Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3194
Tipo: TCC
Título: Objeto de aprendizagem para ensino de psicolingüística experimental: princípio da aposição local
Autor(es): Bezerra, Jéssica Tayrine Gomes de Melo
Primeiro Orientador: Leitão, Márcio Martins
Resumo: Esse trabalho tem como finalidade apresentar um dos recursos de ensino que mais crescem com o avanço das novas tecnologias digitais: os objetos de aprendizagem. Os Objetos de Aprendizagem (OAs) são recursos digitais que, podendo ser reutilizados, dão suporte à educação. Desse modo, discutimos as vantagens e desvantagens na utilização desses objetos como recurso pedagógico, assim como os processos necessários para seu desenvolvimento e construção. Sintetizaremos dois pontos importantes: os repositórios (locais de armazenamento dos OA) e os metadados (dados sobre os objetos). Apresentaremos como resultado da pesquisa a estrutura de um objeto de aprendizagem (animação interativa) desenvolvido para o ensino de Psicolinguística Experimental, mais especificamente sobre a Teoria do Labirinto, conhecida em inglês como Teoria do Garden-Path, em que são postulados princípios de processamento referentes a frases ambíguas com base na economia em termos de custo para memória de trabalho. O princípio de processamento sentencial trabalhado pelo objeto é o da aposição local (Late Closure ou aposição baixa), que propõe que, diante de orações ambíguas, o processador sintático (parser) faz ligação ao sintagma nominal correntemente sendo processado, ou mais próximo. No objeto, o usuário é levado a montar e ler uma oração relativa ambígua (opções são disponibilizadas para montagem); depois deverá responder uma questão sobre o que leu, buscando desfazer a ambiguidade. Através disso, será possível observar na prática a atuação do princípio da aposição local da teoria do labirinto. Apresentaremos também os resultados do questionário avaliativo respondido por alunos da disciplina Teoria Linguística II após o uso do objeto de aprendizagem para ensino do princípio da aposição local.
Abstract: This work aims to provide a resource for teaching the fastest growing with the advancement of digital technologies: learning objects. Learning Objects are any digital resources that can be re-used to support learning. Therefore, we discuss the advantages and disadvantages in using these objects as an educational resource as well as the processes needed for its development and construction. We synthesized two important points: the repositories (storage locations of OA) and metadata (data about the objects). We will present as a result of the study the structure of a learning object (interactive animation) developed for the teaching of Experimental Psycholinguistics, more specifically the Garden -Path Theory, which postulates processing principles concerning ambiguous sentences based on the economy in terms of cost for working memory. The principle of sentence processing working in the object is Late Closure (or low attachment), which proposes that, in the face of ambiguous clauses, the syntactic processor (parser) is linked to the noun phrase currently being processed, or the nearest. In the learning object, the user is prompted to mount and read ambiguity relative clause (for mounting options are available), then must answer a question about what he read, trying to undo the ambiguity. Through this, we can observe in practice the performance of the Late Closure in Garden-Path Theory. We will also present the results of the evaluative questionnaire answered by students of the discipline Teoria Linguística II after they using the learning object to teach the Late Closure.
Palavras-chave: Literatura - Tragédia
Literatura - Carnavalização
Hamlet
Comédia
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3194
Data do documento: 8-Jul-2011
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JTGMB08072011.pdf2,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons