Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31952
Tipo: | TCC |
Título: | VIAGEM POR TRÊS PLATÔS: O QUE PODE A PSICOLOGIA NA ATENÇÃO BÁSICA? |
Autor(es): | SILVA, IURY RYAN MOURA |
Primeiro Orientador: | Clemente, Anselmo |
Resumo: | A Atenção Básica no Brasil possui um longo percurso histórico, apresentando (des)continuidades, avanços e retrocessos. A Psicologia, enquanto núcleo profissional, foi incorporada de forma tardia nesse nível de atenção. Inicialmente, indagamos quais são os condicionantes para uma atuação da Psicologia na Atenção Básica e quais seriam suas potencialidades e desafios atuais. Para responder a esses questionamentos, analisamos a inserção da Psicologia a partir de uma experiência de estágio em uma USF na cidade de João Pessoa, Paraíba. Este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, em formato de relato de experiência, que usou de diários de campo para registro e da metodologia cartográfica para análise dos dados. Neste percurso, cartografamos três platôs, constituídos a partir das contribuições da Esquizoanálise, Análise Institucional, Clínica Ampliada e Saúde Coletiva. A partir dos arranjos e dispositivos vivenciados nesta experiência, consideramos que é viável uma Psicologia na Atenção Básica. Contudo, vimos também que existem impasses. Isso porque, de modo geral, com o fim do NASF, a Psicologia passou a ocupar uma espécie de não-lugar institucional na Atenção Básica. Mesmo com o lançamento das chamadas equipes eMulti, enquanto essa política não está consolidada, ainda podemos notar os efeitos persistentes das reformas neoliberais, dificultando a realização de práticas de cuidado mais ampliadas, coletivas e de natureza interprofissional e intersetorial, em detrimento do fortalecimento das agendas individuais e de enfoque biomédico. Apostamos que uma Atenção Básica abrangente, integral e resolutiva depende do fortalecimento de equipes multiprofissionais de apoio a ESF, em que a Psicologia teria seu lugar garantido. |
Abstract: | The Primary Care in Brazil has a long history, showcasing (dis)continuities, advances and setbacks. Psychology, as a professional field, was incorporated late into this level of care. Initially, we ask what the conditions are for Psychology to work in Primary Care and what could be its current potential and challenges. To answer these questions, we analyzed the insertion of Psychology based on an internship experience at an USF in the city of João Pessoa, Paraíba. This work is a qualitative research, in the format of an experience report, which used field diaries for recording and cartographic methodology for data analysis. Along this path, we mapped three plateaus, constituted from the contributions of Schizoanalysis, Institutional Analysis, Expanded Clinic and Collective Health. Based on the arrangements and devices experienced in this experience, we consider that Psychology in Primary Care is viable. However, we also observed that there are impasses. That’s because, in general, with the end of the NASF, Psychology began to occupy a type of institutional non-place in Primary Care. Even with the launch of the so-called eMulti teams, while this policy is not consolidated, we can still notice the persistent effects of neoliberal reforms, making it difficult to carry out a health care that is broader, collective and of an interprofessional and 5 intersectoral nature, to the detriment of strengthening agendas individual and biomedical focus. We wager that a comprehensive, integral and resolute Primary Care depends on the strengthening of multidisciplinary teams of support to ESF, in which Psychology would have its place guaranteed. |
Palavras-chave: | Atenção Básica; Cartografia; Estratégia Saúde da Família; Psicologia; Sistema Único de Saúde. Primary Care; Cartography; Family Health Strategy; Psychology; Unified Health system. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicologia |
Tipo de Acesso: | Acesso restrito |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31952 |
Data do documento: | 2-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Versão final do TCC (corrigida).pdf | 1,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.