Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31870
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorANDRADE, VIVIANE PEREIRA DE-
dc.date.accessioned2024-09-13T17:47:19Z-
dc.date.available2024-09-13T17:47:19Z-
dc.date.issued2023-11-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31870-
dc.description.abstractIn a common sense view, teacher´s work is often perceived as observable classroom practices. This simplistic perception about teaching leads to the belief that teacher´s work is a kind of mission or inherited gift, which erases the complexity of teaching as work (MACHADO, 2004). Along these lines, the main objective of this piece of research is to analyse the real work represented in three internship reports produced by an undergraduate student in the Letters-English program at UFPB. The presente study is aligned to the qualitative reseach paradigm and to the teacher-researcher perspective, according to Bortoni Ricardo (2008) and Minayo (2001). Grounded on the internship reports written by a university student (i.e. myself, the teacher researcher), teacher´s work will be problematized, so as to discuss the notion that teaching practices transcend what is actually observable in the classroom. The theoretical frameworks of the Labor Sciences, in special the concept of real work (CLOT, 2007, and of French Ergonomics and the constitutive elements of work – i.e. prescriptions, work rules, collectives and tools - will be employed, enabling the identification of traces signaling the complexity of a novice teacher´s work. The notion of the iceberg analogy for real work (MEDRADO, 2017) will also be discussed. Fifteen excerpts will be analysed, selected from the three internship reports produced in the following field schools - Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha, in 2019; Escola Cidadã Integral Dom José Maria Pires, in 2022; and Centro de Línguas Estrangeiras de João Pessoa, in 2022. The analysis of real work represented in the reports suggests that it is constituted mainly by impediments related to prescriptions such as time, the lesson plan, and blindness, as well as the tool music, for example. In sum, developing this study enabled the analysis of a novice teacher´s work by means of a distanced perspective, thus forging the understanding that it is not always due to a lack of knowledge or experience that a teacher cannot do what was planned: unpredictable events are inherent to teacher´s work.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2024-09-13T17:47:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TCC correção banca feita na UFPB 07062023 reenvio 2024.pdf: 901910 bytes, checksum: 92a0ca463dfef32f0c2c0f39633cf76c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-13T17:47:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TCC correção banca feita na UFPB 07062023 reenvio 2024.pdf: 901910 bytes, checksum: 92a0ca463dfef32f0c2c0f39633cf76c (MD5) Previous issue date: 2023-11-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subject: Professor-pesquisador; estágio supervisionado; trabalho real; elementos constitutivos do trabalho; licenciatura em Letras-Língua inglesa.pt_BR
dc.titleUMA ANÁLISE SOBRE O TRABALHO REAL REPRESENTADO EM RELATÓRIOS DE ESTÁGIO DE UMA LICENCIANDA EM LETRAS INGLÊSpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Reichmann, Carla Lynn-
dc.description.resumoO trabalho docente é frequentemente percebido, como senso comum, pelo observável em relação às práticas docentes em sala de aula. Esta percepção simplista sobre o trabalho do professor leva a uma crença de que seu trabalho é uma espécie de sacerdócio ou dom, o que apaga a complexidade do ensino como trabalho, como aponta Machado (2004). Nesses termos, o objetivo geral desta pesquisa é analisar o trabalho real representado em três relatórios de estágio supervisionado desenvolvidos por uma licencianda no âmbito do curso de Letras-Inglês-UFPB. O presente estudo adere ao paradigma qualitativo de pesquisa, alinhando-se à perspectiva do professor como pesquisador, segundo Bortoni Ricardo (2008) e Minayo (2001), e esta pesquisa pretende problematizar, a partir da análise de três relatórios de estágio de uma graduanda em letras inglês (a própria professora-pesquisadora), que ensinar ultrapassa as fronteiras do que pode ser percebido na sala de aula. Para tanto, serão utilizados o aporte das Ciências do Trabalho, em especial o conceito de trabalho real (CLOT, 2007), como também da Ergonomia francesa, a saber, os elementos constitutivos do trabalho (AMIGUES, 2004) - prescrições, regras de ofício, coletivo e ferramentas – que podem nos dar indícios da complexidade no agir de uma professora estagiária. Para melhor demonstrar a parte invisível desse ofício, e dando visibilidade ao trabalho real, utilizaremos a analogia do iceberg (MEDRADO, 2017). Nosso recorte é constituído por quinze trechos extraídos de três relatórios de estágios produzidos nas escolas-campo de estágio, ou seja, no Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha, em 2019; na Escola Cidadã Integral Dom José Maria Pires, em 2022; e no Centro de Línguas Estrangeiras de João Pessoa, em 2022. A análise do trabalho real representado nos relatórios sinaliza que os impedimentos se constituem, principalmente, por questões relativas a prescrições como o tempo, o plano de aula e a deficiência visual, por exemplo, como também com a ferramenta-música. Para concluir, a realização desta pesquisa possibilitou a análise do trabalho real de uma professora estagiária a partir de um olhar distanciado, sinalizando a compreensão de que nem sempre o que o professor não consegue realizar é ligado à falta de conhecimento ou experiência: imprevistos são inerentes ao trabalho docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC correção banca feita na UFPB 07062023 reenvio 2024.pdf880,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons