Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3188
metadata.dc.type: TCC
Title: Contribuições da semântica para a sala de aula: uma proposta de atividades epilinguísticas
metadata.dc.creator: Mendonça, Carlos Henrique Peregrino Lopes de
metadata.dc.contributor.advisor1: Trindade, Mônica Mano
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir as possibilidades de inserção das práticas de Análise Linguística nas aulas de Língua Portuguesa voltadas à Educação Básica, a partir da proposta de elaboração de atividades pautadas em questões de natureza semântico-pragmática. Para tal, inicia-se com uma breve reflexão acerca do ensino da língua materna, no que concerne ao ensino de gramática, conceituando a Análise Linguística, propondo tal prática como ampliação aos tradicionais exercícios metalinguísticos. Em sequência, são propostas sugestões de atividades, elaboradas a partir dos enunciados presentes em diferentes gêneros textuais, como textos publicitários, humorísticos e carta do leitor, articulando os exemplos às teorias e concepções que funcionam como aporte teórico. Trata-se, então, de mostrar como questões da Semântica Lexical, especificamente a ambiguidade, e da Semântica Argumentativa, especialmente a noção de operadores argumentativos, permitem a elaboração de atividades reflexivas. Como considerações finais, sugere-se uma atenção especial, por parte dos professores, para a contribuição da área da Semântica ao ensino reflexivo da língua, uma vez que atividades epilinguísticas, tanto as de uso quanto as de reflexão, pressupõem que a compreensão da estrutura da língua e a compreensão textual se articule à compreensão do(s) significado(s).
Abstract: This monograph aims to discuss how to apply the practices of Linguistic Analysis to Portuguese language classes focused on basic education by developing of guided activities on issues of nature-semantic pragmatic. To this end, it starts with an overview about methods of teaching the mother tongue, regarding the teaching of grammar topics, by conceptualizing the Linguistic Analysis and proposing such a practice as a substitute to traditional meta-linguistic exercises. In the sequel, it presents some suggestions of activities, which are created from statements in different text types, such as advertising text, humorous and reader's letter, that act as theoretical support by linking the examples to the theories and concepts. Thus, it shown that questions of Lexical Semantic, underlining the ambiguity and of Arguing Semantic, underlining notion of argumentative operators allow the development of reflective activities. As final considerations, it suggested that teachers should have a special attention in the contribution from the field of Semantic reflective language teaching, since epilinguistic activity assumes that the understanding of the structure of language and the reading comprehension are connected to understanding of the meaning.
Keywords: Ensino de Língua Portuguesa
Reflexão
Semântica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3188
Issue Date: 14-Dec-2011
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CHPLM14122011.pdf395,59 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons