek to apply historical literacy in our research, thus expanding the construction of teaching and learning from a horizontal, cooperative, anti-sexist, and decolonial perspective in the teaching of History. These discussions contribute to broadening the possibilities of retelling history, considering both the pains and the redefinitions carried out by marginalized women who do not conform to the homogeneous, white, elitist standard often overlooked in textbooks. For our theoretical foundation, we draw on authors such as Pesavento (2004), Bittencourt (2008), Schmidt (2009), Crenshaw (2002), Louro (2012), Lugones (2019), Petit (2009; 2019), Hooks (2017), Vergés (2020), Schwarcz (2015), Rocha (2020), Soares (2009; 2011), Pearce (1978), Bassanezi (2022), and others. In this sense, qualitative research takes place through the content analysis of the textual genre "diary." The final product is the script for a theatrical play about the mentioned author.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-09-12T13:43:10Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RosaneSilvaRamires_Dissert.pdf: 1860557 bytes, checksum: b6299e029826bcd4647c7a05d5429e14 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-12T13:43:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RosaneSilvaRamires_Dissert.pdf: 1860557 bytes, checksum: b6299e029826bcd4647c7a05d5429e14 (MD5) Previous issue date: 2024-02-28en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectLetramento históricopt_BR
dc.subjectCarolina Maria de Jesus - Escritorapt_BR
dc.subjectGênero - Relaçõespt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectHistory educationpt_BR
dc.subjectGender relationspt_BR
dc.subjectHistorical literacypt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectEthnic-racial relationspt_BR
dc.titleQuanta vida cabe em cinco anos ? Leituras nas aulas de história sobre raça, gênero e classe a partir do diário Quarto de Despejo (1960)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Maior Júnior, Paulo Roberto Souto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8913702639406017pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6844694216473918pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação concentra-se nos estudos acerca da História e Literatura em sala de aula, cuja fonte histórica a ser analisada é a obra Quarto de Despejo: diário de uma favelada (1960), de Carolina Maria de Jesus, e parte do capítulo 12 do livro didático História, Sociedade e Cidadania (2018), de Alfredo Boulos, do 9º ano do Educação Básica. Na obra, observamos as reflexões contidas no diário sobre a vivência da autora enquanto mãe, mulher, negra, catadora de papelão e moradora da Favela do Canindé (SP), e no livro, nos atentamos ao discurso desenvolvimentista presente durante a segunda década de 1950 no governo de Juscelino Kubitschek. Para esse fim, buscamos pensar, na nossa pesquisa, o letramento histórico, ampliando assim a construção do ensino-aprendizagem numa perspectiva horizontal, cooperativa, antissexista e decolonial no ensino de História. Tais discussões contribuem para o alargamento de possibilidades de recontar a história, observando tanto as dores como as ressignificações realizadas por mulheres invisibilizadas, não pertencentes ao padrão homogêneo, branco e elitista e pouco discutido nos livros didáticos. Para nosso embasamento teórico, utilizamos autoras como: Pesavento (2004); Bittencourt (2008); Schmidt (2009); Crenshaw (2002); Louro (2012); Lugones (2019); Petit (2009; 2019); Hooks (2017); Vergés (2020); Schwarcz (2015); Rocha (2020); Soares (2009; 2011); Pearce (1978); Bassanezi (2022); e autores como Freire (2015); Meiyer (1998); Geraldi (2010), entre outras/os. Nesse sentido, a pesquisa qualitativa ocorre através da análise de conteúdo do gênero textual diário. O produto final é o roteiro de uma peça teatral a ser desenvolvido na rede básica sobre a autora referida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentHistóriapt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RosaneSilvaRamires_Dissert.pdf1,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons