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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3194
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBezerra, Jéssica Tayrine Gomes de Melo-
dc.date.accessioned2017-12-13T12:14:37Z-
dc.date.available2011-07-08-
dc.date.available2017-12-13T12:14:37Z-
dc.date.issued2011-07-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3194-
dc.description.abstractThis work aims to provide a resource for teaching the fastest growing with the advancement of digital technologies: learning objects. Learning Objects are any digital resources that can be re-used to support learning. Therefore, we discuss the advantages and disadvantages in using these objects as an educational resource as well as the processes needed for its development and construction. We synthesized two important points: the repositories (storage locations of OA) and metadata (data about the objects). We will present as a result of the study the structure of a learning object (interactive animation) developed for the teaching of Experimental Psycholinguistics, more specifically the Garden -Path Theory, which postulates processing principles concerning ambiguous sentences based on the economy in terms of cost for working memory. The principle of sentence processing working in the object is Late Closure (or low attachment), which proposes that, in the face of ambiguous clauses, the syntactic processor (parser) is linked to the noun phrase currently being processed, or the nearest. In the learning object, the user is prompted to mount and read ambiguity relative clause (for mounting options are available), then must answer a question about what he read, trying to undo the ambiguity. Through this, we can observe in practice the performance of the Late Closure in Garden-Path Theory. We will also present the results of the evaluative questionnaire answered by students of the discipline Teoria Linguística II after they using the learning object to teach the Late Closure.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-13T12:14:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JTGMB08072011.pdf: 3066262 bytes, checksum: a06bdd7dce853d1c4034b71772d5cfda (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-13T12:14:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JTGMB08072011.pdf: 3066262 bytes, checksum: a06bdd7dce853d1c4034b71772d5cfda (MD5) Previous issue date: 2011-07-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLiteratura - Tragédiapt_BR
dc.subjectLiteratura - Carnavalizaçãopt_BR
dc.subjectHamletpt_BR
dc.subjectComédiapt_BR
dc.titleObjeto de aprendizagem para ensino de psicolingüística experimental: princípio da aposição localpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Leitão, Márcio Martins-
dc.description.resumoEsse trabalho tem como finalidade apresentar um dos recursos de ensino que mais crescem com o avanço das novas tecnologias digitais: os objetos de aprendizagem. Os Objetos de Aprendizagem (OAs) são recursos digitais que, podendo ser reutilizados, dão suporte à educação. Desse modo, discutimos as vantagens e desvantagens na utilização desses objetos como recurso pedagógico, assim como os processos necessários para seu desenvolvimento e construção. Sintetizaremos dois pontos importantes: os repositórios (locais de armazenamento dos OA) e os metadados (dados sobre os objetos). Apresentaremos como resultado da pesquisa a estrutura de um objeto de aprendizagem (animação interativa) desenvolvido para o ensino de Psicolinguística Experimental, mais especificamente sobre a Teoria do Labirinto, conhecida em inglês como Teoria do Garden-Path, em que são postulados princípios de processamento referentes a frases ambíguas com base na economia em termos de custo para memória de trabalho. O princípio de processamento sentencial trabalhado pelo objeto é o da aposição local (Late Closure ou aposição baixa), que propõe que, diante de orações ambíguas, o processador sintático (parser) faz ligação ao sintagma nominal correntemente sendo processado, ou mais próximo. No objeto, o usuário é levado a montar e ler uma oração relativa ambígua (opções são disponibilizadas para montagem); depois deverá responder uma questão sobre o que leu, buscando desfazer a ambiguidade. Através disso, será possível observar na prática a atuação do princípio da aposição local da teoria do labirinto. Apresentaremos também os resultados do questionário avaliativo respondido por alunos da disciplina Teoria Linguística II após o uso do objeto de aprendizagem para ensino do princípio da aposição local.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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