Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31848
Tipo: Dissertação
Título: Experiências, sensibilidades e práticas docentes: ensino de história e a memória das Ligas Camponesas em Sapé (2017-2022)
Autor(es): Lima, Paulo Roberto Francisco de
Primeiro Orientador: Bueno, João Batista Gonçalves
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar o Ensino de História Local na Escola Municipal Luiz José Gonçalo, localizada na zona rural da cidade de Sapé na Paraíba, a partir dos saberes históricos trazidos pelos estudantes para sala de aula sobre as lutas camponesas vivenciadas historicamente na cidade. A proposta inicial é nos debruçarmos sobre os conteúdos de História Local incorporados ao currículo escolar pela legislação municipal, a saber: as Ligas Camponesas e a história de Sapé. Esses dois conteúdos ganharam visibilidade nas aulas de História do Ensino Fundamental por permitir que os alunos contem em sala de aula as histórias ouvidas em casa e vivida por seus pais e avós. Por se tratar de uma comunidade rural, ainda é muito forte o sentimento de luta e resistência trazido na memória dos trabalhadores do campo que cristalizaram a imagem de seus líderes sindicais como defensores de seus direitos. Esses saberes foram trazidos para sala de aula a partir da História oral, fazendo com que os estudantes participassem ativamente da produção de material didático que foram utilizados em sala de aula para construir a aprendizagem histórica. As aulas de História se tornaram uma oportunidade de juntos compartilharmos e construirmos conhecimentos: as histórias narradas serviam para produzir os materiais que depois eram problematizados em sala, fazendo os estudantes se sentirem ainda mais valorizados e protagonistas da construção de sua própria história. Teoricamente, dialogamos com as categorias de apropriação a partir de Roger Chartier, para pensar como essas histórias foram apropriadas pela comunidade escolar, de experiência a partir de Jorge Larrosa, para pensar como os sujeitos envolvidos foram afetados e transformados, de sensibilidades a partir de Sandra Pesavento, para perceber as emoções contidas nas histórias narradas em sala de aula e de material didático a partir de Circe Bittencourt, como sendo aquilo que permite o professor problematizar o conhecimento em sala de aula. Metodologicamente, trabalharemos com as memórias a partir das experiências narradas pelos estudantes, pais e responsáveis nos apoiando nos escritos de Walter Benjamin, que permite a partir dessas narrativas, refletir e preservar as histórias que foram silenciadas pelas histórias oficiais, reforçando que o estudo da História Local numa escola da zona rural da cidade de Sapé se faz importante para entender como o Ensino de História pode ser capaz de construir uma identidade campesina de resistência.
Abstract: The related research aims to analyze the Teaching of Local History at the Luiz José Gonçalo Municipal School, located in the rural area of the city of Sapé in Paraíba, based on the historical knowledge brought by students to the classroom about the peasant struggles historically experienced in the city. The initial proposal is to focus on the contents of Local History incorporated into the school curriculum by municipal legislation, namely: the Peasant Leagues and the history of Sapé. These two contents gained visibility in Elementary School History classes by allowing students to tell in the classroom the stories heard at home and experienced by their parents and grandparents. Because it is a rural community, the feeling of struggle and resistance brought in the memory of the rural workers who crystallized the image of their union leaders as defenders of their rights is still strong. This knowledge was brought to the classroom from Oral History, making students actively participate in the production of didactic material that were used in the classroom to build historical learning. History classes became an opportunity for us to share and build knowledge together: the narrated stories served to produce the materials that were later discussed in the classroom, making students feel even more valued and protagonists in the construction of their own history. Theoretically, we dialogue with the categories of appropriation from Roger Chartier, to think about how these stories were appropriated by the school community, from experience from Jorge Larrosa, to think about how the subjects involved were affected and transformed, from sensibilities from Sandra Pesavento, to understand the emotions contained in stories told in the classroom and in didactic material from Circe Bittencourt, as being what allows the teacher to problematize knowledge in the classroom. Methodologically, we will work with the memories from the experiences narrated by the students, parents and guardians, supporting us in the writings of Walter Benjamin, which allows, from these narratives, to reflect and preserve the stories that were silenced by the official stories, reinforcing that the study of History Location in a school in the rural area of the city of Sapé is important to understand how the Teaching of History can be able to build a peasant identity of resistance.
Palavras-chave: Ensino de história
História local
História oral
Ligas Camponesas - Sapé-PB
Teaching of history
Local history
Oral history
Peasant leagues
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: História
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31848
Data do documento: 18-Set-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PauloRobertoFranciscoDeLima_Dissert.pdf8,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons