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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31893
Tipo: TCC
Título: Análise dos custos de produção como ferramenta de gestão em uma panificadora familiar de Bayeux-PB
Autor(es): Sá, Ana Karolina de Andrade
Primeiro Orientador: Leite, Maria Silene Alexandre
Resumo: O setor de panificação está entre os seis maiores segmentos da indústria no Brasil, representando 36% na produção industrial de alimentares, são mais de 70 mil padarias, das quais cerca de 95% são micro e pequenas empresas (MPE). Muitas dessas organizações não possuem planejamento, de forma que a falta de conhecimento e má gestão financeira são evidentes, impactando na saúde financeira do negócio. Frequentemente, as MPE apresentam problemas relacionados aos custos. Tendo como base que, o conhecimento e o detalhar minucioso dos custos é essencial para a sobrevivência, assim como lucratividade dos negócios, o presente estudo tem como objetivo mensurar os custos de produção de pães, apresentando destaque a discussão de seus respectivos impactos na formação do preço de venda. Nesse sentido, os custos foram mensurados a partir da utilização do método de custeio baseado em atividades (ABC). Para isso, o estudo foi desenvolvido em duas etapas, fundamentação teórica e estudo de caso, envolvendo a coleta e análise de dados. Como resultado do estudo, temos que, após a aplicação do método ABC, o maior custo indireto está atrelado ao processo produtivo de pão francês (R$2.588,06), seguido do custo do pão de massa branca (R$545,19) e por último o pão doce (R$414,82). O pão francês proporciona o maior lucro unitário (R$0,19), seguido do pão de massa branca (R$0,17) e o doce é o produto que traz o menor lucro (até R$0,13). Após a determinação dos custos e considerando a concorrência, foi determinada a formação de preço de venda.
Abstract: The bakery sector is among the six largest industry segments in Brazil, representing 36% of industrial food production, there are more than 70 thousand bakeries, of which around 95% are micro and small companies (MSE). Many of these organizations do not have planning, so the lack of knowledge and poor financial management are evident, impacting the financial health of the business. Often, MSEs present problems related to costs. Based on the fact that knowledge and detailed detailing of costs is essential for survival, as well as business profitability, this study aims to measure bread production costs, highlighting the discussion of their respective impacts on the formation of sale price. In this sense, costs were measured using the activity-based costing method (ABC). To achieve this, the study was developed in two stages, theoretical foundation and case study, involving data collection and analysis. As a result of the study, after applying the ABC method, the highest indirect cost is linked to the production process of French bread (R$2,588.06), followed by the cost of white dough bread (R$545.19) and by Lastly, the sweet bread (R$414.82). French bread provides the highest unit profit (R$0.19), followed by white dough bread (R$0.17) and sweets are the product that brings the lowest profit (up to R$0.13). After determining the costs and considering the competition, the sales price was determined.
Palavras-chave: gestão de custos
custeio ABC
panificadora
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia de Produção
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31893
Data do documento: 8-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Produção Mecânica

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