Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31860
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, YANNA ELLEN DE SOUSA-
dc.date.accessioned2024-09-13T16:46:53Z-
dc.date.available2024-09-13T16:46:53Z-
dc.date.issued2023-11-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31860-
dc.description.abstractDue to globalization, learning a new language is becoming a new priority in recent years. Facing this new reality, many parents have been searching for schools with a foreign language in their curriculum or a bilingual school for their kids. Bearing that in mind, this research evaluates the listening activities in the book Formando Cidadãos 5 anos English. Aiming to observe if these activities befit the kid's ages, as well as, analyse if the activities are relevant and effective. The official document for Brazilian education, Base Nacional Comum Curricular supported this final term work (TCC), alongside J. J. WILSON, in How to Teach Listening (2008), J. McDonough, C. Shaw, H. Masuhara, in Materials and Methods in ELT (2013) and M. M. Cezario, M. E. Martelotta in Aquisição da linguagem (2008). As a result, we could conclude that the Coursebook can be used as a guide for some activities, however, they do not match the ideas from BNCC for preschoolers and the listening activities do not follow the steps of a listening sequence scheme.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2024-09-13T16:46:53Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) _ (9).pdf: 633140 bytes, checksum: e4e09ada52d1b6255145165ece4daa32 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-13T16:46:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) _ (9).pdf: 633140 bytes, checksum: e4e09ada52d1b6255145165ece4daa32 (MD5) Previous issue date: 2023-11-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de língua inglesa, educação infantil, livro didático, BNCC, listening.pt_BR
dc.titlePANORAMA SOBRE AS ATIVIDADES DE ESCUTA DO LIVRO FORMANDO CIDADÃOS 5 ANOSpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dialectaquiz, Andréa Burity-
dc.description.resumoDevido ao processo de globalização, aprender uma língua estrangeira vem se tornando nos últimos anos uma necessidade e não um diferencial. Diante desse fato, muitos pais buscam escolas que ofertam a língua inglesa para as crianças cada vez mais cedo, como disciplina regular ou educação bilíngue. Tendo em vista essa situação, esse trabalho trata de elaborar um estudo inicial voltado para as atividades de escuta no livro didático Formando Cidadãos 5 anos English com o objetivo de observar se o material facilita o aprendizado do aluno nessa faixa etária, se as atividades são relevantes e efetivas bem como considera quais adaptações de materiais seriam necessárias se o livro não for suficiente. Para dar base à pesquisa foram utilizados os documentos oficiais da educação, principalmente a Base Nacional Comum Curricular (2017), que rege a educação brasileira, além da literatura de J. J. Wilson, em How to Teach Listening (2008), J. McDonough, C. Shaw, H. Masuhara, em Materials and Methods in ELT (2013) e M. M. Cezario e M. E. Martelotta em Aquisição da linguagem (2008). Após a análise, concluímos que o material serve como guia cronológico de atividades, as atividades não se encaixam no que prega a BNCC para educação infantil e as atividades de escuta não necessariamente seguem uma sequência didática, levando o professor a elaborar atividades que complementem as presentes no livro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
_ (9).pdf618,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons